Promobit
Promobit
Imagem do usuário Tarcísio Medeiros
7
Dúvidas e Sugestões

Há algum fator limitante no desempenho da minha Memória RAM?

por Tarcísio Medeiros (@tarcisio_medeiros_1269075)

25 de dezembro de 2020 às 12:59

2

1

4

Bom dia gente, primeira postagem no fórum, espero ser ajudado e poder ajudar na comunidade promobit! \o/

Minha dúvida consiste sobre a performance da minha memória RAM. Eu tenho uma Gigabyte Gaming HD que pelo que vi no site suporta memórias até 2666mhz. Meu processador é um Intel 8100 que segundo o site suporta memórias até 2400mhz. Tinha uma Memória RAM da Corsair 4GB 2400mhz, no entanto no Windows e na BIOS só informam que ela roda a 2133mhz, não permitindo alterar. Comprei recentemente uma da XPG de 8GB 2666mhz e mesmo testando em vários jogos, senti a performance melhorando em absolutamente NADA, quando vi em alguns videos que com Dual Channel se poderia ter uma leve melhora de até uns 5%.

Sei que o ideal seria comprar 2 memórias semelhantes pra fazer dual channel, mas acho estranho que mesmo com uma só a velocidade ficou limitada a um valor menor do que a da placa mãe E do processador, há algum outro limitante? No caso por ser de marcas diferentes, já deveria ser esperado que essa melhora pelo Dual Channel não ocorresse? Valeu!

Compartilhe: