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Promobit

Critérios da Moderação do Promobit

O Promobit é uma comunidade onde os próprios membros, usuários da plataforma, compartilham ofertas que encontram na internet. 

A equipe de Moderação do Promobit verifica todo o conteúdo enviado para a comunidade, a fim de garantir que apenas lojas seguras e promoções reais, de boa qualidade, sejam aprovadas.

Nessa página você poderá entender como funciona as avaliações de ofertas do Promobit e os critérios utilizados pela Moderação.

Como a Moderação verifica as ofertas?

A Moderação utiliza diversos critérios para definir o que é e o que não é aprovado para a comunidade. Toda e qualquer oferta, sem exceção, é submetida aos mesmos critérios após ser compartilhada por usuários.

Como funciona o processo de verificação?

1. Usuário encontra a promoção na internet 

2. Usuário compartilha promoção no Promobit 

3. Moderação recebe a promoção 

4. Moderação avalia a promoção usando critérios pré-definidos

5. Moderação decide se oferta será aprovada ou não e o porquê

6. Moderação envia uma mensagem ao Usuário informando se a oferta foi aprovada ou não

Seja a oferta aprovada ou reprovada, o membro (usuário) que compartilhou aquela oferta recebe uma mensagem da Moderação, seja parabenizando pela aprovação da oferta ou explicando o porquê da oferta não ter sido aprovada.

Caso não concorde com a decisão da oferta, qualquer membro pode responder à mensagem de recusa, solicitando que sua oferta seja reavaliada e explicando o motivo de achar que a oferta deveria ser aprovada.

A partir dessa resposta, a Moderação reavalia a oferta, podendo voltar atrás da decisão inicial ou explicar melhor o motivo de não poder aprová-la.

Agora que o processo foi explicado, falaremos de cada um dos critérios utilizados:

Avaliação de confiabilidade

O critério de avaliação de confiabilidade define se uma loja ou vendedor é considerada confiável e se suas ofertas serão ou não exibidas no Promobit.

Assim que um e-commerce (loja) ou um vendedor aparece no Promobit pela primeira vez, ele é submetido a uma avaliação de confiabilidade. Nesse processo ele deve cumprir alguns critérios de segurança e qualidade para ser aprovado na plataforma.

Avaliação de confiabilidade de lojas

A loja é submetida a uma avaliação e deve atingir uma pontuação mínima, cumprindo critérios de confiabilidade.

Atingida a pontuação, que é de uso interno do Promobit, a loja é aprovada e suas ofertas podem ser avaliadas.

Caso não seja atingida a pontuação, promoções da loja não são aceitas até que ela seja avaliada novamente.

Para saber mais sobre a avaliação de lojas, acesse a página de Compra Segura no Promobit.

Avaliação de confiabilidade de vendedores de marketplace

O vendedor é submetido a uma avaliação e deve atingir uma pontuação mínima, cumprindo critérios de confiabilidade.

Atingida a pontuação, que é de uso interno do Promobit, o vendedor é aprovado e suas ofertas podem ser avaliadas.

Caso não seja atingida a pontuação, promoções do vendedor não são aceitas até que ele seja avaliado novamente.

Para saber mais sobre a avaliação de vendedores de marketplace, acesse a página de Compra Segura no Promobit.

Filtro de Phishing, Scam e outros golpes

O Promobit também tem um filtro para sites falsos, que enganam o consumidor para aplicar golpes ou roubar dados.

A Moderação identifica qualquer site que possa aplicar golpes e prontamente bloqueia estes domínios, oferecendo um ambiente seguro à comunidade.

Avaliação de preço

Após avaliada a loja, a Moderação avalia o preço do produto ou da promoção.

Os critérios a seguir são aplicados para definir se um preço é de fato promocional quando comparado ao histórico de promoções recentes de cada produto individualmente.

Comparação com histórico de promoções do Promobit

A oferta é comparada com ofertas do(s) mesmo(s) produto(s), aprovadas anteriormente no Promobit. Para que seja aprovada, as condições a seguir devem ser cumpridas:

- O preço do produto está na mesma média ou abaixo dos últimos preços;

- Apesar de estar um pouco acima da média, o valor não é 10% maior e a oferta possui diferencial de parcelamento;

- Apesar de estar um pouco acima da média recente, há diferencial de frete grátis para todo o Brasil na oferta;

- Não há registro de preço inferior que não possuísse restrições (cartões de lojas, oferta para usuários selecionados ou para primeira compra).

Ofertas de um período máximo de 3 meses são consideradas na comparação.

Comparação com histórico recente de comparadores de preço

Caso não haja no Promobit ofertas do(s) mesmo(s) produto(s) aprovadas anteriormente ou em um período de 3 meses, a Moderação utiliza comparadores de preço para verificar se o valor é promocional.

Para que seja aprovada, as condições a seguir devem ser cumpridas:

- O valor deve estar abaixo da média registrada por comparadores de preços;

- Não há registro de preço inferior em comparadores de preço em lojas confiáveis.

Preços de um período máximo de 6 meses são considerados na comparação.

Comparação com preços disponíveis no Google Shopping

Após verificar o preço comparando-o com o histórico recente do Promobit e de comparadores de preço, a Moderação utiliza o Google Shopping.

O Google Shopping é usado para saber se não há ofertas do mesmo produto mais baratas em outras lojas confiáveis.

Caso haja preços mais baixos em outras lojas, o link original da oferta pode ser atualizado para o de menor preço. Caso sejam muitos os preços menores, a oferta pode ser rejeitada.

O Google Shopping também é usado caso não exista qualquer histórico de preços de um produto na internet. Se não houver comprovação de ser uma promoção e a Moderação não encontrar outros preços no Google Shopping, a oferta não poderá ser aceita.

Comparação com preços anteriores no histórico interno da loja

Algumas lojas disponibilizam seu histórico interno para que compradores verifiquem quanto o produto já custou na mesma loja.

Caso não haja histórico de preços em outras fontes, esse histórico interno pode ser utilizado em último caso para aprovar ou reprovar ofertas.

Recorrência de preços

Preços recorrentes (que se repetem muito) não são considerados promocionais. Ao avaliar uma oferta, a Moderação verifica:

1. Se o mesmo preço é cobrado pelo mesmo produto em outras lojas;

2. Se o preço é sempre o mesmo em uma loja específica.

Se positivo, o conteúdo compartilhado não pode ser aprovado, por não ser considerado promoção.

Este critério também é usado para identificar produtos ou serviços que sempre foram gratuitos e que são compartilhados no Promobit como uma promoção. Estes não são aceitos.

Ofertas com cashback com 30% de alta

Para proteger a comunidade de preços inflados, o Promobit estabeleceu que ofertas que ofereçam cashback ao comprador, independentemente do valor, não podem apresentar alta de mais de 30% em comparação a ofertas anteriores do mesmo produto.

Caso o preço efetivamente pago pelo comprador seja 30% maior que os valores anteriormente praticados, a oferta é rejeitada, pois é identificado valor inflado pela loja.

Avaliação de duplicidade

A avaliação de duplicidade visa evitar a repetição de conteúdo no Promobit. Após verificar a segurança e preço, a Moderação confere se não há uma oferta igual já ativa na plataforma.

Promoções idênticas não são aceitas, portanto sempre recomendamos que cada membro pesquise no Promobit antes de compartilhar uma oferta.

Ofertas diferentes de um mesmo produto com cores diferentes também não são aceitas (ex: tênis X preto e tênis X vermelho), pois, via de regra, não há diferença na precificação destes produtos.

Caso haja diferenças consideráveis entre duas ou mais ofertas, como benefícios exclusivos para algum tipo de assinatura, frete grátis para todo o Brasil ou até parcelamento, elas poderão ser exibidas na plataforma ao mesmo tempo, mesmo sendo do mesmo produto.

Validação de conteúdo

Os critérios a seguir definem se há validade na oferta compartilhada e nas informações contidas nela, ou seja, se há coerência entre o que é exibido na oferta e as informações disponíveis na loja.

Estes critérios servem para garantir que outros membros da comunidade conseguirão aproveitar a promoção e que tal promoção de fato existe.

Validação de cupom

A Moderação verifica o cupom, aplicando-o ao produto ou à promoção compartilhada pelo membro, para se certificar de que:

1. O cupom funciona;

2. O cupom dá o desconto certo;

3. Outras pessoas podem utilizar o cupom sem problemas.

Caso exista alguma restrição para uso do cupom, a informação é disponibilizada nas instruções adicionais da oferta.

Caso um dos três itens não seja validado, a oferta pode ser rejeitada. Nesse caso, o autor da oferta recebe uma mensagem pedindo mais informações do cupom, como regras de utilização ou o link por onde ele foi divulgado.

Validação de preço

A Moderação verifica o preço da oferta, não apenas garantindo que seja um valor realmente promocional, mas também que:

1. O valor seja de fato válido;

2. Outros compradores podem chegar no mesmo preço.

Caso exista alguma restrição para chegar no valor informado, a informação é disponibilizada nas instruções adicionais da oferta.

Caso um dos dois itens não seja validado, a oferta pode ser rejeitada. Neste caso, o autor da oferta recebe uma mensagem pedindo informações ou instruções que ajudem a Moderação e outros compradores a chegar no preço.

Validação de promoção

A Moderação também verifica promoções que não sejam de produtos, como descontos para toda a loja ou algum benefício a compradores. Nesse caso:

1. A promoção deve existir e ainda estar vigente;

2. A promoção deve ser válida para outros compradores;

3. Deve ser possível entender a promoção e avaliá-la;

4. Possíveis restrições devem ser informadas.

Caso um dos quatro itens não seja validado, a oferta pode ser rejeitada. Neste caso, o autor da oferta recebe uma mensagem pedindo mais informações sobre a promoção compartilhada ou que compartilhe uma nova oferta.

Validação de link

Todos os links compartilhados na forma de oferta são verificados pela Moderação, sejam ou não de lojas confiáveis.

Caso o link da promoção dê erro, não funcione, ou não direcione ao produto correto, a oferta pode ser rejeitada.

Nesse caso, o autor da oferta recebe uma mensagem pedindo que envie o link correto, para que seja possível avaliar a promoção.

Validação de disponibilidade

Todos os produtos em oferta devem ter disponibilidade de estoque. Assim a Moderação garante que a comunidade poderá aproveitar a promoção.

Ofertas de produtos que estejam esgotados ou que não possam ser entregues pela loja não são aprovadas no Promobit.

Caso o estoque seja reabastecido, a oferta pode ser reavaliada.

Regras do Promobit

Os critérios a seguir foram criados a partir de regras presentes nos Termos de Uso ou Diretrizes do Promobit e se aplicam a ofertas, lojas ou usuários que descumpram estas regras de alguma forma, inviabilizando sua aprovação.

Termos de Uso do Promobit

Ofertas que violem os Termos de Uso do Promobit não podem ser aprovadas. Dentre as mais comuns, que são bloqueadas por este critério, estão:

- Oferta, cupom ou link que vise ganhos diretos ou indiretos para o usuário ou pessoas próximas a ele;

- Oferta com links encurtados;

- Oferta compartilhada por funcionário da loja, sem permissão do Promobit.

Caso sua oferta viole os Termos de Uso da plataforma, o autor recebe uma mensagem para evitar que se repita. 

Diretrizes do Promobit

Ofertas que violem as Diretrizes da Comunidade não podem ser aprovadas. Dentre as mais comuns que são bloqueadas por este critério estão:

1. Oferta com links encurtados;

2. Oferta com links, menções ou benefícios provenientes de concorrentes.

Caso sua oferta viole as Diretrizes da plataforma, o autor recebe uma mensagem para evitar que se repita. 

Conteúdo não aceito na plataforma

Alguns tipos de conteúdo não são aceitos na plataforma. A fim de evitar problemas legais, desinformação e discussões improdutivas, a Moderação opta por bloquear qualquer oferta que contenha:

- Conteúdo político;

- Conteúdo religioso;

- Medicamentos que exijam prescrição médica;

- Conteúdo adulto;

- Conteúdo portográfico;

- Armas de fogo;

- Links de consultoria em lojas de cosméticos.

Caso sua oferta contenha algum tipo de conteúdo que não seja aceito, o autor recebe uma mensagem para saber o porquê de sua oferta não poder ser aceita. 

Produtos usados, reembalados ou recondicionados

No Promobit, apenas ofertas de produtos novos são aceitas.

Caso uma oferta de produto usado, recondicionado, reembalado ou seminovo seja compartilhada, ela não é aceita. O autor será então comunicado sobre esse critério.

Não é uma promoção

Se o link enviado não estiver atrelado ou não levar a nenhuma promoção, a oferta não pode ser aprovada. Dentre os mais comuns que são bloqueados por este critério estão:

- Links de artigos ou blogs;

- Links que levem a sites que não sejam lojas;

- Links que não tenham relação com produtos ou promoções.

Caso sua oferta contenha algum link que não se enquadre como promoção, o autor recebe uma mensagem para saber o porquê de sua oferta não poder ser aceita. 

Categorias internacionais aceitas

A operação de ofertas internacionais no Promobit ainda é limitada, o que significa que poucas lojas são aceitas e apenas produtos de categorias específicas são avaliados.

Atualmente, apenas produtos da categoria Eletrônicos e Eletroportáteis, que sejam vendidos em lojas internacionais aceitas no Promobit, são aprovados na plataforma.

Critérios criados por feedback da comunidade

Os critérios a seguir foram criados após críticas ou sugestões da comunidade, visando melhorar a qualidade do conteúdo oferecido na plataforma. O não cumprimento destes critérios inviabiliza a aprovação de ofertas aplicáveis.

Comunidade: eBooks da Amazon - menos de 12 avaliações

Para manter um padrão de qualidade, controle sobre as ofertas e evitar autopromoção com eBooks compartilhados na plataforma, foi estabelecido que qualquer obra deve ter ao menos 12 avaliações na Amazon Brasil para ser aprovado.

Caso não possua 12 avaliações, o eBook não poderá ser aprovado, independente do tema ou autor da obra.

O critério não se aplica a eBooks que tenham edição física ou a livros.

Comunidade: Smartphone com preço de lançamento / pré-venda

Ofertas de smartphones recém lançados ou em pré-venda devem cumprir os seguintes critérios:

1. Ter preço no mínimo 20% menor ao valor de lançamento anunciado pela fabricante;

2. Já ter sido lançado há pelo menos um mês, caso não atinja os 20% de desconto.

Tal critério visa manter um padrão de qualidade e controle sobre as ofertas e só é aplicado a smartphones Android, uma vez que produtos do tipo normalmente apresentam queda de preço de 20% ainda no primeiro mês.

Comunidade: ofertas de APP Android

Ofertas de aplicativos da Play Store, do Google, devem cumprir os seguintes critérios:

1. Ter no mínimo 1.000 avaliações;

2. Ter atingido a marca de 10.000 downloads;

3. Possuir nota superior a 3,8.

Tal critério visa manter um padrão de qualidade e controle sobre as ofertas de APPs para Android, principalmente os gratuitos.

Comunidade: ofertas de loja física sem fontes

Ofertas exclusivas para lojas físicas, seja para compra local ou apenas retirada, devem apresentar provas de que a promoção existe.

Provas podem ser fotos do local, que mostrem a promoção, bem como informações sobre a oferta divulgadas pela loja.

Comunidade: cartão de loja com pouca adesão

Ofertas que sejam exclusivas para clientes que possuem o cartão da loja são aprovadas conforme a adesão do mesmo. 

A adesão de um cartão é avaliada considerando a quantidade de promoções do tipo e os incentivos da loja para que novos clientes façam o cartão.

Ofertas exclusivas para clientes que possuam cartão com pouca adesão não são aprovadas.

Comunidade: produtos em pré-venda

Para que ofertas de produtos em pré-venda sejam aprovadas é necessário que o lançamento previsto do produto seja em dois meses ou menos.

Tal critério visa manter um padrão de qualidade e controle sobre as ofertas de produtos em pré-venda, evitando que sejam anunciados produtos cuja data de lançamento sequer foi definida ou que esteja muito longe, podendo ser adiada.

Comunidade: ofertas Game Pass / EA Access

Jogos disponibilizados através das assinaturas Xbox Game Pass e EA Access estão atrelados ao catálogo do serviço, não pertencendo a assinantes.

Por tal motivo, ofertas de jogos cuja gratuidade esteja atrelada a esses serviços não são aprovadas.

Comunidade: cursos pagos

Para que ofertas de cursos pagos sejam aceitas, os seguintes critérios devem ser cumpridos:

- O curso deve ter mais de 1.000 alunos inscritos;

- O curso deve ter no mínimo 100 avaliações;

- O curso deve possuir nota superior a 4,0.

Tal critério visa manter um padrão de qualidade e controle sobre as ofertas de cursos compartilhados na plataforma.

Comunidade: eletrônicos não homologados

Ofertas de eletrônicos que não possuam número de série, modelo ou não tenham sido homologados por órgãos competentes não são aceitas na plataforma.

Essa é uma forma do Promobit evitar que produtos piratas, réplicas ou imitações sejam divulgados em sua plataforma.

Comunidade: celular atrelado a plano

Promoções de smartphones que estejam atreladas à adesão a planos de operadoras não são aceitas, uma vez que o preço efetivamente pago pelo consumidor não é o mesmo divulgado na plataforma.

Ofertas de aparelhos que tenham algum software de operadora ou acompanhem chip da mesma, mas não exijam adesão a qualquer plano são avaliadas normalmente. 

Comunidade: loja com recepção negativa

Embora realize avaliação de confiabilidade de todas as lojas presentes na plataforma, o Promobit também considera a recepção da comunidade sobre todas as lojas atualmente aceitas.

Caso a recepção sobre uma loja seja muito negativa, ela pode ser reavaliada, contatada e até suspensa da plataforma, dependendo de cada caso e da seriedade.

Comunidade: sites de download de software

Ofertas que ofereçam download de software apenas são aceitas caso a desenvolvedora ou distribuidor oficial seja quem está oferecendo o produto ou serviço;

Essa é uma forma do Promobit evitar que produtos piratas, imitações e até arquivos que contenham vírus sejam divulgados em sua plataforma.

Comunidade: eBooks do Kindle Unlimited

EBooks disponibilizados através da assinatura Kindle Unlimited estão atrelados ao catálogo do serviço, não pertencendo a assinantes e saindo de sua conta após expirada a assinatura.

Por tal motivo, ofertas de eBooks cuja gratuidade esteja atrelada ao serviço Kindle Unlimited não são aprovadas.

Comunidade: frete grátis em toda a loja

Ofertas que apenas anunciem frete grátis em toda a loja não são aprovadas no Promobit, devido a feedback negativo constante da comunidade.

Caso tenha um produto, cupom ou desconto atrelado à oferta, ela pode ser aprovada, mas se o único benefício for frete grátis, a oferta não é aceita.

Comunidade: ofertas para captura de lead

Devido a feedback negativo constante da comunidade, ofertas que levem a páginas que exijam cadastro para obter produtos grátis, principalmente eBooks, não são aprovadas.

Essas páginas visam captura de leads (e-mails ou outros dados pessoais) e poderiam oferecer os produtos sem exigir cadastro.

Comunidade: Live, PSN e Nintendo eShop de outros países

Ofertas de jogos digitais que sejam vendidos em versões de outros países da Microsoft Store, PlayStation Store ou Nintendo eShop não são aceitas no Promobit por três motivos:

1. Evitar que a Moderação seja sobrecarregada com ofertas de vários países;

2. Evitar que o histórico dos produtos fique manchado com ofertas de vários países;

3. Evitar que a complexidade de ofertas e do histórico confunda membros mais leigos.

A comunidade foi consultada sobre o assunto anteriormente o optou por receber apenas ofertas de jogos digitais da loja brasileira, assim definindo o critério citado acima.

Quando uma oferta é removida do Promobit?

Além de serem submetidas aos critérios da Moderação, qualquer oferta também pode ser avaliada pela comunidade do Promobit, mesmo depois de aprovada.

Ofertas que não sejam bem recebidas pelos membros da comunidade podem ser encerradas ou até removidas, dependendo de cada caso.

Os casos mais comuns que fazem uma oferta ser removida são: 

- Produto muito caro em oferta;

- Produto ultrapassado em oferta;

- Oferta com divergências na loja;

- Oferta aprovada por engano.

Além dos comentários, a comunidade pode utilizar a ferramenta Reportar para sinalizar à Moderação que uma oferta não deveria estar ativa no Promobit.

Status de ofertas

Ofertas aprovadas no Promobit possuem diferentes status, dependendo de quão baixo é o preço, da disponibilidade do produto e outros fatores.

Aprovada

Ofertas aprovadas são aquelas que cumpriram os critérios de Moderação e não se enquadram em nenhum critério de bloqueio. 

A maioria das ofertas ativas no Promobit levam o status de Aprovada.

TOP Oferta

Quando uma oferta cumpre os critérios de Moderação e possui o menor preço histórico de um produto específico, ela recebe o status de TOP Oferta.

Toda TOP Oferta leva um destaque, presente no canto do card de oferta, e pode ser visualizada também na seção de TOP Ofertas do Promobit.

Restrita

Ofertas Restritas não aparecem na página principal do Promobit, ficando limitadas às seções de categoria e de lojas.

Uma oferta pode receber o status de restrita quando:

- A numeração ou tamanhos disponíveis sejam limitados;

- Haja repetição acima do normal de ofertas do produto no Promobit;

- Um mesmo usuário esteja compartilhando apenas ofertas de uma loja;

- Ofertas de produtos com pouco apelo da comunidade estejam sendo compartilhadas em sequência.

Eterna

Ofertas eternas não expiram, permanecendo sempre no Promobit.

Recebem esse status produtos que uma vez já foram pagos e tornaram-se gratuitos.

Destaque

Recebem destaque ofertas que sejam bem recebidas pela comunidade e possuam bom engajamento. Dados como número de curtidas, qualidade do preço, visualizações e quantidade de comentários são levados em conta para definir que uma oferta deve virar um Destaque.