Promobit
Comparativos

Qual é melhor: Galaxy J5 Pro ou Moto G5S?

Comparamos dois dos intermediários mais buscados hoje: Galaxy J5 Pro e Moto G5S. Quem leva essa?

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

14 de mai de 2018

0 comentários

Compartilhe:

O mercado de smartphones intermediários é cheio de opções para quem quer um aparelho simples, que lida bem com as tarefas do dia a dia e não deixa o usuário na mão ao longo do dia.

Dentre essas opções, dois celulares que deixam muitas pessoas em dúvida são o Galaxy J5 Pro, da Samsung, e o Moto G5S, da Motorola. Qual dos dois é melhor?

Comparamos cada aspecto dos smartphones, atribuindo vantagem para o melhor deles e decidimos qual vale mais a pena. Confira a seguir.

j5 pro vs moto g5s

Hardware e desempenho

É no hardware que a dúvida entre os dois aparelhos nasce. Eles contam com um conjunto de especificações bem semelhante que, nos números, apontam vantagem para um, mas no desempenho real acabam entregando resultados bem parelhos.

O Galaxy J5 Pro conta com processador Octa-core Exynos 7870 de 1.6 GHz, GPU Mali-T830 MP2 e 2 GB de RAM. O Moto G5S conta com processador Octa-core Snapdragon 430 de 1.4 GHz, GPU Adreno 505 e os mesmos 2GB de RAM.

Como dito, os números mostram vantagem para o celular da Samsung, mas testes de benchmark diferentes colocam ambos lado a lado, com alguns apontando vantagem para o Moto G5S, que teoricamente seria mais fraco. Se você procura um smartphone que rode bem aplicativos do dia a dia, redes sociais e jogos simples como Candy Crush, Clash Royale e Subway Surfers, qualquer um dos aparelhos será uma boa escolha.

  • Moto G5S e Galaxy J5 Pro

Tela

É na tela que os smartphones se diferenciam mais um do outro, já que, apesar de terem o mesmo tamanho (5,2 polegadas) e proteção Gorilla Glass 3, o tipo de visor e resolução são diferentes e pesam muito na decisão final.

O Galaxy J5 Pro tem display Super AMOLED que tende a ter melhor contraste e consequentemente cores mais vivas, porém a resolução da tela é apenas HD (720 x 1280), o que o coloca em desvantagem em relação ao concorrente.

O celular da Motorola, por sua vez, tem tela IPS que tende a ter contraste pior que a AMOLED e ângulo de visão melhor, porém ele se beneficia da resolução Full HD (1080 x 1920) e acaba apresentando melhores imagens que o J5.

Não só nos números a diferença pende para o lado da Motorola, mas em testes práticos também constatamos melhor qualidade nas imagens apresentadas pelo Moto G5S. Portanto, vantagem da Motorola.

  • Moto G5S
  • Galaxy J5 Pro

Armazenamento interno

O armazenamento interno dos dois celulares é de 32 GB, espaço que consideramos suficiente para um usuário básico armazenar suas fotos e vídeos. Caso seja necessário mais espaço, ambos contam com suporte a cartão microSD para expandir o espaço e é aí que a diferença pode ser notada.

Se quiser inserir um cartão de memória no Moto G5S, você terá que abrir mão de um dos chips, isso porque o smartphone conta com slot híbrido. Já com o J5 Pro, você poderá usar tanto dois chips como microSD ao mesmo tempo, uma vez que ele tem slots separados para cada cartão.

Por isso, atribuímos vantagem para o Galaxy J5 Pro na categoria “armazenamento interno”. Ele apresenta um diferencial que poderá ser útil para muita gente.

  • Galaxy J5 Pro
  • Moto G5S

Bateria

Tratando-se de bateria, tanto o Moto G5S como o Galaxy J5 Pro contam com 3.000 mAh que prometem durar um dia todo com uso moderado. Para a maioria dos usuários público-alvo dos intermediários, essa quantidade será mais que o suficiente.

Mas se a bateria não aguentar, o Moto G5S conta com diferencial que lhe atribui vantagem: carregamento rápido. O smartphone já vem acompanhado de um carregador TurboPowerda Motorola que entrega uma carga completa em menos de duas horas.

Se você deseja uma bateria com autonomia satisfatória, qualquer um dos dois aparelhos oferecerá isso. Mas se você quer uma bateria que possa ser recarregada rapidamente, só encontrará esse benefício no Moto G5S.

  • Moto G5S
  • Galaxy J5 Pro

Câmeras

Outro exemplo de vantagem que é aparente nos números e diferente na prática são as câmeras. As especificações mostram que o Galaxy J5 Pro ficaria à frente tanto em testes com câmera traseira quanto com a frontal, mas vimos que não é bem assim.

Câmera traseira: o J5 Pro tem lente de 13 megapixels com abertura f/1.7; o G5S tem lente de 16 megapixels com f/2.0. A abertura maior deveria apontar vantagem do aparelho da Samsung, mas nos testes percebemos qualidade bem semelhante entre as duas câmeras. As fotos apresentam cores bem saturadas e qualidade satisfatória para um smartphone intermediário. Em cenas pouco iluminadas o resultado também foi muito próximo para apontarmos vantagem para algum.

Câmera frontal: Foi na câmera frontal onde realmente vimos diferença. As selfies tiradas com o Moto G5S mostraram mais nitidez e maior fidelidade de cores, além de qualidade superior em selfies noturnas (elas ainda contam com nível alto de ruído, mas menor que as do J5 Pro).

  • Moto G5S
  • Galaxy J5 Pro

Outros diferenciais

Como nos comparativos anteriores, não atribuiremos vantagem para nenhum dos aparelhos ao falar de seus recursos ou diferenciais, uma vez que estes poderão ser apenas um “extra” para auxiliar na escolha final. Ambos contam com flash frontal, leitor de impressões digitais, conector 3.5mm para fones de ouvido, Android 7.1 (com atualização garantida para Android 8.0 Oreo) e Bluetooth. Mas e as diferenças?

Um dos diferenciais do Moto G5S é o suporte a carregamento rápido, que pode salvar a pele de quem costuma esquecer de recarregar o celular durante a noite. Além disso, seu leitor de digitais traz suporte a gestos, outro diferencial bacana sempre presente nos aparelhos da Motorola. Infelizmente o modelo não conta com NFC.

Já o Galaxy J5 Pro tem NFC, tecnologia que possibilita, por exemplo, fazer pagamentos com o celular, algo que tende a ser mais comum no futuro. Além disso, o aparelho conta com o recurso Dual Messenger, que permite utilizar duas contas do Whatsapp ou Facebook no mesmo celular.

Preço e custo-benefício

O aspecto que mais pesa no bolso é um dos mais importantes. Portanto, o preço deverá ser um divisor de águas para quem está prestes a escolher o smartphone que vai comprar. Nesse caso, não há grande diferença, sendo que o preço médio atual entre os dois celulares é bem próximo.

Analisamos as condições e valores das últimas ofertas postadas no Promobit do Galaxy J5 Pro. O preço médio do smartphone da Samsung hoje é de R$ 730,00.

Também há muitas promoções do Moto G5S no Promobit e os valores diferem pouco. O preço médio do smartphone da Motorola hoje é de R$ 710,00.

Considerando tudo o que levantamos ao longo do artigo e os preços de cada produto, concluímos que o Moto G5S conta com melhor custo-benefício, oferecendo leves vantagens em cada aspecto e preço um pouco menor.

  • Moto G5S
  • Galaxy J5 Pro

Conclusão

Nosso veredito final foi de que o Moto G5S é a melhor opção entre os dois aparelhos. As diferenças, porém, não são gritantes e você poderá ter uma impressão diferente testando-os pessoalmente. Você também não perderá tanto caso opte pelo J5 Pro, portanto caso se depare com uma oferta imperdível não deixe de aproveitá-la (e de compartilhar com a nossa comunidade!)


Esse foi o comparativo do Promobit entre Moto G5S e Galaxy J5 Pro. Pese com cuidado aquilo que é mais importante para você no momento de escolher um ou outro smartphone e tenha certeza de que ele realmente atenderá as suas necessidades.

Tem alguma dúvida, quer dicas para escolher um ou outro celular ou deseja sugerir um novo comparativo? Não deixe de comentar!