ADMIN

Recuperação judicial e ofertas da Saraiva

28 de Novembro de 2018 ás 16:38
Bate-papo
10
23

Atualização

Após diversas verificações, o Promobit permitiu o retorno da Livraria Saraiva à plataforma. Os comentários em ofertas da loja serão monitorados para nos certificar de que os problemas antigos foram resolvidos eque a loja está atendendo bem os clientes.

Mais detalhes sobre o retorno e os canais de contato da loja podem ser encontrados aqui: https://www.promobit.com.br/forum/livraria-saraiva-retornando-ao-promobit-2739

Atualização

Nossa verificação chegou a uma conclusão. O Promobit não recebeu uma resposta da empresa e, considerando todo o feedback da comunidade, decidimos suspender temporariamente as ofertas da Livraria Saraiva da plataforma.

Mais detalhes podem ser encontrados neste outro tópico: https://www.promobit.com.br/forum/livraria-saraiva-esta-temporariamente-suspensa-do-promobit-2183

Tópico original

Olá Pessoal!

Muitos já devem saber o que está acontecendo, mas mesmo assim gostaríamos de passar as informações de maneira oficial, do Promobit para a comunidade, sobre a situação atual da Livraria Saraiva.

A Livraria Saraiva entrou com pedido de recuperação judicial na última sexta-feira (23), apresentando um plano de recuperação para se reerguer. O pedido foi aprovado pela Justiça.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/...cial.shtml

Primeiro, é importante responder algumas dúvidas sobre o caso, para que não haja desinformação.

A Saraiva faliu?

Não. A recuperação judicial é um meio da empresa evitar a falência, pagando suas dívidas (as da Livraria somam mais de R$ 675 milhões), funcionários e credores, e recuperando a saúde financeira.

As lojas da Saraiva vão fechar?

Talvez. A Livraria fechou 20 lojas no final de outubro e mesmo que suas operações continuem normalmente durante seu processo de recuperação, mais lojas podem fechar. No entanto, a empresa continuará existindo (e provavelmente seu ecommerce também) até que ela de fato declare falência.

Fonte: https://cultura.estadao.com.br...lojas/

Todos os pedidos na Saraiva serão cancelados?

Não. Em tese, a loja continuará operando normalmente, vendendo produtos através das lojas físicas e virtual.

No entanto, é preciso ter atenção dobrada com as compras, uma vez que muitos clientes vêm relatando problemas com a Saraiva.

Os problemas com compras na Saraiva

Este é o ponto principal do tópico. Temos visto muitos membros do Promobit criticando as condições atuais da loja virtual da Saraiva e como tudo está sendo gerido. Estamos absorvendo todos os feedbacks, tanto negativos quanto positivos, e já estamos tomando providências.

Dentre os principais problemas estão reclamações referentes a pagamentos não reconhecidos, pedidos que não aparecem no sistema e entregas que demoram muito ou não são realizadas.

Primeiro, não podemos simplesmente banir uma loja do Promobit. Da mesma forma que fazemos uma análise para lojas entrarem aqui, fazemos análises para que as lojas saiam. Entramos em contato com a Saraiva para saber o que está ocasionando tais problemas e o que eles farão para resolver a situação.

Para evitar que alguém "caia de paraquedas" em uma oferta da loja e compre sem saber o que está acontecendo, decidimos exibir um comentário fixo do Gênio do Promobit, da mesma forma que acontece com as ofertas do AME. Será através dele que nos comunicaremos com a comunidade assim que houver alguma evolução no contato com a Saraiva.

Se você fez uma compra recente na loja, seja física ou online, positivo ou negativo, deixe um comentário neste tópico comentando sobre. A ideia é centralizarmos as experiências de compra aqui para que possamos encontrar soluções para problemas e acompanhar o pós-venda da loja.

Caso tenha dúvidas, sinta-se livre para publicá-las aqui também!

@vinicius_pontes

Muito bom, Rafinho! Sugiro apenas dar algum tipo de destaque a esse tópico, talvez até um atalho em alguma outra seção do site (se já foi feito, não vi). Mas a mensagem em cada oferta já ajuda bastante. Vlw!

responder
Reportar
@vinicius_pontes

vinicius_pontes Deixo tb o link pra esse tópico que tem um link com mais (?) informações: https://www.promobit.com.br/fo...ernas-2094

responder
Reportar
@renan_143835

Comprei o jogo AC Odyssey para PS4 na Saraiva. O pagamento foi confirmado no dia 13/11 e até agora nada! A previsão de entrega era até hoje. Para piorar as coisas, desde ontem não é possível nem mais acessar a área de "meus pedidos" e nem "minha conta" no site da Saraiva. Tudo fora do ar! Decepção total.

responder
Reportar
@fabrsim

Muito bom o artigo. Às vezes as pessoas saem falando coisas sem saber ao certo a situação. Espero que quem comprou na Saraiva, receba os produtos, porque eu quase comprei várias coisas! Só faltou coragem de passar o cartão, rs

responder
Reportar
@carlos_259576

Tem 2 semanas que comprei umas coisas, mas até agora nem postadas foram. Fiquei mais de 2 horas no chat pra iniciar o atendimento, só enrolaram e pediram 1 semana pra analisar a situação e retornar.

Outra coisa é que a área de pedidos no site sumiu e não mostra os pedidos que fiz... nunca vi uma loja esconder de propósito as compras que vc faz.

responder
Reportar
@rihsc

Eu comprei 3 carregadores lá, desde 22/11 o pagamento está como aprovado.

O prazo para entrega é até dia 07/12.

To na espera, vamos ver.

responder
Reportar
@italo_salgado

Pedido feito dia 23/11 (ok, sei que foi a black fraude) e nada de faturarem o produto, só consta como pagamento recebido. Amigos meus que compraram em outros sites, inclusive já recebem amanhã o produto. Se a loja não esta dando conta, ao menos se de ao respeito (e respeite os compradores) e pare de vender, pq ta feio o negocio... Eu vou esperar, pediram o prazo até o dia 12/12... Preciso de paciência até lá rsrs

Por sinal, muito obrigado pelo artigo, torou todas as minhas dúvidas.

responder
Reportar

Queria saber como vai ficar a questão dos e-books se eles chegarem a falir. No meu caso que não tenho Lev acesso o e-book pelo site deles.

responder
Reportar
@caiormf

Ótima informação. Preciso cautela e atenção. Recentemente a editora Abril também entrou com pedido análogo na Justiça Comum, e houve demissão de funcionários e o encerramento de diversas revistas da editora.
Em tese, repito "em tese", quando um empresa entra com pedido de recuperação judicial ou já passa por um processo de recuperação extrajudicial, demonstra boa-fé e desejo de negociar suas dívidas juntos aos credores, conforme previsão na lei de falências.
Acredito que comprar produtos com preços "baixos", não vejo problema... Mas sempre é bom caultela e pesquisar nos sites de defesa do consumidor.... ou no próprio google.

responder
Reportar
@aimwill

responder
Reportar
@bernardo_lacerda_607076

Acrescentando meus 5 centavos, quem comprou com a Saraiva antes do deferimento da Recuperação Judicial, está em uma situação mais complicada. Essas dívidas anteriores serão pagas na forma do chamado Plano de Recuperação Judicial, que a empresa precisa apresentar em até 60 dias. Trabalho com RJ e os planos sempre prevêem um "deságio", que significa que as dívidas são pagas com descontos que chegam a até 90%. Ou seja, todos nós corremos o risco de ter perdido uma parcela significativa do valor de nossas compras, pois eles não devem ressarcir o valor integral.

Além disso, todas as execuções contra a empresa estão suspensas por 90 dias. O que significa isso? Não adianta entrar com ação cobrando entrega do produto ou devolução do valor, pois a ação vai ficar parada por 90 dias. E mesmo assim, sendo compras efetuadas antes da RJ, conforme falei acima dependerá dos termos do Plano de Recuperação.

Como o meu produto foi comprado no cartão de crédito e estava no andamento que dependia de disponibilidade no fornecedor, e a Saraiva nãoe stá pagando os fornecedores, tenho certeza que não terei o produto. Consegui o cancelamento e espero que façam o estorno no cartão. Independente disso, já abri uma disputa no meu cartão de crédito e devo receber o crédito em confiança. Aí a Saraiva que se entenda com o cartão depois, minha parte eu já fiz.

Se alguém tiver dúvida e eu puder ajudar, é só me falar.

responder
Reportar
@italo_salgado

bernardo_lacerda_607076 Exatamente, depois do meu comentário por aqui, entrei contato com a loja para entender o pq de não terem emitido a nota, e a resposta foi "Estamos buscando um fornecedor para o seu pedido, sem previsão de entrega". Sendo assim já pedi o cancelamento e entrei em contato com o cartão (Amém Nubank), só estou esperando uma resposta da operadora. Porém, todas as vezes que precisei de tal função, sempre fui atendido, creio que dessa vez não será diferente.

responder
Reportar
@bernardo_lacerda_607076

italo_salgado Também abri a reclamação pelo nubank, acho que pra gente vai ser mais de boas, sempre ganhei o crédito em confiança.

responder
Reportar
@italo_salgado

bernardo_lacerda_607076 Vamos esperar... Com o Nubank sempre da certo rs
Se tiver alguma novidade, me avisa por favor :)

responder
Reportar
@gloria_sciammarella

fiz um pedido dia 14/11 e até agora só dá como pagamento recebido, e a entrega é para até segunda dia 3/11. Ou seja, nem emitiram a nota fiscal. Já entrei em contato mas ficaram de dar uma atualização em 3 dias. Desrespeito total com o cliente!

responder
Reportar
@gloria_sciammarella
responder
Reportar
@renan_inacio

gloria_sciammarella é porque eles estão vendendo sem estoque, só vão faturar quando receberem o estoque do fornecedor, comprei um livro e a data de entrega segundo o e-mail era indeterminada.

responder
Reportar
@guilherme_cenci

E eu q pedi um evil within 2 dia 16/09 e ate hoje nada,entro em contato e é so desculpa atras de desculpa,eu nunca tive problema de entrega na vida e nunca tinha comprado na saraiva,e ai agora é so dor de cabeça,ja ouvi falar q ela vende produto q nem existe pra faze caixa ou seja saraiva ta uma desgraça e infelizmente nunca mais compro la

responder
Reportar
@henrique_pecanha

responder
Reportar
@rihsc

No dia 08/12 acessei o site para informar que não tinha recebido o produto.

Conversei com aquele robô e foi dito que em 3 dias uteis iriam me retornar com mais informações do porque o produto ainda não ter sido entregue.

Ontem a noite recebi esse e-mail deles:

Novo prazo de entrega para 23/01/2019 kkkkk

Como é um valor baixo e eu não estou precisando do produto com urgência, vou aguardar pra ver o que vai acontecer.

responder
Reportar
@helenas

Eu comprei um Macbook no dia 12/12 e hoje (14/12) já foi entregue em minha casa, para minha grata surpresa. Eu confesso que fiquei com receito devido ao alto valor, mas a oportunidade era excelente e eu paguei com cartão de crédito, o que dá uma segurança maior. No mesmo dia da compra, recebi ligação da Saraiva confirmando se eu havia feito a compra, meus dados, pedido e confirmaram entrega.
Eu também comprei semana passada capas de ipad mini por 16 reais e as mesmas já foram entregues por meio de transportadora. Estava tudo muito barato pelo fato de serem produtos originais.

A situação me pareceu atípica e eu desconfio que eles já estavam com estoque aqui na cidade onde moro, porque foi tudo muito rápido. Provavelmente eles estão liquidando o estoque das lojas iTown, que eram da Saraiva e foram fechadas recentemente por aqui (e no Brasil todo).

Eu ainda tenho outras capas para receber, mas ainda estão dentro do prazo.

responder
Reportar
@JulioPDP

Fiz a compra do assassins creed odyssey steelbook para ps4 dia 13/11 e até agora não chegou, já mudaram duas vezes a data de previsão de entrega, a nova data é para hoje, mas sei que não vou receber tão cedo, isso se é que vou receber.

responder
Reportar
@franciele_straub

Ola Pessoal, grata pelo artigo. Para o problema é: comprei o acesso à plataforma Saraiva Aprova, OAB 1 fase. Desde que comprei estava tudo perfeito, atendimento, acessos, tudo incrível. Agora, estou no segundo dia sem acesso aos vídeos!!!! (o que é grave pra mim, pois perco em média 20 horas de estudo com os vídeos e não consigo mais recuperar pq faltam apenas 23 dias para o exame). Eu confesso que estou muito aborrecida e nervosa. Eu dependo dos vídeos para passar nessa prova. O investimento é maior do que mil reais. E isso é muito alto para quem está sem trabalho. Ainda, claro, somados aos meses que estou lutando para estudar, perdendo a chance de estar trabalhando.
Bom, espero que tenha um solução. Obrigada.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?