1

Loja testou o produto APÓS a venda, está defeituoso e não há outro produto semelhante - o que fazer?

28 de Janeiro de 2021 ás 20:35

Boa noite amigos.
Vi que a comunidade aqui costuma ajudar muito com instruções a pessoas leigas de conhecimentos a respeito de seus direitos como consumidores, e então resolvi vir por meio deste tentar receber "uma luz" de algum(s) de vocês.
Fiz uma compra na loja Terabyteshop, de uma placa de vídeo (RTX 2060 Super, para quem tem entendimento). O ocorrido é o seguinte:
Após muita pesquisa de preços, durante semanas, apareceu essa placa no site deles, por um preço bem inferior ao que estava sendo praticado em outras lojas, sendo que esse preço não era nenhuma promoção, somente tinha desconto para pagamento à vista (boleto), o que é normal na maioria dos e-commerces atualmente. Fiz o pagamento do boleto dentro da data estipulada para vencimento. O boleto foi compensado no dia seguinte. No mesmo dia em que o boleto foi compensado, entraram em contato comigo via WhatsApp e disseram que para garantir o padrão de qualidade da loja, fizeram testes no produto antes de me enviar, e que o mesmo se encontrava com defeitos, o que implicaria no não envio do produto para mim. Na mesma mensagem, me induziram a aceitar um cupom na loja, ou deixar meus dados para que prosseguissem com o estorno do valor para minha conta bancária (não me deram nenhuma outra opção de resolução do problema).
Em uma breve pesquisa no Google, presumi que estava resguardado pelo CDC e disse que não aceitaria nenhum tipo de estorno ou cupom na loja, até porque eu jamais encontraria um produto equivalente na atual situação do mercado, por aquele valor. Depois de 3 dias de conversa com o atendente (minhas mensagens eram respondidas com muita demora), ele invocou seu supervisor, que começou a debater comigo via áudios (está tudo guardado, registrado, tanto as conversas via texto, áudio, e também uma única tentativa via chat do site deles, que também está toda registrada). Em resumo, eu deixei claro que não aceitaria nenhum tipo de cupom/estorno. Ele alega que não vão cumprir com a venda de maneira forçada (o que no meu entendimento seria o "parágrafo 1" do art. 35 do CDC) pois já entrou em contato com todos os seus fornecedores e eles não tem previsão de chegada de um item igual ou semelhante ao que eu comprei. Conversando a respeito do "parágrafo 2", ele me ofereceu uma placa de vídeo MUITO inferior à que eu fiz a compra (GTX 1650, para quem tem entendimento), e ao dizer que não aceitaria nada abaixo do que eu comprei, ele disse que não me enviaria nada acima, pois o "próximo" produto que eles teriam acima do meu (RTX 3070, para quem tem entendimento), é praticamente o dobro do valor. Ele me ofereceu até um desconto para que eu pudesse estar adquirindo esse item acima do meu, mas nem cogitei a possibilidade, visto que não tenho dinheiro para isso, e também acredito que não esteja correto.
Pode parecer que estou querendo tirar proveito mediante o acontecido, porém é um "sonho de criança" montar um PC bacana, e depois de ter ficado tantas semanas na frente do PC, até de madrugada, aguardando uma oferta boa, não vou "largar o osso", eu quero o produto (não vale a pena pegar o estorno, jamais conseguiria algum item semelhante com o valor).
Enfim, amigos...
Tentei de diversas maneiras resolver o problema com eles de forma amistosa. Até o momento não registrei nenhuma queixa no Reclame Aqui, por exemplo, só conversei com eles via WhatsApp, e nem quis abrir tickets de reclamação ou algo do tipo no site, visto que estava sendo atendido por uma pessoa e confiei que conseguiria resolver o problema de forma amistosa (até citei isso no único atendimento via chat que tive no site, o rapaz me indicou a abrir um ticket de reclamação para ser atendiodo por outra pessoa, visto que eu estava insatisfeito com o atendimento pelo WhatsApp, e eu disse que não, que iria confiar na seriedade da empresa e continuaria ali, conversando com o rapaz que estava me "dando atenção" desde o início).
Acho que não tenho mais nenhuma alternativa a não ser acionar o Procon ou entrar com algum processo contra eles.
Só venho até aqui para perguntar a vocês se estou agindo corretamente, se estou dentro dos meus direitos, e se vale a pena eu ir para esses meios. Gostaria de saber também o prazo médio de resolução desses problemas pelo Procon e ou pela justiça (mesmo se demorar um ano, já estou disposto a ir a fundo nisso, pela frustração que estou tendo com a loja e com o comportamento mediante a situação).
E finalmente: vocês têm alguma dica de alguma coisa que estou deixando passar em branco, que eu deveria ficar atento? Alguma outra prática abusiva além do infringimento do art. 35 do CDC?? (lembrando que como sou leigo no assunto, nem sei se realmente estão infringindo o código).
*obs.: acho MUITO estranho eles abrirem o produto para testar antes do envio, visto que minha expectativa ao comprar um produto NOVO, é receber ele LACRADO, e com garantia. Se estivesse com defeito, quem constataria seria EU, e aí sim EU acionaria a garantia. Porém o atendente citou, e é verdade: nos "termos de compra" da loja, eles dizem que fazem isso com alguns produtos, e eu aceitei esses termos na hora da compra.
Desde já agradeço muito a quem tiver conhecimento na área, ou alguém que tenha passado por algum problema semelhante, por compartilhar sua experiência ou conhecimento aqui comigo e com toda a comunidade.

Sobre a última parte, não tenho conhecimento. Eduardo_Marim poderia comentar?

Sobre as outras partes, eles deveriam lhe enviar um produto semelhante ou superior. Não foi culpa sua isso. É entendível eles oferecerem um desconto na 3070, na minha opinião, porém não sei porque ofereceram este modelo e não uma RTX 2070 ou 3060.

Como eles não querem lhe dar um produto bem superior não sei dizer até qual valor seria correto ou dentro da lei eles tinham por obrigação pegar o mesmo produto de outro fornecedor/loja e lhe entregar.

responder
Reportar

Eu já sugiro que faça reclamação no RA e no site do consumidor para acumular protocolos e então ir ao Procon e justiça se necessário.

responder
Reportar
@diego_iasbeck

mf Eles alegam que só tem a 3070 em estoque mf. E realmente é o que consta no site deles no momento

responder
Reportar
@diego_iasbeck

mf Eu vou abrir a reclamação no RA ainda hoje. A respeito do Procon, eu liguei lá hoje e pedi informações. A atendente me disse que "como eles não tem produto semelhante, e não tem o produto vendido e nem previsão para chegada junto ao fornecedor, eu deveria aceitar o reembolso, ou então ir ao juizado de pequenas causas, pois o Procon não pode obrigar a empresa a tomar nenhuma atitude"... Sinceramente a resposta dele me desamparou um pouco. Quero me embasar e ter "certeza" de que será uma causa ganha caso eu entre na justiça, pois não tenho dinheiro pra comprar outra placa e isso demandará tempo... tempo esse que ficarei sem meu "tão sonhado PC", o que não é problema, desde que eu ganhe a causa...

responder
Reportar

diego_iasbeck olha, pode ser uma atendente mal informada dentro do Procon... a resposta não me pareceu nenhum um pouco condizente com o órgão.

Nada lhe impede de aceitar o reembolso que eles estão impondo e processá-los para cumprimento forçado e danos.

responder
Reportar
@diego_iasbeck

mf então quer dizer que eu posso aceitar o reembolso e mesmo assim dar sequência no processo? pra mim que, que sou leigo, isso daria a entender que eu "aceitei um acordo" com a empresa para resolver o problema, entendo que o problema estaria resolvido... o dinheiro não tem que ficar com eles? para que assim eu possa continuar no meu direito de querer o produto??

responder
Reportar

diego_iasbeck não recomendo pedir/aceitar abertamente o reembolso. Deixe eles reembolsarem, daí você entra na justiça porque eles tomaram uma decisão unilateral sem seu consentimento, agrava mais ainda a situação. Se pedir, realmente é um acordo.

responder
Reportar
@diego_iasbeck

mf entendi... vamos ver até quando eles ficam me "cozinhando"... :(
Eduardo_Marim vi você comentando em outros tópicos parecidos, e parece que você entende bastante do assunto... Será que poderia cooperar com sua opinião amigo?

responder
Reportar
@mateus_boito

Olá, boa tarde.
CDC, Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
Solução possíveis:
1. Espera o produto entrar no estoque da loja e eles te enviarem um novo.
2. Tenta obter um produto superior pelo preço já pago.
3. Receba o estorno do valor pago. - Seria o mais indicado.
4. Negocie com a loja um desconto para a compra de uma RTX 3070. - Na minha opinião, essa também é uma boa solução.
Eu acredito que a solução 1, que poderia ser o que vc deseja, nesse caso, pra mim, é inviável. Vc não tratou dos valores, mas, supondo que o valor pago por vc foi de R$ 4.000,00, e a RTX 3070 é R$ 5.000,00, eu não acho que vc terá êxito em demandar esse produto. Na minha perspectiva, uma diferença de R$ 1.000,00 nesse caso é muito grande, pra eles te enviarem o superior. Sobre isso, não há base legal pra obrigar a empresa a te enviar um superior.
O seu direito é exigir o mesmo produto quando eles tiverem em estoque ou a devolução do valor pago atualizado. Se eles não quiserem enviar um produto novo pra vc quando estiver em estoque, a única saída seria uma ação judicial. Nessa hipótese, vc também poderia pedir danos morais, sobre todo o acontecimento.
O art. 35 está aí, mas se não quiserem cumprir nada, vc tem que entrar com uma ação judicial em todas as hipóteses.
Espero ter ajudado.

responder
Reportar
@diego_iasbeck

Muitissimo obrigado pelos esclarecimentos mateus_boito !!!
No caso, eu fiz o pagamento de R$ 2756,00 pela RTX 2060 Super, incluindo o frete (é um valor absurdamente baixo pelo atual cenário do mercado, por isso a minha insistência, por isso a minha vontade de "não largar o osso". Eu jamais vou encontrar uma outra oferta boa como essa, lembrando que não foi promoção ou algo do tipo). Atualmente, a RTX 3070 mais barata no site deles está custando R$ 4.989,00, praticamente o dobro do valor. Eu nem cogitei a possibilidade de pegar a RTX 3070 com desconto, nem perguntei quanto me ofereceriam, pois tenho certeza absoluta de que não poderei arcar com os custos, visto que eu já extrapolei meu orçamento com essa compra no valor de R$ 2756,00 (só fiz isso porque era realmente uma "oferta imperdível", juntei tudo o que tinha e estou inclusive enrolado agora no fim do mês kkk).

responder
Reportar
@diego_iasbeck
responder
Reportar
@mateus_boito

diego_iasbeck Perfeito. Na sua situação, não cogitaria mesmo comprar a RTX 3070 mesmo com desconto. Se fosse eu, esperaria entrar em estoque pra eles me enviarem.
Que bom que fui útil.
Até mais.

responder
Reportar
@diego_iasbeck

mateus_boito o que é complicado é ter a resposta deles de que seus fornecedores não lhe deram um posicionamento de quando terão em estoque, e eu, com o pouco conhecimento que tenho, acredito que as fabricantes estejam agora focadas nas placas da RTX série 30... Ou seja, não veremos série 20 no mercado tão cedo, visto que não consigo achar em nenhuma outra loja, apenas na Kabum, por preços exorbitantes, e mesmo assim eles não tem a 2060 Super. :(

responder
Reportar
@diego_iasbeck

Eles alegaram que enviaram a placa para a garantia... Eu estava pensando em exigir essa placa, quando voltasse da garantia... O que acham?

responder
Reportar
@diego_iasbeck

mf mateus_boito uma coisa que me deixa muito angustiado é o seguinte: eu tinha gerado o boleto (no dia 20) de uma RTX 2060 (não era a Super) na Kabum, com vencimento no dia 22 deste mês. Eu estava convencido a pagar (eram R$ 2500,00 aproximadamente, uns quebrados a mais devido ao frete), e estaria satisfeito com a placa por esse valor. Acontece que fiquei esperando até o dia do vencimento para pagar, na expectativa de que uma oferta melhor aparecesse, e foi o que aconteceu! Consegui gerar o boleto dessa RTX 2060 Super, e perdi a oportunidade da RTX 2060 comum na Kabum, e agora o modelo mais barato de RTX 2060 comum na Kabum (única loja que tem o produto) está beirando os R$ 3100,00!!!

responder
Reportar

diego_iasbeck eu lhe entendo, ficaria muito frustrado também

responder
Reportar
@mateus_boito

diego_iasbeck Bem, eu entendo suas angústias.
Nós realmente ficamos muito ansiosos quando compramos algo.
Se vc precisa tanto assim de uma placa, talvez vc realmente deveria receber o estorno.
Agora, se vc acha essa hipótese inaceitável, a única opção que lhe resta é realmente esperar o produto entrar em estoque.
Se foi um ótimo negócio pra vc, eu acho que vc deveria ficar esperando mesmo. Se vc tem um pc e a placa de vídeo só te impossibilita de fazer algumas tarefas específicas, desde que não seja sobre o seu trabalho, eu esperaria.
Mas, isso aí é por mim.
A sua posição é péssima.
Mas, acho que vc vai acabar escolhendo o que é melhor pra vc.
Até mais.

responder
Reportar
@diego_iasbeck

mateus_boito eu já tenho um PC que uso a muito tempo, para trabalho ele me atende. Esta nova placa é para um PC que acabei de montar... Já chegaram todas as peças e agora a ultima que falta é a placa de vídeo. Esse PC seria focado no meu lazer (vulgo "jogar"), e também para trabalho, é claro (mas não que seja necessário para isso).
Sendo assim, pessoal... o que fariam no meu lugar? hahaha só de curiosidade mesmo, não que vá me influenciar diretamente em alguma decisão

responder
Reportar
@diego_iasbeck

Acham também que a alternativa de aguardar a placa voltar da garantia e pedir que me enviem é válida? Visto que ela continuaria dentro do período de garantia, e se algo acontecesse novamente, poderia estar acionando... Só não sei se eles vão querer fazer isso, me enviar essa placa depois que ela voltar com o problema resolvido (isto é, se eles realmente tinham essa placa, e se eles realmente a enviaram para a garantia, pois não tenho nenhuma prova disso)

responder
Reportar
@mateus_boito

Então, eu também pensei na possibilidade de eles não terem placa nenhuma. E, neste caso, seria um gravíssimo problema pra eles.
Sobre te enviarem a placa dps que chegar da garantia, acredito que não teria nenhum problema, poderiam sim.
No seu lugar, eu esperaria o tempo que a garantia poderia levar pra arrumar a placa.
Poderia talvez ser a melhor solução esperar a placa voltar da garantia, já que as placas de vídeo ficaram sem estoque no Brasil, por enquanto. E, tratando-se de uma placa já da geração antiga, pode demorar um tempo considerável pra chegar em estoque novamente.
Nesse caso, a fim de ter algum material, peça prova do envio da placa pra garantia, que eles fizeram.
E aí vc espera esse suposto prazo da garantia. Se após o escoamento do prazo eles não te enviarem a placa, aí eu sugiro que vc entre com uma ação judicial, pedindo danos morais, porquanto eles nunca tiveram a placa, e venderam um produto que não tinham. Isso é uma prática bem abusiva, pelo que eu posso dizer.

responder
Reportar
@diego_iasbeck

mateus_boito Eu só consigo acreditar nessa hipótese: eles venderam sem ter em estoque, e por saberem que isso é grave, alegam que era a última, e testaram, e estava com problemas. Já pesquisei sobre eles, e isso é corriqueiro... Sempre que acontece algo do tipo, eles usam a manobra evasiva de dizer que testaram o produto e estava com problemas, mas que é pra pessoa ficar tranquila pois está chegando um novo lote do produto e irão fazer o envio... O problema é que dessa vez, pela escassez, não chegará mais lotes. Eu farei isso... Vou entrar em contato com eles na segunda e solicitar alguma prova de envio à garantia, e dizer que aguardarei. Caso eles neguem (acredito que é o que vão fazer), aí já não sei mais :(

responder
Reportar
@fensde

Essa é a pior loja que eu já comprei algo na internet, diferente do seu pedido, eles não testaram a placa que eu comprei (rx 5500 xt 4gb)
Fiz a compra no dia 30 de dezembro, e eles me enviaram a placa de vídeo com artefatos!!! Teve toda uma burocracia pra poder mandar de volta para eles trocarem a placa (gravar vídeo, fotos, assinar o documento RMA deles, ir até um correio para fazer a devolução etc...) Para no final eles me falarem que não tinha outra placa no estoque para fazer a troca, e fizeram igual a você, me ofereceram um cupom para usar na loja (maior piada que eu já ouvi), eles nem falaram em outra opção, eu que fui direto na resposta e disse que queria o meu dinheiro de volta ( como eu disse, essa é a pior loja que existe, e não quero receber mais nenhum produto deles, zero confiança), e então pegaram meu dados da minha conta bancária e me prometeram fazer a transferência em até 5 dias úteis, isso foi dia 28/01, porém até agora nada...

responder
Reportar
@noizimo

diego_iasbeck vou aproveitar o espaço e deixar um relato de uma tosqueira que aconteceu comigo nessa loja - não é igual ao seu problema, mas vale o registro.

Comprei um kit no inicio do mês, paguei o boleto dia 5 e dia 6 confirmou, porém precisei desse dinheiro para algo mais urgente.
Então o pagamento foi aprovado 9h da manhã, eu solicitei o cancelamento logo em seguida, ainda mais que o produto não havia sido enviado. Dai seguiu: 13h separado pelo estoque, 13h30 faturado, 16h40 aguardando coleta, 17h enviado, 17h40 responderam minha solicitação de cancelamento.
Engraçado que vi muita gente reclamando na internet que os pedidos demoram muito para serem enviados e logo eu que queria cancelar, fui "premiado" com rapidez kkkkk

Recebi o produto em casa e pedi a Logística Reversa, mas muita burocracia, o atendente só respondia em dias pares (dia 10, 12, 14, etc), tive que mandar fotos, mesmo sem nem ter aberto a caixa. O produto é recebido na empresa e vai para conferência e demora dias. Depois são mais dias para estornarem.
Resumo da opera: recebi a grana de volta dia 26!!!

Até parece que eles fizeram de proposito esse envio rápido e essa demora para me responder e devolver o dinheiro, como se fosse um "castigo" por eu ter desistido.

E sabe o que me deixou mais fulo? Se eles tivessem cancelado o meu pedido sem ter enviado o item, teria resolvido o meu problema e na outra semana já poderia recomprar o kit, mesmo que mais caro um pouco, pois estava precisando. Mas ficaram com esse drama e agora sempre irei pensar várias vezes antes de comprar nessa loja (isso que foi a primeira vez que tentei comprar lá).

responder
Reportar
@diego_iasbeck

noizimo Complicado amigo, como eu já disse anteriormente, eles na minha opinião são SUJOS! Aconselho a todos que evitem ao máximo comprar lá. Fico imensamente "chateado" com o seu relato, e não me espanto nem um pouco com a postura da loja mediante tudo que tenho vivenciado.

responder
Reportar
@noizimo

diego_iasbeck é tenso, parceiro. Enquanto os logistas acharem que estão fazendo um favor para o consumidor, vamos ficar a mercê de serviço porco.
Pior que diante das falcatruas da Loja que Explode e dos relatos negativos da Pichau, achei que essa ai era diferente kkkkkk

responder
Reportar
@diego_iasbeck

fensde Caramba amigo... Que situação! Eu sempre acreditei que eles fossem uma loja bacana. Pela minha experiência, pela sua experiência aqui relatada, e pelas experiências semelhantes que vi no Reclame Aqui, eles são de fato SUJOS (no meu ponto de vista). Estou procurando me informar o máximo possível. Infelizmente não tenho amigos advogados ou algo do tipo, mas visto toda essa situação, que acontece não só comigo, minha vontade de levá-los à justiça é imensa. Já estou put# de raiva com eles. Já aceitei o fato de que pode demorar meses pra eu ter um retorno satisfatório pela justiça, e é isso... Se eu realmente estiver com a razão, irei a diante.

responder
Reportar
@diego_iasbeck

fensde Muito obrigado por compartilhar comigo (e com todos) o acontecido. É bom para que todos abram os olhos com essa Terabyteshop.

responder
Reportar
@fensde

diego_iasbeck diego_iasbeck é amigo eu sei o que você está sentindo, também lutei para conseguir montar um PC gamer (2 anos mais ou menos)
Comprei todas as peças na Kabum e deixei pra comprar a placa de vídeo em alguma promoção, então apareceu essa da rx 5500xt 4gb aqui no promobit por 1.119,00 comprei e foi só dor de cabeça, quando instalei no dia seguinte já dava pra ver que veio defeituosa

O mais engraçado é que 1 semana antes da devolução, ainda tinha a placa no estoque deles, só que agora estava por 1.599,00

Agora estou nessa situação, esperando eles devolverem o dinheiro e com um PC sem usar por não ter placa de vídeo

responder
Reportar
@diego_iasbeck

fensde Comprei todas as peças em lojas diferentes também... A última a chegar são as memórias RAM, que chegarão provavelmente essa semana pelos correios. Estou com o PC todo aqui, de menos a placa de vídeo kkk, seria cômico, se não fosse trágico. O acontecido com você só me motiva ainda mais a ir fundo e fazer o que puder para que eles paguem por esse tipo de atitude.

responder
Reportar
@diego_iasbeck

Galera, ontem fiz uma reclamação no RA, um pouco agressiva, e hoje para minha surpresa recebi um e-mail de resposta (após cobrá-los via WhatsApp) que me surpreendeu positivamente. Disseram que "interceptaram" uma RTX 2060 Super (modelo até mais bacana que o que eu havia comprado) que estava sendo enviada para uso do setor de marketing deles em Curitiba, e vão me fazer o envio dela.

"Olá Diego,

Meu nome é Ivan Lucas e sou Supervisor de Atendimento Especializado junto ao ReclameAQUI e à TerabyteShop.

Primeiramente, lamento pelo ocorrido em questão e estou ciente e intervindo no seu caso desde sexta-feira, quando o Édipo me passou o seu caso.

Conseguimos interceptar uma GeForce RTX 2060 Super GALAX branca que iria para nosso setor de marketing em Curitiba e a reservamos para o seu caso.

Neste caso, então, vamos encaminhar a placa para nosso setor de expedição em Joinville, para aí seguir com o envio do produto para ti.

Podemos seguir dessa forma?"

Fod@ saber que se eu não tivesse persistido, não tivesse "ameaçado" publicamente a entrar com ações contra eles no Procon e na justiça, eu não teria um retorno positivo, e não teria resolvido o problema de uma forma que fosse satisfatória A MIM, e não à loja. Enfim, fico "feliz" com o desfecho, parece que finalmente vou conseguir receber o meu produto. mf mateus_boito Agradeço pelas orientações. Logo menos (se Deus quiser), volto aqui para dizer se realmente a placa chegou, e se realmente deu tudo certo.
Obrigado a todos que ajudaram, e/ou compartilharam seus relatos.

responder
Reportar

diego_iasbeck que bom, amigo. Precisamos parar de sermos consumidores tão bonzinhos. Temos nossos deveres e temos que cumpri-los, mas devemos exercer nossos direitos também.

Espero que chegue sua placa logo e aproveite muito :D

responder
Reportar
@noizimo

diego_iasbeck isso que eu não entendo. Por que, ao invés de fazer esse terrorismo todo em cima do cliente, já não procuram uma solução para o problema? Ainda mais que eles sabem sobre os direitos garantidos no CDC.

Se desde o inicio a loja se mostrasse preocupada com uma solução, você teria aberto esse tópico aqui para elogiar e recomendar. Mas não, preferem primeiro tentar o bom e velho "jeitinho brasileiro" e jogar a culpa no cliente.

responder
Reportar
@mateus_boito

Que ótimo. Espero que realmente o seu problema seja resolvido. Já fiz várias compras na Terabyte, mas, acredito que como qualquer outra loja, todas possuem alguns empregados que possuem atitudes negativas em relação ao consumidor.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?