Promobit
Promobit Explica

Qual comprar: PS4 Slim ou PS4 Pro?

Os consoles da Sony possuem atributos e preços diferentes. Confira o que cada um faz e qual deles é o mais indicado para você!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

3 de dez de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Em 2016 a Sony anunciou a tradicional renovação de seu console principal, o PlayStation 4, apresentando ao mundo o PlayStation 4 Slim. Além da versão mais compacta, a companhia também revelou o PlayStation 4 Pro, uma máquina completamente nova, com maior poder de processamento e capaz de entregar performance superior ao modelo mais simples.

Como é de se esperar, há uma grande diferença entre o preço do PS4 Slim e PS4 Pro, afinal, ambos possuem atributos diferentes e são voltados para diferentes vertentes do público gamer.

Leia também:Xbox One S ou Xbox One X: Qual comprar?

Decidir qual o melhor console para comprar pode ser tarefa difícil para jogadores casuais e pais que planejam presentear seus filhos com um videogame novo, por isso o Promobit explica o que cada versão faz para que você compre o console certo e não se frustre com a escolha ou gaste mais do que o necessário.

O que o PS4 faz?

O PlayStation 4 Slim roda os mesmos jogos do PlayStation 4 original — identificado agora como PS4 Fat — com a mesma qualidade gráfica e desempenho superior em relação à refrigeração, o que pode resultar em menos slowdown em casos específicos. Além de ser 40% menor, o PS4 Slim é muito mais silencioso que o primeiro console, tornando as jogatinas sem fone de ouvido bem mais confortáveis.

PS4 Slim front

O console possui portas USB mais espaçadas, que facilitam o uso de headsets, HDs externos e Pen drives; pode ser utilizado na vertical com um suporte; lê DVD e Blu-Ray; e possui os mesmos apps de streaming e entretenimento que seu antecessor.

O controle lançado com o PS4 Slim, o DualShock 4, possui uma faixa de iluminação adicional sobre o touchpad e analógicos melhorados, mais resistentes e confortáveis.

O que o PS4 Pro faz?

O PS4 Pro é a versão mais poderosa e totalmente revisada do PlayStation 4. Equipado com GPU AMD atualizada de 4,2 teraflops, o console entrega desempenho superior em qualquer jogo, atingindo a marca de 60 frames por segundo (fps) em diversos títulos exclusivos da Sony e mantendo a maioria dos jogos acima da faixa dos 30 fps.

PS4 Pro Console

Além de performance, o PlayStation 4 Pro também oferece suporte a resoluções mais altas, como 1440p; upscaling de conteúdo para 4K e suporte ao HDR (High Dynamic Range). Assim, mesmo em TVs simples, o console é capaz de entregar imagens nítidas e com mais detalhes do que a versão mais simples.

O PS4 Pro não possui jogos exclusivos para si, qualquer jogo que funciona na versão também funciona no PS4 Slim ou PS4 Fat. A diferença fica restrita ao desempenho dos jogos, algo que é suficiente para fazer muitos jogadores optarem pelo console mais caro.

Qual comprar: PS4 Slim ou PS4 Pro?

Há diferenças importantes entre o PS4 comum e o PS4 Pro. Cada um tem um público-alvo específico que poderá usufruir dos benefícios do videogame sem gastar mais ou menos do que deve.

Mas qual deles é a melhor opção para você? Vamos lá:

PS4 Slim é a melhor pedida se você:

  • Não tem uma TV 4K;
  • Não se importa em jogar seus games preferidos em 30 fps;
  • Só quer um console para jogar casualmente;
  • Não pode gastar muito em um console novo.

O preço médio do console na versão de 1TB é de R$ 1.799 em varejistas oficiais, que incluem no pacote até três jogos exclusivos e três meses de PlayStation Plus.

Confira:Jogos de PS4 em promoção

PS4 Pro é indicado se você:

  • Possui uma TV 4K e quer usufruir da resolução;
  • Deseja rodar jogos com a maior taxa de quadros possível;
  • Deseja ter uma máquina potente que rode qualquer jogo com ótima performance e qualidade gráfica;
  • Tem um PS VR ou pensa em comprar um óculos de realidade virtual;
  • Pode investir em um videogame relativamente mais caro.

O preço médio do console é de R$ 2.400 em promoções de varejistas oficiais, sendo possível encontrá-lo por menos em condições bem específicas.


Essas são as principais dicas para lhe ajudar a escolher o console que atenderá suas necessidades da melhor forma. Tenha em mente que os dois rodam os mesmos jogos e se diferenciam apenas pelo poder de processamento, recursos suportados e preço. Leve em consideração o que você espera do console e o quanto está disposto a gastar no produto para que a opção mais indicada fique clara.

Ainda não decidiu entre Xbox One, PS4 ou Nintendo Switch? Temos um artigo que compara os três aparelhos e diz qual o melhor console para comprar em 2018. Tire suas dúvidas com ele, avaliando a quantidade de jogos, preço de cada produto e outros aspectos importantes!