avatar de blv2019
14

Tipos de revestimentos antiaderente

24 de Setembro de 2020 ás 21:46
Artigos
13
16

Qual o melhor antiaderente do mercado?

A preocupação com uma alimentação saudável tem se tornado cada vez maior, e já é do conhecimento de todos que o óleo é um grande vilão. Pensando nesse público as fabricantes tem investido cada vez mais em revestimentos antiaderentes, mas afinal qual o melhor revestimento?

Antes de tudo é muito importante ficar atento a substâncias nocivas que alguns revestimentos contém, como o PFOA (ácido perfluorooctanoico) e o PTFE (politetrafluoretileno) que são altamente cancerígenas.

Os principais revestimentos do mercado é o Teflon, Starfon, cerâmica, silitan e silargan.

Teflon - é o mais comum entre os revestimentos, o Teflon é o nome comercial do polímero Politetrafluoretileno ou PTFE, e ao ser submetido a altas temperaturas libera mais de 14 gases e partículas tóxicas, é o único não recomendado neste tópico.

Starflon - é o segundo mais usado pela indústria, é livre de PFOA, é o principal revestimento usado pela Tramontina, e possui diferentes nomenclaturas de acordo com a resistência.

Starflon T1 - passou a ser chamado de Starflon Max, o qual apresenta durabilidade, resistência à abrasão e lavagem, tem resistência comprovada a 5.000 ciclos de abrasão.

Starflon T3 - passou por uma melhoria e agora é chamado de Starflon Premium, o qual o antiaderente é 10x mais durável, em comparação ao Starflon Max, resistente a 15.000 ciclos.

Starflon T5 - passou por uma melhoria e agora é chamado de Starflon High Performance, o qual o antiaderente é 20 x mais durável, em comparação ao Starflon Max, resistente a 80.000 ciclos.

Entre T1 e T3 foi desenvolvido o Starflon Excellent, o qual o antiaderente é 5x mais durável, em comparação ao Starflon Max.
A fabricante Tramontina utiliza o PTFE em suas panelas com revestimento Starflon.

Cerâmica - existem panelas de cerâmica refratária, que na grande maioria não são antiaderentes, e as panelas com revestimento antiaderente cerâmico, ambas são livres de PTFE e PFOA, as panelas de cerâmica refratária distribuem bem o calor, são resistentes e caso não sofram quedas podem durar a vida toda, já o revestimento antiaderente de cerâmica exige mais cuidados, não suporta choques térmicos e mancha com facilidade, porém é uma alternativa mais saudável que o Teflon e o Starflon.

Silitan - o revestimento Silitan é um revestimento triplo à base de titânio, também desenvolvido pela Silit, que garante a necessidade de pouquíssimo óleo para os preparos por ter ótima antiaderência. Uma panela indicada para quem prioriza uma alimentação saudável, sem excesso de gordura.

Silargan - o Silargan é uma liga de aço ferromagnético fundido com cerâmica de alta tecnologia, também desenvolvida pela Silit. É reconhecida por conter íons de prata antibacteriano em seu interior e ser ideal para pessoas alérgicas por não conter níquel. Não é antiaderente, mas precisa de pouco óleo para os preparos. A escolha perfeita para selar carnes ou deixar alimentos marinando.

MAS ENFIM, QUAL O MELHOR?

- O mais resistente: Silargan e o Silitan, ambos exclusivos da fabricante alemã Silit, é o mais caro também.

- O mais versátil: revestimento antiaderente de cerâmica, pois é livre de substâncias nocivas, tem ótimo desempenho, e custo benefício razoável.

- O mais saudável: cerâmica refratária, não desprende nenhum resíduo tóxico durante o preparo dos alimentos.

- O mais popular: Starflon, está presente em panelas de todos os preços, possui ótima antiaderência e excelente custo benefício.

Não recomendado: Teflon, devido ao grande número de componentes tóxicos, alguns como o PFIB (perfluoroisobuteno), agente de guerra química 10 vezes mais tóxico do que o fosgênio utilizado na 1ª e 2ª Guerra Mundial.

Caramba, não tinha ideia de que existiam diversos tipos de teflon.

Acho que já perguntei alguma vez, mas aproveito para perguntar novamente que deve ajudar mais pessoas. Recomenda algum conjunto com revestimento cerâmico ou de cerâmica refratária que seja acessível? Queria trocar as panelas aqui de casa, mas estou adiando bastante, pois os modelos que me interessou são caros.

responder
Reportar
kandillary95 Especialista em Utilidades Domésticas Especialista em Utilidades Domésticas
@blv2019

mf o conjunto da oxford cookware é uma boa opção, os jogos da ceraflame também, inclusive ele está por 395 na americanas o jogo com 5 peças, ambos são de cerâmica refratária, com revestimento cerâmico os melhores são a linha solar Ceramic e Rotonda Ceramic ambos da Tramontina, mas o custo é bem alto, e requerem muitos cuidados.

responder
Reportar

blv2019 aproveitando, quais cuidados são requeridos?

responder
Reportar
kandillary95 Especialista em Utilidades Domésticas Especialista em Utilidades Domésticas
@blv2019

mf não dar choque térmico, não lavar a panela quente, fazer a cura da panela de tempos em tempos(a cura do antiaderente consiste em untar a panela com óleo e deixar em fogo baixo de 2 a 3 minutos, isso ajuda a conservar o revestimento), e no caso da Rotonda Ceramic, o revestimento é de cerâmica branca e mancha com facilidade caso o usuário utilize temperos pigmentados com frequência, mas isso não altera a antiaderência da panela, mas pelo valor que o conjunto custa, não deveria haver este problema.

responder
Reportar

blv2019 bacana, obrigado ;)

responder
Reportar
@maaarcia

blv2019
Tenho uma forma de pizza Ceraflame e é muito boa! O resultado da massa de pizza é similar ao obtido no forno a lenha, devido ao aquecimento uniforme, rápido e sem queima da massa. Recomendo.

responder
Reportar
@maaarcia

Artigo super útil! Aprendi muito com essas informações!
Obrigada kandillary95

responder
Reportar
@brenda_oliveira_1285938

alguma sugestão de jogo de starflon t3?

responder
Reportar
kandillary95 Especialista em Utilidades Domésticas Especialista em Utilidades Domésticas
@blv2019

brenda_oliveira_1285938 Tramontina Mônaco.

responder
Reportar
@brenda_oliveira_1285938

blv2019 vi esse mas achei bem salgado

responder
Reportar
@brenda_oliveira_1285938

blv2019 achei o jogo Paris com t1 da Tramontina, 7 peças e 270 reais, pro dia a dia básico, será que dura bem alguns anos? tenho medo do fundo riscar fácil.

responder
Reportar
kandillary95 Especialista em Utilidades Domésticas Especialista em Utilidades Domésticas
@blv2019

brenda_oliveira_1285938 acho meio difícil ele aguentar alguns anos, e o alumínio dele é bem fino também.

responder
Reportar
Osko Especialista em Utilidades Domésticas Especialista em Utilidades Domésticas
@osko

brenda_oliveira_1285938
Falando das linhas tramontina...:

Se o seu foco é custo, vai na linha de entrada com T1 (turim, paris, loreto...)

Se quer custo benefício, pode ir de T3, mas vai ter que pagar um pouco a mais (mônaco sem ser induction, sicília)

Se ganhou na loteria e só quer benefícios não importa o valor mas quer ser fiel à tramontina, pode ir de T5 ou o starflon high performance ou as outras que o kandillary95 citou acima.

responder
Reportar
@monique_santos_1549582

Dúvida: Mesmo as panelas Starflon possuindo PTFE como as Teflon, elas são menos prejudiciais?

responder
Reportar
kandillary95 Especialista em Utilidades Domésticas Especialista em Utilidades Domésticas
@blv2019

monique_santos_1549582 se tiver com o revestimento danificado elas são extremamente prejudiciais, o correto é descarta-las no primeiro arranhão.

responder
Reportar
@thais_araujo_1650495

Muito obrigada pelo artigo, bastante esclarecedor! mas tenho uma duvida sobre esses revestimentos de panelas que tem nomes proprios das marcas e nao tem nenhuma explicacao do que se trata. Tem uma panela eletrica da polishop com um revestimento blackstone e eles nao sabem dar nenhuma explicacao sobre material que é feito e nao achei nada no google sobre tal material. Obrigada!

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?