avatar de tarcisio_medeiros_1269075
7

Há algum fator limitante no desempenho da minha Memória RAM?

25 de Dezembro de 2020 ás 12:59

Bom dia gente, primeira postagem no fórum, espero ser ajudado e poder ajudar na comunidade promobit! \o/

Minha dúvida consiste sobre a performance da minha memória RAM. Eu tenho uma Gigabyte Gaming HD que pelo que vi no site suporta memórias até 2666mhz. Meu processador é um Intel 8100 que segundo o site suporta memórias até 2400mhz. Tinha uma Memória RAM da Corsair 4GB 2400mhz, no entanto no Windows e na BIOS só informam que ela roda a 2133mhz, não permitindo alterar. Comprei recentemente uma da XPG de 8GB 2666mhz e mesmo testando em vários jogos, senti a performance melhorando em absolutamente NADA, quando vi em alguns videos que com Dual Channel se poderia ter uma leve melhora de até uns 5%.

Sei que o ideal seria comprar 2 memórias semelhantes pra fazer dual channel, mas acho estranho que mesmo com uma só a velocidade ficou limitada a um valor menor do que a da placa mãe E do processador, há algum outro limitante? No caso por ser de marcas diferentes, já deveria ser esperado que essa melhora pelo Dual Channel não ocorresse? Valeu!

@paulol_pmoro

Cara, vou ser sincero, eu não entendo muito de escolha de peças pra computador, muito menos de compatibilidade de memórias com o resto da máquina, mas em boa parte dos casos um upgrade de memória não vai te dar muuuito desempenho em jogos.
Ainda mais se teu processador e (principalmente) a GPU não forem muito potentes, o componente mais "fraco" pra uma função sempre vai segurar todo o sistema.

responder
Reportar
@tarcisio_medeiros_1269075

paulol_pmoro Então, a questão não seria que eu exatamente ganharia desempenho, mas quando o PC roda com uma memória RAM só, ele perde desempenho, então meu processador+placa de video não estaria atingindo todo o limite de sua capacidade. Primeiro pq a perda com single channel aparentemente é na casa dos 5%, então ter duas memórias RAM faria não mais se perder esse desempenho. Segundo que apesar de eu até agora não compreender, minha memória RAM antiga apesar de ser 2400mhz, estava trabalhando a 2133mhx (e é impossível de mudar na BIOS). A nova memória, no mesmo PC, roda a 2400mhz, então deveria ter mais uma leve melhora na performance dele. Por fim, apesar de Memória RAM não ser exatamente algo que reflete tanto no desempenho, ter pouca memória pode impactar na performance. No meu caso como eu tinha 4GB, deve ser o suficiente pra executar funções cotidianas. Mas aí quando entra em jogos mais novos, deveria fazer uma diferença com um salto de 4GB pra 8Gb ou 12GB. Já que mais uma vez, não é que haveria uma melhora na performance do processador, mas sim eliminaria perdas, o que no resultado seria melhorar a performance que se tinha antes.

responder
Reportar
@paulol_pmoro

tarcisio_medeiros_1269075
Bem, como eu disse, não sou especialista em computadores, mas o que posso te recomendar é:

Instale o MSI afterburner e programe ele pra mostrar os dados do teu PC enquanto roda os jogos.
Você já deve ter visto por ai, são vários dados que vão sendo atualizados no canto esquerdo superior da janela do jogo.

Tendo aqueles dados você pode ter certeza do que está segurando teu desempenho. Se a memória estiver totalmente utilizada, ela é teu problema. Se o processador ou a GPU estiverem em 100%, eles são o problema. Ainda, você pode observar a temperatura do PC, que também pode ser causa de travamentos.

responder
Reportar
@tarcisio_medeiros_1269075

paulol_pmoro É, uso ele tbm. Pra algumas coisas dá pra saber o gargalo, mas em outras ainda não. Tipo quando tem engasgo ou não chega a 60fps mesmo quando as CPUs e a GPU não estão sendo usadas 100%. Mas isso aí já pode ser alguma instabilidade do programa mesmo.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?