Promobit
Avatar do membro Renato Machado
11
Pós-venda e Lojas

Garantia de Placa de Vídeo - ASUS BRASIL

por Renato Machado (@renato_machado_)

9 de julho de 2020 às 18:44

1833

5

135

b>GARANTIA ASUS
Galera, compartilhando minha experiência com a Asus Brasil.

Comprei uma placa de vídeo na loja Kabum! em 30/04/2020 - GTX 1660 Super ASUS TUF 6GB OC por R$ 1399,99.

Infelizmente minha placa começou a apresentar problemas; artefatos verdes na tela com menos de 1 mês da compra!

Abri o RMA (processo de garantia) da Asus. Foi comprada na loja Kabum! mas o processo de garantia é direto com a fabricante ASUS (isso é o que o site da Kabum! informa).
Tinha achado de boa pois a Asus informa que tem 3 anos de garantia e achei que seria tranquilo.

O constrangimento já começa aqui:

Inicialmente informam que uma transportadora iria retirar, mas depois fui informado via e-mail que para esta categoria não estava disponível e eu deveria postar nos Correios utilizando a logística reversa, ou seja, eu tive que postar. Até mandei e-mail falando sobre a situação, que moro com pessoas de risco (COVID-19), mas não teve jeito... Tive que postar mesmo assim.

Os e-mails são um pouco confusos com as instruções e quase não consegui postar porque a caixa tem que estar envolvida em papel marrom (em nenhum e-mail fala isso). Na hora, tive que ir em uma papelaria comprar esse papel (custo extra para mim) e foi correria.

Foi postada no dia 29/05.

A Assistência autorizada da Asus fica em Barueri só que o Correios demorou 20 DIAS para entregar a encomenda. Um absurdo. (Conhecem o Correios, né?)
Eu moro em SP. De carro, levaria 40 minutos.

A placa chegou na assistência no dia 19/06 e hoje 02/07 tive o retorno da Asus:

"Seu produto encontra-se com defeito constatado e não há possibilidade de reparo (peça indisponível) ou troca (produtos indisponíveis para troca, seja igual ou superior na AT Credenciada). Desta forma, a única opção é o ressarcimento do valor de seu produto, conforme deixamos informado previamente em nossa política de garantia. "

RESULTADO: Não vou conseguir comprar outra placa igual ou semelhante com o valor que paguei em abril pois os preços subiram muito. A mesma placa hoje esta R$ 900,00 mais cara!!!!
Questionei a fabricante pois não quero o reembolso pois ficaria MUITO no prejuízo. Ficaria sem placa inclusive pois não tenho dinheiro para comprar outra.

Citei o seguinte artigo no e-mail:

No Art. 18. do Código de Defesa do Consumidor da Lei nº 8.078 diz:

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
1 Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço.

4 4 Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do 1 deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto..."

Como a placa está mais cara, eu ficaria no prejuízo. Prejuízo causado por um defeito no produto! Seria justo a restituição no valor para comprar uma nova hoje (com complementação ou restituição de diferença de preço) ou mesmo a substituição por outra placa igual ou superior, inclusive de outra marca.

A empresa me respondeu que as placas que eles importam vão direto para os revendedores (seria fácil resolver, negociando uma dessas placas e direcionando a mim).

Conforme os e-mails em anexo, estou sendo "coagido" a aceitar a opção de reembolso, pois eles alegam que não tem outra opção. Ao meu ver, a lei é clara em dizer que posso exigir outra placa, inclusive de outra marca.
Já abri reclamação no ReclameAqui, Consumidor.Gov e Procon.

Vou iniciar a abertura de um processo no JEC (Juizado Especial Cível).

O prejuízo já é enorme de ficar sem a placa, tinha iniciado alguns projetos com o PC novo que demorei 10 anos para ter e com menos de 1 mês fiquei sem.








Compartilhe: