Promobit
Promobit Explica

Qual o tamanho ideal da geladeira para sua casa?

Separamos algumas dicas simples que vão ajudar você na hora de escolher o tamanho da geladeira.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

5 de jul de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Uma das questões mais importantes na hora de escolher a geladeira é o tamanho do eletrodoméstico, que influencia não apenas no espaço que ele ocupará na casa, mas principalmente se será capaz de atender às suas necessidades. É preciso entender que o tamanho da geladeira não deve ser definido apenas em questão de litros, mas questões como modelo e divisão interna tem grande influência na quantidade e tipos de alimentos que poderá armazenar.

Para ajudar você a descobrir o tamanho ideal da geladeira para sua casa, nós separamos algumas dicas simples, pontos que precisa observar e contas fáceis para identificar o modelo e quantidade de litros que precisa.

Tamanho Geladeira

Modelo influencia no tamanho da geladeira

Side by side, duplex, french door, uma porta: as diferenças entre os modelos de refrigerador vão além da aparência, alterando a estrutura do eletrodoméstico, que passa a ter divisão interna completamente diferente. Na prática, isso significa ter mais ou menos espaço no freezer e uma organização que favoreça o armazenamento e acesso a alguns tipos de alimentos.

Além da divisão interna, o modelo também determina o tamanho (em questão de altura, largura e profundidade) do refrigerador. Por isso, é importante ficar atento a esse aspecto e o espaço disponível na sua casa ou apartamento na hora da escolha.

Frigobar – até 120 litros

Como cabem um número bem pequeno de alimentos e bebidas, os frigobares são utilizados principalmente como apoio em ambientes em que não há espaço para uma geladeira, como quartos e escritórios. Quem mora sozinho e tem o hábito de comer fora, também conseguirá se virar com o eletrodoméstico.

Os principais pontos positivos do frigobar são o seu tamanho, que permite que ele seja colocado com facilidade em lugares com muito pouco espaço, e o preço, podendo ser encontrado a partir de 400 reais.

Modelos de frigobar para ficar de olho

Frigobar Electrolux RE122

Frigobar Brastemp Retrô BRA08AE

Frigobar Brastemp Retrô BRA08AE

Geladeira pequena – de 120 a 260 litros

Esse tamanho de refrigerador é ideal para pessoas que moram sozinhas e casais sem filho e que não tem o costume de cozinhar com tanta frequência. Com esse tamanho, você provavelmente só vai encontrar geladeiras de uma porta. Apesar desse modelo estar cada vez mais em desuso, substituído principalmente pelo duplex, ainda é possível encontrar bons refrigeradores.

Seu único problema é o tipo degelo, que quase exclusivamente é manual ou semiautomático. Para saber mais sobre como funcionam as tecnologias de descongelamento, leia o nosso artigo: qual a diferença entre Frost Free e Cycle Defrost?

Modelos de geladeira pequena para ficar de olho

Geladeira Electrolux DF35A

Geladeira Electrolux DF35A

Geladeira Esmaltec RCD 34

Geladeira Esmaltec RCD 34

Geladeira média – 260 a 390 litros

Para famílias e casas com três ou mais moradores, o melhor é optar por um refrigerador que tenha de 260 a 390 litros. Casais que cozinham com frequência, mas não fazem suas compras com a mesma velocidade e pessoas que moram sozinhas, mas costumam consumir e armazenar muitos produtos congelados também devem optar por geladeiras com esse tamanho.

Apesar de existirem modelos de 1 porta, com esse tamanho é mais fácil encontrar as geladeiras duplex e inverse, que apresentam uma melhor divisão interna e facilitam o acesso aos alimentos. Como esses refrigeradores terão dimensões maiores, é necessário ficar atento ao tamanho deles em relação ao espaço disponível na cozinha.

Modelos de geladeira média para ficar de olho

Geladeira Panasonic NR-BT42BV1W

Panasonic NR-BT42BV1W

Geladeira Brastemp BRM44HBANA

Brastemp BRM44HBANA

Geladeira grande – acima de 400 litros

Por necessidade, refrigeradores com esse tamanho são indicados para famílias grandes e casas com 4 pessoas ou mais. No entanto, quem deseja comprar um modelo side by side ou french door só terá a opção de adquirir um eletrodoméstico com mais de 500 litros. Como eles contam com uma divisão interna otimizada e um freezer maior, investir em um desses dois modelos também é uma boa opção para quem precisa ou tem o costume de armazenar mais comida congelada.

Além de observar se a cozinha é capaz de comportar uma geladeira com essas dimensões, é preciso ficar atento se o modelo escolhido não exige uma adaptação ou reforma no cômodo, já que alguns eletrodomésticos demandam uma fonte direta de água para o dispenser.

Modelos de geladeira grande para ficar de olho

Geladeira Samsung RT6000H-RT46

Samsung RT6000H-RT46

Geladeira Brastemp BRO80AKANA

Brastemp BRO80AKANA

Além do tamanho, tecnologias, design e funcionalidades são algumas das questões que você deve avaliar antes de comprar uma geladeira. Como a gente sempre fala, não existe um modelo melhor ou pior, tudo depende do seu uso, necessidades, orçamento e claro, gosto pessoal.

Se ainda tiver alguma dúvida, pode perguntar aqui embaixo que vamos nos esforçar para te ajudar da melhor forma possível!


Para aproveitar as melhores promoções de geladeira, faça o download do nosso app de descontos e recebe avisos sempre que os produtos que está procurando entrarem em oferta, Com ele, você também poderá aproveitar os cupons de desconto das principais lojas do Brasil, como cupons Americanas e cupons do Submarino