Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Artigos

7 aplicativos para manter o foco em suas metas de 2020

Selecionamos 7 aplicativos para manter o foco em seus objetivos e evitar distrações desnecessárias. São aplicativos para concentração, produtividade, organização e muito mais.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

2 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Não tem jeito. Todo início de ano nós elaboramos metas e objetivos para o ano que acaba de começar, porém os imprevistos, desafios e percalços deste grande jogo chamado Vida muitas vezes fazem com que percamos o foco nas metas estabelecidas no início do ano. Neste texto, apresentamos sete aplicativos para manter o foco em suas metas anuais, sejam elas ler mais, ter uma alimentação saudável ou gerir seus projetos. 

Trello – foco na gestão de projetos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Trello já é um aplicativo bastante conhecido e usado para o gerenciamento de projetos, mas caso você ainda não conheça as facilidades que ele proporciona para manter-se focado e ciente das etapas de uma atividade ou projeto, deveria dar uma chance para ele. 

A ferramenta possui alto grau de personalização, mas de maneira geral funciona com a separação de um projeto em quadros e dentro dos quadros cards configuráveis com as descrições das atividades, prazo para a conclusão, lista de prioridades, e até etiquetas para destacar os prazos e pontos importantes.

É possível criar vários quadros dentro de um projeto e arrastar um card de um quadro para o outro e assim ter uma visão ampla de todo o projeto. Como arrastar o card “relatório” do quadro “fazer” para o quadro ”finalizado”. O Trello está disponível para desktop, Android e IOS.     

Siempo – manter o foco ao usar o celular

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para você que sente que precisa diminuir o uso do smartphone para conseguir manter o foco no que realmente importa, o Siempo pode ser o que está procurando. Ele bloqueia as redes sociais e a loja de aplicativos do seu smartphone. Mas caso ache a solução muito radical, o bloqueio que pode ser configurável por períodos. 

Mantenha o foco, ao ligar ou desbloquear o aparelho, pois é necessário informar qual a aplicação que irá usar e digitar uma senha para que ele direcione o usuário para a aplicação. Aplicativos úteis para o dia a dia continuam disponíveis, como bloco de notas, mapas e gerenciadores de tarefas, inclusive em uma localização mais fácil dentro do celular. Caso tenha muita dificuldade em manter o foco ao usar o celular, o app pode ser uma boa alternativa. Disponível para Android.

Focus To-Do – foco através da técnica Pomodoro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O método Pomodoro é bastante conhecido para quem busca concentração total durante períodos curtos de tempo, em média 25 minutos, intercalados com intervalos de 5 minutos. Criado na Itália, o método é eficiente por garantir nível alto de concentração sem distrações, desde que feito corretamente. 

Para auxiliar na administração do tempo de dedicação exclusiva a uma tarefa e no tempo exato de descanso ao usar a técnica, o aplicativo Focus Booster é excelente. O Focus Booster apresenta lista de tarefas e gráficos de uso dos cronômetros de acordo com as tarefas em execução ou finalizadas, além de permitir a configuração dos tempos de intervalo e de trabalho. Disponível para Android e IOS

Brain.fm – música para manter o foco

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quem nunca sentiu que o foco e a concentração melhoraram ao dar play em um disco ou playlist específica? A proposta do Brain.FM é justamente oferecer a playlist exata para aumentar a concentração na tarefa que está desempenhando. 

A app é um streaming de música que usa de inteligência artificial para compor músicas e adicioná-las a playlists que irão ajudá-lo desde a manter-se focado e aumentar a produtividade aos momento de meditação e até para facilitar na hora de dormir. São playlists temáticas para momentos específicos, como produtividade, meditação e descanso, além de sons da natureza e que remetem a sensações e aumentam a concentração. Disponível para Android

Tecnonutri – manter o foco na alimentação saudável

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A meta para 2020 é buscar mais qualidade de vida e saúde através da alimentação? Caso seja, o app Tecnonutri é uma bela ferramenta. O Aplicativo ajuda o usuário a chegar no peso ideal de acordo com sua idade e altura, além de possuir lembretes muito úteis como beber água. O Tecnonutri também possui espaço para registrar toda a alimentação do dia e a contagem de calorias das refeições. 

Caso esteja em dúvidas sobre quais alimentos comer para manter a dieta, no Tecnutri existe um banco de alimentos com as informações nutricionais de cada um deles e dicas online de nutricionistas. Lembrando que o aparelho não substitui a orientação periódica de um médico, mas auxilia como ferramenta para o dia a dia. Disponível para Android

Minha leitura – para manter o foco na leitura

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com dificuldade para organizar suas leituras de estudo ou lazer? Para quem lê muito a trabalho ou por lazer, fica mais fácil não perder-se nas páginas dos livros com o aplicativo Minha Leitura. Com ele até a falta de tempo para ler deixa de ser uma desculpa, pois o aplicativo ajuda o usuário a programa-se para ler uma quantidade específica de páginas por dia. 

Para gerenciar melhor os conteúdos que está lendo, é possível criar notas sobre páginas e até notificações sobre horários para ler. O aplicativo possibilita ter controle total dos dados e estatísticas de quantos livros lidos por mês ou ao ano, basta inserir os livros que está lendo e começar a informar sobre o seu progresso na leitura. O Minha Leitura é ideal para quem quer criar o hábito de ler, programar-se para ler mais de um livro simultaneamente ou conhecer seus hábitos de leitor. Disponível para Android

Google Keep – mantenha o foco anotando suas ideias

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Google Keep é um aplicativo de notas e listas e a primeira vista não parece ser nada demais. Porém, é justamente o visual simples e intuitivo do aplicativo um de seus pontos fortes. O app funciona muito bem para anotações pontuais e para ideias que não escolhem hora para surgir. Mas também possibilita criar listas e ir configurando os tópicos no decorrer do desenvolvimento das ações, marcar tópicos como feitos, ou transformá-lo em subtópicos. 

Outra vantagem do aplicativo é estar dentro da ecossistema Google e suas múltiplas plataformas que possibilitam consultar suas anotações no computador, celular e tablet e vincular os lembretes e anotações ao Gmail. O Keep ainda possui a função alarme para enviar notificações sobre lembretes com prazos específicos, fixar lembretes no topo da página para que sejam sempre visualizados e configurar as cores de cada nota para melhor personalização.


Uma das suas metas para 2020 é trocar de celular? Então confira nossas promoções de smartphone. Os melhores modelos podem ficar ainda mais baratos usando o cupom Americanas