Campanha Amazon APP Day
Promobit
Artigos

Smartphones de 2017: O requintado e possivelmente caro Xperia XZ premium

A Sony decidiu focar no segmento mais caro dos smartphones. O Xperia XZ Premium é o melhor exemplo, até agora, dessa nova proposta.

Avatar do membro Ghedin

Ghedin

9 de mar de 2017

0 comentários

Compartilhe:

Faz algum tempo, a Sony mudou sua estratégia em smartphones. Em vez de atender a todas as faixas de preço, os japoneses passaram a focar no high-end, com produtos caros e especificações topo de linha. O Xperia XZ Premium, apresentado no Mobile World Congress, representa muito bem essa nova postura.

A maior surpresa do Xperia XZ Premium é o fato dele vir equipado com um SoC, espécie de “coração” do smartphone composto por processador, GPU, modens e outros componentes, atualizado. Dizia-se, nos bastidores, que a Samsung havia monopolizado as encomendas do Snapdragon 835, versão mais recente do chip da Qualcomm, e que por isso as demais fabricantes demorariam para lançar novos smartphones ou os lançariam com chips defasados (foi o caso da LG).

Não a Sony. Para surpresa de todos, o Xperia XZ Premium usa o Snapdragon 835, colocando-o na dianteira provisória da corrida dos smartphones Android em 2017. Não se sabe, ainda, se ele será o primeiro lançado; alguma chinesa ou mesmo a Samsung, que anunciará o Galaxy S8 ainda em março, podem largar na frente.

Super tela e super câmera

sony xperia xz premium

Outro grande destaque desse aparelho é a sua tela, de 5,5 polegadas, com resolução 4K, ou de 2160×3840 pixels, e suporte a HDR. Por ser um painel LCD, ela provavelmente não servirá para usos em realidade virtual com o auxílio de capacetes no Daydream, a plataforma para esse fim do Google — as especificações exigem tela AMOLED. De qualquer forma, embora a utilidade de uma tela de resolução tão alta num smartphone, é questionável o feito técnico da Sony.

A câmera, de 19 megapixels, faz um truque exclusivo: vídeos em alta definição a 960 quadros por segundo. O Super Slow Motion, como foi batizado pela Sony, exige um chip dedicado e não dura muito tempo, mas, novamente, é um grande feito e coloca o Xperia XZ Premium na vanguarda dos smartphones.

Com resistência a água e poeira e materiais de alta qualidade (metal e vidro revestido por Gorilla Glass 5), o Xperia XZ Premium muito provavelmente custará caro e não venderá em grandes volumes. Basta lembrar do seu antecessor, o Xperia XZ, que chegou ao Brasil custando mais de R$ 4 mil. Felizmente, a Sony também anunciou alguns outros modelos mais simples, com destaque para o Xperia XZs, que mantém a câmera Super Slow Motion, mas traz uma tela menor (5,2 polegadas) e com resolução “apenas” Full HD.

O Xperia XZ Premium sai em algum momento do segundo trimestre. Já o Xperia XZs é esperado para abril. Preços e disponibilidade no Brasil ainda são desconhecidos.


Para encontrar promoções de celular, basta navegar no Promobit. Aqui você ainda encontra cupons de desconto e pode aproveitar as mega ofertas da Black Friday, que são verificadas uma a uma por nossos moderadores!