Promobit
Promobit
Imagem do usuário kandillary95
14
Artigos e Matérias

Tipos de revestimentos antiaderente

por kandillary95 (@blv2019)

24 de setembro de 2020 às 21:46

502

13

16

Qual o melhor antiaderente do mercado?

A preocupação com uma alimentação saudável tem se tornado cada vez maior, e já é do conhecimento de todos que o óleo é um grande vilão. Pensando nesse público as fabricantes tem investido cada vez mais em revestimentos antiaderentes, mas afinal qual o melhor revestimento?

Antes de tudo é muito importante ficar atento a substâncias nocivas que alguns revestimentos contém, como o PFOA (ácido perfluorooctanoico) e o PTFE (politetrafluoretileno) que são altamente cancerígenas.

Os principais revestimentos do mercado é o Teflon, Starfon, cerâmica, silitan e silargan.

Teflon - é o mais comum entre os revestimentos, o Teflon é o nome comercial do polímero Politetrafluoretileno ou PTFE, e ao ser submetido a altas temperaturas libera mais de 14 gases e partículas tóxicas, é o único não recomendado neste tópico.

Starflon - é o segundo mais usado pela indústria, é livre de PFOA, é o principal revestimento usado pela Tramontina, e possui diferentes nomenclaturas de acordo com a resistência.

Starflon T1 - passou a ser chamado de Starflon Max, o qual apresenta durabilidade, resistência à abrasão e lavagem, tem resistência comprovada a 5.000 ciclos de abrasão.

Starflon T3 - passou por uma melhoria e agora é chamado de Starflon Premium, o qual o antiaderente é 10x mais durável, em comparação ao Starflon Max, resistente a 15.000 ciclos.

Starflon T5 - passou por uma melhoria e agora é chamado de Starflon High Performance, o qual o antiaderente é 20 x mais durável, em comparação ao Starflon Max, resistente a 80.000 ciclos.

Entre T1 e T3 foi desenvolvido o Starflon Excellent, o qual o antiaderente é 5x mais durável, em comparação ao Starflon Max.
A fabricante Tramontina utiliza o PTFE em suas panelas com revestimento Starflon.

Cerâmica - existem panelas de cerâmica refratária, que na grande maioria não são antiaderentes, e as panelas com revestimento antiaderente cerâmico, ambas são livres de PTFE e PFOA, as panelas de cerâmica refratária distribuem bem o calor, são resistentes e caso não sofram quedas podem durar a vida toda, já o revestimento antiaderente de cerâmica exige mais cuidados, não suporta choques térmicos e mancha com facilidade, porém é uma alternativa mais saudável que o Teflon e o Starflon.

Silitan - o revestimento Silitan é um revestimento triplo à base de titânio, também desenvolvido pela Silit, que garante a necessidade de pouquíssimo óleo para os preparos por ter ótima antiaderência. Uma panela indicada para quem prioriza uma alimentação saudável, sem excesso de gordura.

Silargan - o Silargan é uma liga de aço ferromagnético fundido com cerâmica de alta tecnologia, também desenvolvida pela Silit. É reconhecida por conter íons de prata antibacteriano em seu interior e ser ideal para pessoas alérgicas por não conter níquel. Não é antiaderente, mas precisa de pouco óleo para os preparos. A escolha perfeita para selar carnes ou deixar alimentos marinando.

MAS ENFIM, QUAL O MELHOR?

- O mais resistente: Silargan e o Silitan, ambos exclusivos da fabricante alemã Silit, é o mais caro também.

- O mais versátil: revestimento antiaderente de cerâmica, pois é livre de substâncias nocivas, tem ótimo desempenho, e custo benefício razoável.

- O mais saudável: cerâmica refratária, não desprende nenhum resíduo tóxico durante o preparo dos alimentos.

- O mais popular: Starflon, está presente em panelas de todos os preços, possui ótima antiaderência e excelente custo benefício.

Não recomendado: Teflon, devido ao grande número de componentes tóxicos, alguns como o PFIB (perfluoroisobuteno), agente de guerra química 10 vezes mais tóxico do que o fosgênio utilizado na 1ª e 2ª Guerra Mundial.

Compartilhe: