Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Soundbar ou Home Theater: Qual o melhor?

Sistemas de som externos são necessários para melhorar a experiência proporcionada por nossas TVs com filmes e jogos. Mas qual é melhor: Home Theater ou Soundbar?

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

11 de out de 2018

0 comentários

Compartilhe:

A experiência sonora entregue por TVs atualmente é, via de regra, medíocre. Embora achemos que o som entregue por modelos de Smart TV de entrada, relativamente acessíveis, seja satisfatório, basta utilizar uma soundbar ou home theater uma única vez para mudar de opinião e querer adquirir um produto do tipo.

E é após essa decisão que surge a dúvida: Qual é melhor? Soundbar ou Home Theater? Se estamos falando de qualidade sonora, devo dizer sem rodeios que um Home Theater é melhor. No entanto, a Soundbar foi concebida com um público-alvo e tipo de uso/situação em mente, por isso é possível que tal produto seja mais recomendado para você mesmo que a qualidade geral seja inferior.

Consideramos que o melhor seja entender as vantagens de se ter uma Soundbar e um Home Theater. Assim, você poderá decidir qual deles é o melhor para a sua sala ou quarto.

Leia também:O que é uma soundbar e como escolher a sua?

Qualidades da Soundbar

Soundbar é um sistema de som simplificado que normalmente dispensa o uso de alto-falantes extras e proporciona experiência sonora superior à grande maioria das TVs disponíveis no mercado, visto que estes produtos possuem speakers limitados.

A principal vantagem de ter-se uma soundbar em casa é a praticidade que o produto oferece, uma vez que o usuário deve se preocupar apenas com a instalação de um único aparelho e já estará pronto para assistir seus filmes, séries e futebol ou jogar seus games favoritos aproveitando a qualidade de som superior que o produto oferece.

soundbar

Além disso, devido ao tamanho reduzido e design simples, a soundbar é uma ótima opção para quem não possui muito espaço em sua sala ou gosta de ter um ambiente minimalista, sem fios ou muitos eletrônicos espalhados quebrando a harmonia.

Confira:Promoções de Soundbar

Muitos dos modelos de soundbar atuais já possuem compatibilidade com algum tipo de assistente inteligente, como o Google Assistente. Dentre as vantagens que essa conexão oferece temos a possibilidade de controlar outros eletrônicos, como um videogame ou a própria TV, usando apenas a voz, além de ter acesso a muitas outras informações sem precisar chegar perto do controle remoto.

Qualidades do Home Theater

Os Home Theaters atuais são sistemas de som integrados formados por subwoofer e até doze alto-falantes que possuem diferentes funções e devem ser posicionados em locais estratégicos para proporcionar experiência de cinema.

Dentre as qualidades do Home Theater temos a inteligibilidade. Como os sons vêm separados e de diferentes direções, o espectador consegue absorvê-los melhor, compreender bem os diálogos mesmo durante cenas de ação com muitos efeitos sonoros simultâneos e ouvir pequenos ruídos em cenas de suspense. Com o aparelho, é possível aproveitar muito mais a imersão em batalhas épicas situadas no campo ou espaço, cenas em casas abandonadas ou apenas salas recheadas de pessoas conversando ao mesmo tempo.

home theather

Como possui mais espaço, speakers, tweeters e woofers trabalhando ao mesmo tempo, o Home Theater é capaz de reproduzir o som original, eliminando o máximo possível de distorções de frequência e entregando som limpo e claro ao usuário.

Além disso, por haver subwoofer avulso, obtemos graves mais profundos que mudam de intensidade de maneira sutil ou abrupta dependendo da cena.

Confira:Promoções de Home Theater

Por fim, com um Home Theater o usuário ainda é capaz de alterar o “sweet spot”, ou o local que irá usufruir dos benefícios do produto da melhor forma. Como as caixas podem ser reposicionadas, proprietários de Home Theaters podem fazer alterações para que o ambiente fique organizado de forma que obtenha maior conforto.

Soundbar ou Home Theater?

Como pudemos ver, o Home Theater proporciona experiência sonora que a Soundbar não é capaz de alcançar por questões físicas — simplesmente não há espaço em uma Soundbar para todos os recursos presentes em um Home Theater, o que limita as capacidades do aparelho. No entanto, a qualidade segue muito boa e, com toda certeza, melhor do que o som das nossas TVs.

Mas qual dos produtos é o melhor para você? Bom, para chegar à resposta é necessário que você conheça o tipo de ambiente que irá instalar o aparelho, a forma como tudo está organizado, o tom que você deseja dar à sala ou quarto e, claro, o quanto está disposto a gastar.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você: tem uma sala pequena, sem espaço para espalhar caixas de som, e quer som melhor do que o proporcionado pela sua TV; não está disposto a ter alguns fios espalhados ou ter o trabalho de escondê-los; conta com orçamento limitado e ainda assim não está satisfeito com o som da TV; ou simplesmente possui uma sala com visual minimalista e não quer quebrar essa harmonia, uma Soundbar é recomendada e será uma ótima adição para sua sala.

Possui mais espaço disponível em sua sala e um orçamento maior para o novo sistema de som? Um Home Theater é mais do que o indicado para dar uma cara totalmente diferente ao ambiente. Lembre-se de que você terá um trabalho maior escondendo os fios e posicionando corretamente os alto-falantes, mas o resultado final compensará qualquer esforço.

home theater som

E mesmo que você esteja indeciso no momento, saiba que não existe uma escolha definitiva. Você pode unir o útil ao agradável e realizar testes com o tempo para avaliar sua adaptação com uma soundbar ou home theater.

Por exemplo, hoje é possível adquirir Soundbar com subwoofer separado, que proporciona melhores graves do que aqueles que a simples barra pode oferecer. Além disso, você pode comprar alto-falantes separados, se assim desejar, e fazê-los trabalhar em conjunto com a soundbar — neste caso, é necessário que o aparelho principal funcione em modo passível.


Esperamos ter respondido suas dúvidas e que você agora saiba se uma Soundbar é o suficiente para sua sala ou se apenas Home Theater te deixará satisfeito.

E não deixe de conferir as promoções destes produtos no Promobit, adicionar em sua lista de desejos os modelos que deseja comprar e observar a queda de preço até a Black Friday, maior temporada de promoções e melhor época do ano para comprar eletrônicos!