Campanha AMazon Dia das Mães
Avatar do membro Edu
11
Conversas Livres

Smartphones e sua vida útil - Discussão

por Edu (@Eduardo_Marim)

10 de dezembro de 2018 às 12:55

3

4

18

Olá pessoal,



Gostaria de propor um debate acerca da vida útil de um smartphone em prol da evolução. O que pensam sobre isso?



O mercado de smartphones é muito peculiar, durante todo o ano temos lançamentos de novos dispositivos, inclusive, existem gerações de equipamentos que atualizam em menos de 6 meses. Esse rumo, faz com que um smartphone se torne "ultrapassado" pelo mercado muito rápido, mas e na prática, um dispositivo não pode mais ser comprado por que foi lançado em 2016? Será que um celular de 2 ou 3 anos já não vale mais a pena?



Essa atualização constante, por um lado, faz com que o mundo dos smartphones melhore a cada ano, sempre temos novas tecnologias, e as vezes temos algumas tecnologias transitórias, que estão lá para "tampar um buraco" durante o período que nada melhor apareça (vide, notch). Por outro lado, isso nos impulsiona a gastar rios de dinheiro para trocar o smartphone pelo modelo do ano, por mais que as diferenças sejam minimas.



Até que ponto toda essa renovação constante é vantajosa? Vocês acreditam que é positivo esse mundo tecnológico imediatista, que quer a todo momento algo novo?



Já é sabido, que empresas também se aproveitam desse mercado para diminuir a vida útil dos equipamentos, nos forçando a sempre trocar de modelo, essa imposição é claramente prejudicial, mas se você não ficasse com seu smartphone engasgando depois de 1 ou 2 anos de uso, faria a troca mesmo assim?



O que vocês acham sobre essa realidade dos smartphones?

Compartilhe: