Promobit
Promobit
Imagem do usuário Rafael Oliveira
19
Artigos e Matérias

Qual a diferença de um TV Box, TV Stick e Chromecast?

por Rafael Oliveira (@rafaeloliveira)

7 de dezembro de 2020 às 14:33

205

4

0

Com a grande quantidade de opções no mercado, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a melhor opção para si, comparando diretamente TV Box com TV Stick e também com o Google Chromecast.

Embora semelhantes, cada aparelho tem utilização e propostas diferentes, por isso é importante saber como cada dispositivo funciona para decidir qual é melhor para você.

Como funciona uma TV Box e TV Stick?


TV Box e TV Stick são dois tipos de dispositivos que têm como proposta transformar sua TV antiga em Smart TV ou até transformar sua Smart TV mais antiga em uma Smart TV atual.

Isso é possível porque os dois aparelhos têm sistema próprio, que pode ser Android TV, Roku TV ou outro sistema.

Esses sistemas permitem que você baixe aplicativos como Netflix, Spotify, Amazon Prime, Disney+, GloboPlay e YouTube direto na sua TV e os utilize sem problemas. Além destes, cada sistema oferecerá um catálogo de aplicativos e jogos extras (alguns gratuitos e outros pagos) que você pode baixar direto na sua TV.

TV Box e TV Stick normalmente também têm armazenamento interno, ou seja, memória disponível que você pode usar para baixar filmes, séries ou armazenar aplicativos. Só não abuse, pois normalmente esse armazenamento não é muito grande.



Qual a diferença de um TV Box e TV Stick?


A principal diferença entre um TV Box e TV Stick está no formato.

O TV Box, como o nome indica, é uma caixinha que é conectada à TV via cabo. Essa caixinha normalmente tem algumas conexões, como HDMI, USB, leitor de cartão microSD e conexão 3,5mm para fones de ouvido.

Já o TV Stick é um aparelho bem mais compacto, sem qualquer uma dessas conexões. O aparelho é "espetado" na porta HDMI da sua TV e pode oferecer as mesmas funções de uma TV Box, transformando a sua TV antiga em uma Smart TV atual!



Tanto o TV Box quanto o TV Stick vêm com um controle remoto, que te possibilitam navegar pelo sistema do aparelho sem dificuldade.

E o Google Chromecast, como funciona?


O Chromecast inicial tinha uma proposta diferente. A função dele era que você possa utilizasse seu smartphone Android como um controle remoto e espelhasse na TV qualquer coisa que estivesse na tela do seu smartphone.

No Chromecast 3 e modelos mais atuais, a semelhança é maior com o TV Stick. Ou seja, o Chromecast agora possui sistema próprio, tem armazenamento interno e não precisa de um smartphone para funcionar!



No sistema do dispositivo você tem acesso a milhares de aplicativos e jogos disponíveis no Google Play e pode baixá-los no sistema do Chromecast para usar na TV!

Os modelos mais recentes do Chromecast também suportam comandos de voz via Google Assistente e vêm com controle remoto próprio, o que torna a vida de quem utiliza ainda mais simples.

E qual é melhor: TV Box, TV Stick ou Chromecast?


Depende. O que você espera fazer com o dispositivo.

Se quiser apenas transformar sua TV mais antiga em uma Smart TV atual, qualquer um destes aparelhos servirá!

O Chromecast e o TV Stick têm basicamente a mesma proposta. A principal diferença entre eles será no sistema utilizado e aplicativos disponíveis, que variam dependendo da marca do TV Stick, e de funções extras, como os Comandos de Voz do Chromecast, que podem não estar disponíveis em alguns tipos de TV Stick.

Já o TV Box é um pouco mais completo, devido às conexões que o aparelho traz. Com ele, você pode utilizar um Pen Drive ou cartão de memória para reproduzir músicas ou filmes armazenados, por exemplo.

Veja qual o sistema utilizado e aplicativos presentes em cada aparelho. Avalie se as funcionalidades que ele possui serão úteis ou se não farão diferença para você, pois elas interferem no preço.

Avalie o que você espera fazer com o dispositivo e leia sempre as especificações dele para definir qual é melhor para você.

Compartilhe: