Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

OLED x Nanocell x QLED x Triluminos: qual a melhor opção nesta Black Friday 2019?

por Mickael Fernandes (@mf)

8 de novembro de 2019 às 17:03

1959

16

156

E aí galera, tudo bem com vocês? Com tantas promoções de TVs aparecendo e expectativas para a Black Friday, resolvi abrir um espaço para comentarmos a respeito dessas três tecnologias.



NANOCELL vs QLED x TRILUMINOS



São tecnologias bem análogas e funcionam como “filtros” iluminados por backlight. Enquanto QLED utiliza pontos microscópicos de 2 a 10 nanômetros (nm) — as cores variam conforme o tamanho do cristal —, a Nanocell é composta por nanopartículas de 1 nm que filtram as cores, tornando as cores mais visíveis. A LG promete o Full Array Local Diming, que é um controle da imagem por zonas (não que outras TVs não tenha), porém isso é afetado pelo painel característico usado pela empresa (IPS), então retorna uma boa qualidade e é até necessário.



Triluminos é uma tecnologia bem menos comentada. Segue o mesmo princípio da QLED e, na verdade, surgiu antes (2013), mas não teve o mesmo marketing.



Para mais informações sobre QLED:

- https://www.promobit.com.br/bl...erenca-500

- https://www.promobit.com.br/bl...-da-sua-tv



LED vs OLED



As duas tecnologias acima são melhorias do painel LED, mas ainda continuam sendo LEDs.



OLED é algo totalmente diferente. Basicamente, compostos orgânicos são colocados entre dois condutores e emitem luz quando acionado por corrente elétrica.

Cada ponto emite “luz própria” primária e por isso as cores são muito mais vivas e precisas, além de existir o preto perfeito, uma vez que o ponto apenas está desligado — dizem que isso faz economizar energia, e de fato faz, porém a luz emitida pelo resto consome mais se comparado aos painéis LEDs, então não dá para dizer que OLED é mais econômico a menos que você veja coisas mais escuras.



Os compostos orgânicos mencionados acima se degradam com o tempo, diminuindo o brilho ou ocorrendo o famoso burn-in, que são manchas na tela. Para evitar isso, as empresas adotam o “pixel shifter” (a tela se move quase imperceptivelmente para os pixels não “queimarem” por longos períodos de luz) e também uma tecnologia para “limpar a tela”; fazendo isso e não deixando imagens estáticas, provavelmente você prolongará a vida do seu aparelho.



Para mais informações sobre OLED:

- https://www.promobit.com.br/bl...erenca-500

- https://www.promobit.com.br/bl...-da-sua-tv



QUAL A MELHOR OPÇÃO?



Obviamente aqui estou fazendo um juízo de valor e colocando minha opinião pessoal. A partir de certo valor, eu sou bem chato com a qualidade e, independente disso, sempre escolho uma televisão pela imagem, embora eu ache o conjunto um diferencial.



Baseado no que escrevi acima, sem dúvida alguma os televisores com tecnologia OLED oferecem uma imagem superior. Não é só minha opinião, como também a de especialistas no assunto, tal qual o rtings, referência mundial.

O risco do burn-in existe e, para muitos, ele é quase certo. Eu acredito que os televisores mais novos estão menos suscetíveis a isso e com o devido cuidado é possível postergá-lo. Aconselho a compra de garantia estendida.

Se forem comprar uma TV OLED atualmente, indico a B9 e a C9 da LG. Possuem um conjunto muito bom de sistema (o melhor do mercado aliado ao controle Smart Magic) e som.



Caso você tenha medo do burn-in ou as TVs OLEDs ainda não estejam acessíveis eu recomendaria os seguintes modelos:



local bem iluminado, assentos bem dispostos e orçamento mais baixo: SM8600

local bem iluminado, assentos bem dispostos e orçamento mais alto: SM9000

local menos iluminado, assentos não tão dispostos e orçamento mais baixo: Q60, Q6F

local menos iluminado, assentos não tão dispostos e orçamento médio: X905F, X955G, Q70/Q80

local menos iluminado, assentos não tão dispostos e orçamento alto: Q90



Comentando a respeito dos modelos acima, eu acredito que a linha Nanocell da LG (SM) ofereça melhor imagem em ambientes claros pela tecnologia do painel (IPS), melhor som e sistema, o maior ângulo de visão sem distorções e o menor input lag; especificamente o modelo SM9000 é um dos únicos com HDMI 2.1. Os modelos da Sony (X9xxx) oferecem melhor imagem pela faixa de preço, melhor upscaling para 4K por conta do processador, sistema mais versátil (Android) e bom som. A linha Q90 da Samsung é a top do momento da marca, mas inacessível para a maioria, então as outras oferecem bom custo-benefício, contando com o segundo melhor sistema, som parelho com a Sony, FreeSync para PC e consoles compatíveis.



Compartilhe: