avatar de mf
ADMIN

O que são switches ópticos nos teclados? Quais as suas vantagens?

24 de Setembro de 2020 ás 16:57
Artigos
2
0

E aí, pessoal, como vão? Recentemente apareceram promoções de teclados com switches ópticos e muita gente desconhecia o que era, então pretendo mostrar um pouco deles para vocês.

Essa tecnologia não é nova, mas ficou mais acessível por volta de 2018. A empresa Bloody vende no Brasil há alguns anos.

COMO FUNCIONA O SWITCH ÓPTICO?

Primeiramente, para quem não sabe, o switch mecânico funciona com base em metais e contatos elétricos. Ao pressionar uma tecla, move-se uma peça que entram em contato e geram o sinal para o computador.



À direita está o sinal real de um teclado mecânico. À esquerda, o sinal de um óptco. Há um filtro baseado em tempo de respostas (debounce time ou button response time) para não ocorrer o “double-click”. Acontece que com o tempo os materiais perdem resistência e o sinal piora ainda mais. Por isso em algum momento é possível um teclado ocorrer o double-click.

Explicado como funciona um switch mecânico normal, agora vamos para o óptico.

Os componentes como mola, sistemas de cliques e feedback tátil são idênticos aos mecânicos, o que proporciona a mesma resposta.

O que muda é a peça do contato elétrico, pois não há um contato de partes mecânicas. Há um emissor de luz, geralmente um LED infravermelho, que fica ligado constantemente e um sensor fotossensível. Quando você pressiona a tecla, o sinal de luz que estava interrompido por ela consegue tocar no sensor fotossensível da tecla e assim se registra o sinal para o computador (funciona ao contrário daqueles laser de segurança em filmes).



Abaixo segue um vídeo bastante elucidativo:



Fabricantes personalizaram o switch a sua forma, como a Flaretech que usa um prisma que redireciona a luz para o sensor, mas o princípio de funcionamento é o mesmo.

Baseado nisso, o sinal do switch óptico é bem mais limpo que o mecânico e também não ocorrerá o double-click. É um switch muito durável, podendo aguentar de 100 a 200 milhões de cliques, por exemplo, no entanto, a vida útil de um switch óptico deve ser baseada no emissor de luz, que funciona por horas, logo pode ser que durem de 50 a 60 mil horas em funcionamento contínuo.

Os melhores switches ópticos que vi serem indicados pelo Wetto (um especialista na área do Adrenaline) são o LK (Light Strike), Flaretech e Gateron Optical. Uma não recomendada seria a Co-Gain.

É isso pessoal. Eu não tenho muita experiência com switches ópticos, só quis apresentar um pouco para vocês também. Caso queiram completar com informações, fiquem à vontade!

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?