Take a fresh look at your lifestyle.

Quando é o Dia das Mães?

Descubra a origem e quando é o Dia das Mães, data idealizada pela americana Anna Jarvis e oficializada no Brasil por Getúlio Vargas.

Com a aproximação do Dia das Mães, alguns filhos e filhas já gostam de pensar em presentes, homenagens e possíveis passeios para fazer com as respectivas progenitoras. Mas, para que isso aconteça da melhor forma, é necessário saber com certeza a data. Neste artigo, esclarecemos quando será o Dia das Mães este ano e um pouco da origem da data.

Leia também:

Quando é o Dia das Mães?

Em 2019, o Dia das Mães será comemorado em 12 de maio, segundo domingo do mês. Se você tem contato com a sua mãe e a estima, pode levá-la para jantar, fazer um passeio, deixá-la ter um dia de rainha em um spa, fazer um presente a partir de um tutorial da internet ou proporcionar a experiência que você acha que mais combina com ela.

Inclusive, se você está pensando em comprar um presente especial, pode adicionar o item à sua Lista de Desejos do Promobit. Nessa funcionalidade da nossa plataforma, você pode colocar o item que deseja comprar, como “sapatilha Vichy” ou “tênis Adidas” e escolher o valor mínimo e máximo que quer pagar pelo produto. Assim, quando houver uma promoção dentro dos seus requisitos no site, você será notificado e poderá adquirir um presente com garantia de preço baixo.

Origem do Dia das Mães

Pode não parecer, mas o Dia das Mães é comemorado oficialmente no Brasil há 87 anos. A data foi oficializada em 1932, no governo provisório de Getúlio Vargas. Mesmo assim, já era celebrada aqui há mais tempo: a Associação Cristã de Moços em Porto Alegre fazia comemorações na data desde 1918.

Mas você sabe a razão dessas celebrações terem começado e quem foi a grande mentora disso tudo? O nome dela é Anna Maria Jarvis, estadunidense que queria demonstrar a relevância das mães na sociedade e a importância de ter carinho, respeito e amor para com quem cumpre esse papel na sociedade.

Essa necessidade observada por Anna ocorreu depois que ela perdeu a própria mãe, Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905. Muito triste e recebendo apoio de várias amigas, a moça começou algumas atividades para conscientizar jovens e crianças sobre a figura materna e, em 1908, conseguiu que fosse realizada uma missa em prol das mães, na Igreja Metodista Andrews, de Grafton, West Virginia, onde morava.

Logo, cidades e estados vizinhos também começaram a celebrar a data e, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson estabeleceu que o Dia das Mães fosse comemorado no segundo domingo de maio no país. Como se sabe, essa regra também foi acatada pelo Brasil.

Não era para ser uma data comercial

Com o passar dos anos, começou-se a observar um grande potencial comercial na celebração do Dia das Mães. Afinal, filhos e parentes poderiam comprar cartões, presentes e outros objetos como forma de demonstrar carinho à pessoa que lhes deu a vida.

Porém (e com muito afinco), esse não era o propósito inicial de Anna ao criar a data e, ao perceber essa tendência, ela passou a repudiar o Dia das Mães e lutar pela revogação dele, o que não conseguiu. Seu esforço foi tanto que ela utilizou sua herança para acabar com a data e acabou por morrer pobre, juntamente com sua irmã.

Quem veio antes de Anna?

Apesar de Anna Jarvis ser a grande responsável pela celebração do Dia das Mães ao redor do mundo, eventos do tipo já aconteciam na Grécia e Roma Antiga, em cultos de adoração à divindades, como Cibele, a Deusa Mãe romana, e Reia, da mitologia grega.


Agora que você já sabe quando é o Dia das Mães, use nossos cupons Americanas e cupons Casas Bahia para comprar um presente para a sua mãe com os menores preços!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!