Campanha Super Deals - Aliexpress
Avatar do membro Anderson
13
Pós-venda e Lojas

Comprei um perfume, abri e não gostei. Posso devolver/trocar?

por Anderson (@ander_es)

3 de outubro de 2020 às 19:58

28497

2

43

Quem nunca comprou um perfume sem ao menos conhecê-lo, também conhecido modo Blind, seja por por indicação de um amigo, pela beleza do frasco, pelo sucesso que ele faz no mercado, ou, talvez, por confiar naquela resenha marota de um famoso YouTuber que você tanto confia?

E quem nunca teve sua expectativa frustrada logo após a primeira borrifada?

Você incialmente poderia pensar: "Ah, eu não gostei. Sem problemas! Devolverei o produto por insatisfação, pois ainda estou dentro prazo legal para isso".

Calma! Não é bem assim que funciona.
Há muito tempo atrás eu passei por uma experiência dessa com uma empresa nacional de grande porte e a frustação foi enorme.

Adquiri um perfume no "escuro", pela internet, apenas por indicações de terceiros, e a fragrância não era o mínimo que eu esperava.
No dia seguinte ao recebimento e abertura do frasco do produto em questão, acionei a Central de Atendimento ao Consumidor da empresa zX' para solicitar a devolução do item. Porém, para minha surpresa e desinformação prévia, a tele-atendente logo no primeiro contato perguntou se o item ainda estava lacrado e sem uso. Obviamente que respondi que não. E o retorno dela foi exatamente como na linha abaixo:
- "Pela politica de nossa empresa, produtos abertos, com indícios de uso e/ou com lacres rompidos não podem ser devolvidos. Uma vez aberto ou usado, o produto só poderá ser trocado ou devolvido se possuir algum defeito de fábrica".

Pensei comigo: "Mas e o Código de Defesa do Consumidor, não me resguarda quanto a isso?"
Em tese eu deveria ter ao menos 07 dias, contados a partir da data de recebimento, para devolver o produto por insatisfação. Mas não foi bem assim! Acabei ficando com ele apenas por comodidade.

Pesquisei brevemente as políticas de alguns sites de perfumaria design e contratipos, e vi que eles adotam postura semelhante a empresa 'X', que me negou a troca.

- Você já passou por isso?
- O que vocês acham do posicionamento das empresas?
- É algo que fere o Código de Direito do Consumidor?


Gostaria da opinião e experiência de vocês sobre o tema abordado.

Forte abraço, pessoal!

att.;
Anderson Herminio Lopes

Compartilhe: