Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Avatar do membro Rafael Oliveira
19
Conversas Livres

Como usar o Seguro Proteção de Preço MasterCard

por Rafael Oliveira (@rafaeloliveira)

27 de março de 2022 às 23:26

18342

20

18

Quem possui cartão de crédito MasterCard Gold tem direito a um benefício bem interessante, o Seguro de Proteção de Preço.

Funciona assim: Se você comprar um produto e encontrar o mesmo item por um preço menor, em até 30 dias após a compra, você pode receber um reembolso da diferença entre o valor que pagou e o preço mais baixo encontrado.

Percebi que muitas pessoas desconhecem esse benefício, não sabem como usar e também há muitos rumores sobre o que é e o que não é aceito, por isso decidi fazer esse artigo contando a minha experiência usando o serviço.

A minha experiência:

Comprei um Colchão Guldi Queen na Americanas em 23/11/21 (semana de Black Friday). O valor foi de R$ 1.647,66, sem contar cashbacks adicionais.

No dia seguinte, 24/11/21, o mesmo modelo de colchão (mesma marca, modelo, dimensões, etc) apareceu na Magazine Luiza por R$ 1.453,24.

Ao ver o anúncio da Magazine Luiza, tirei uma captura da tela exibindo o produto anunciado e também a data que eu estava vendo aquela oferta e prossegui abrindo um sinistro na MasterCard.

O link para usar benefícios da MasterCard é este: https://lac.mycardbenefits.com...ode=CC@BRA

No site, é necessário preencher os dados do cartão com o qual você fez a compra (precisa ser um MasterCard Gold) e informações gerais sobre a sua compra e o anúncio mais barato que você encontrou.

Depois disso, é necessário fornecer vários documentos que comprovem a sua compra, o anúncio mais barato e possibilitem que a MasterCard te reembolse. No final do artigo anexo algumas imagens dos documentos usados.

Uma lista resumida dos documentos:

- Extrato de cobrança do cartão, no qual conste a compra feita, número da conta e nome do portador;
- Nota fiscal da compra;
- Formulário de transferência bancária preenchido (baixe-o aqui https://www.mycardbenefits.com/ e use um editor de PDF para preencher);
- Uma prova do anúncio mais barato, exibindo o produto, loja e preço ofertado;
- Cópia do seu documento de identidade;
- Comprovante de residência permanente.

Não se preocupe se faltar algum documento quando você abrir o sinistro. A MasterCard irá entrar em contato por e-mail solicitando os documentos faltantes até que tudo esteja ok.

Eu tive que enviar alguns documentos mais de uma vez e tive algumas dúvidas sobre quais eram aceitos, por isso fui enviando alguns documentos "equivalentes" e testando quais eram aceitos.

Por exemplo, forneci junto ao extrato da fatura (que não exibe meu nome) um documento chamado Declaração de Status de Cartão e Dados Cadastrais, que o próprio Nubank emitiu para mim, podendo comprovar que o cartão usado era meu.

O processo de envio e revisão de documentos é o mais cansativo, por isso recomendo que você salve todos em uma pasta no computador/celular pra saber onde achar tudo.

Passados alguns meses, a MasterCard confirmou o reembolso de R$ 194,42 (exatamente a diferença entre os anúncios). O valor foi depositado na minha conta cerca de 4 meses após a abertura do sinistro.

Acredito que nas próximas vezes o processo será mais rápido, agora que já sei como tudo funciona e quais documentos são necessário.

Agora que contei a minha experiência, responderei algumas dúvidas que vi pela internet e que podem ajudar alguém interessado.

O benefício é só para cartão MasterCard Gold?

SIM! Quem possui cartão MasterCard Platinum ou superior não tem direito ao seguro de proteção de preço.

O meu cartão era MasterCard Platinum. Eu entrei em contato com a Nubank e pedi para trocar meu cartão para MasterCard Gold. No dia seguinte já consegui emitir um cartão virtual gold para usar o benefício.

Alguns cartões VISA também têm um benefício similar, mas eu não tenho experiência com estes cartões.

Quanto tempo demora para receber o reembolso?

Depende dos documentos solicitados e do tempo que você demorará para fornecê-los. Acredito que até 2 meses seja o tempo médio.

No meu caso, levou cerca de 4 meses porque demorei para responder às solicitações de documentos da MasterCard. Depois que cada solicitação é respondida, leva até 7 dias para analisarem os documentos.

Quais as limitações do seguro proteção de preço?

Há várias limitações para usar o benefício, por isso é muito importante ler o guia de benefícios MasterCard Gold neste link. https://www.mastercard.com.br/...icios.html

As principais limitações:

- Reembolso de até $100 dólares por sinistro ou até $200 dólares por ano;
- Válido apenas para compras de no mínimo $50 dólares;
- Para compras pela internet, benefício válido apenas para sites registrados no Brasil;
- Proteção de preço não inclui frete, taxas de instalação, etc;
- Não há cobertura para anúncios de "queima de estoque", "quantidade limitada", ofertas com cupom do fabricante, ou outros bônus adicionais que alterem o preço do produto;
- Não há cobertura para ofertas com qualquer limitação de acesso ao público em geral.

Há também uma lista (bem limitada) de produtos não cobertos pelo seguro, que inclui carros, terrenos, plantas, bebidas, obras de arte, etc.

Compras com cashback são cobertas?

Sim. O cashback é um benefício adicional à sua compra original que, normalmente, não está incluso no anúncio que você fez a compra e nem na nota fiscal.

Como mencionei, consegui reembolso do colchão mesmo tendo obtido cashback na compra (foi um cashback baixo no AME).

Se eu encontrar uma oferta mais barata com cupom, posso receber o reembolso?

Não posso afirmar isso. No regulamento diz que anúncios com cupons do fabricante não são cobertos, então não dá para saber se cupons em geral estão inclusos a não ser testando e vendo se o pedido é aceito.

Documentos em anexo:

Deixo em anexo ao artigo uma captura de parte do e-mail de confirmação de compra que recebi da Americanas, o anúncio da Magazine Luiza que encontrei no dia seguinte e o documento que solicitei ao Nubank para comprovar a titularidade do cartão.


Vale ressaltar que todo o processo descrito é sobre a minha experiência pessoal usando um serviço gratuito que qualquer pessoa que possua um cartão MasterCard Gold tem direito.

Todos os passos descritos aqui foram seguidos em conformidade com o regulamento do serviço e com revisão da MasterCard.

É importante lembrar que dependendo do banco emissor do seu cartão, o processo poderá ser diferente para você e outros documentos poderão ser necessários. Entre em contato com o seu banco, explique a situação e veja o que podem fazer por você.

Espero que esse artigo possa ajudar alguém que ainda não conhecia esse serviço e que agora terá informações para exercer esse direito :)






Outros

Compartilhe: