Promobit
Promobit Explica

Qual a diferença entre teclado mecânico e teclado de membrana?

Teclados mecânicos estão em alta no momento, mas qual a diferença entre os periféricos e os tradicionais teclados de membrana? E qual deles é melhor?

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

7 de fev de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Teclado mecânico, switch, keycaps, Kailh, Outemu são alguns dos termos presentes no mundo dos teclados mecânicos. A variedade de opções nesse nada-recente-e-ainda-desconhecido segmento pode afastar potenciais usuários que sequer sabem a diferença de um teclado mecânico frente um teclado de membrana e já se veem obrigados a escolher entre dezenas de produtos.

Pensando nos jogadores amadores que querem uma experiência mais próxima à dos jogadores profissionais de e-sports e também nas pessoas que trabalham em frente ao PC e querem melhorar sua experiência diária com a escrita, o Promobit fez um artigo explicando a diferença entre os tipos de teclado, os switches encontrados nos teclados mecânicos e as principais marcas deste segmento.

Leia também:Montando um PC Gamer: Quais são as prioridades?

Confira os preços de teclados

Teclado membranaOpção básica e popular
Teclado mecânicoOpção mais completa e boa para jogos
Teclado semi-mecânicoAlternativa barata

Teclado mecânico vs teclado de membrana: qual a diferença?

Teclados de membrana e teclados mecânicos já têm hoje seus devidos espaços no mercado, mas sempre há aqueles que desconhecem uma ou outra categoria do produto — ou até sua existência — e que poderiam estar digitando melhor. Para essas pessoas, explicamos a diferença entre os diferentes tipos de teclado.

Teclado de membrana

Os teclados mais populares atualmente são os de membrana. Esses modelos utilizam uma membrana de silicone ou material semelhante que fica entre as teclas e fecha o circuito que envia os comandos ao PC, sendo responsável por levar as teclas de volta ao lugar original após serem pressionadas.

Entre as qualidades do teclado de membrana está a acessibilidade — modelos do tipo são bem mais baratos que teclados mecânicos. Justamente por isso, teclados de membrana são os mais fáceis de se encontrar em escritórios e na maioria das casas brasileiras que ainda têm um desktop.

teclado de membrana reddragon
Teclado de membrana é a opção mais acessível atualmente

No entanto, o teclado de membrana tem alguns pontos negativos frente o mecânico, como a experiência de digitação, que é difícil de mudar pela constituição do produto; a precisão na digitação, uma vez que sinais de outras teclas podem chegar ao PC devido ao funcionamento do produto; tempo de resposta mais longo e durabilidade teoricamente menor.

Compre agora teclado de membrana na Amazon

Teclado Mecânico

O teclado mecânico possui um mecanismo mecânico (daí vem o nome) individual para cada tecla, chamado de switch. Composto por uma mola e interruptor próprio, o switch pode ter diferentes singularidades — que lhe conferem nomenclaturas diferentes — e é capaz de proporcionar experiências de digitação diferentes para quem utiliza.

A experiência mais conhecida é o feedback sonoro, um som que é emitido toda vez que uma tecla é pressionada. No entanto, switches de teclados mecânicos também podem oferecer feedback tátil, distâncias de ativação superiores ou inferiores e até personalização de acordo com o gosto do usuário.

teclado mecanico corsair
Switches de teclados mecânicos podem ser substituídos

Por não utilizarem membrana e possuírem switches individuais para cada tecla, teclados mecânicos têm vida útil maior e reconhecem mais de um comando de forma simultânea, sendo muito mais precisos e duráveis que teclados de membrana.

Compre agora teclado mecânico

Amazon     Casas Bahia

Teclado Semi-mecânico

Além do tradicional teclado de membrana e os teclados mecânicos, existe no mercado uma opção que promete ser o meio termo entre os dois: teclados semi-mecânicos. Mas o que são eles?

Existem diferentes tipos de teclado semi-mecânico, desde aqueles que unem o pior dos dois mundos, que trazem acionamento por membrana e o barulho dos mecânicos, até aqueles que possuem funcionamento híbrido, trazendo acionamento mecânico em algumas teclas, como a sequência WASD e os direcionais usados em jogos, e acionamento por membrana no restante das teclas.

teclado semi mecanico
No teclado semi-mecânico apenas algumas teclas possuem mecanismos mecânicos — o restante funciona por membrana

Você dificilmente verá um teclado semi-mecânico sendo recomendado para alguém que joga os games mais populares ou o utiliza para trabalhos onde digitação intensiva é necessária. Isso porque produtos do tipo ou oferecem a mesma experiência de teclados de membrana, ou não cobrem todas as teclas necessárias para jogar um jogo.

Compre agora teclado semi-mecânico

Amazon     Casas Bahia

Qual o melhor tipo de teclado?

Agora que sabemos as diferenças entre os tipos de teclado, falaremos sobre o melhor tipo de teclado para comprar. Engana-se quem pensa que os teclados mecânicos são escolhas óbvias após entender as qualidades do produto — tudo depende do perfil e preferências de quem usa.

Sim, teclados mecânicos oferecem mais opções para quem digita muito ou joga no PC, sendo considerado uma melhor opção por vários motivos, mas não pelo preço. Produtos do tipo são bem mais caros que teclados de membrana, por isso sua popularidade é restrita e eles raramente são adquiridos por necessidade — você irá comprar um teclado mecânico porque quer, não porque precisa de um.

teclado razer deathstalker membrana
Razer Deathstalker está entre os melhores teclados de membrana do mercado

Se você deseja apenas um teclado simples e funcional e não quer gastar muito com ele, aposte em um teclado de membrana. Há boas opções no mercado inclusive para quem deseja jogar e não quer viver o incômodo de ter que testar diversos tipos de teclado ou conviver com o barulho emitido pelos modelos mecânicos.

Mas se você quer um bom teclado para games, ou digita muito durante o dia e quer um produto que ofereça algum tipo de feedback, experiências de digitação diferentes e que seja mais preciso e durável, invista em um teclado mecânico. O dinheiro gasto inicialmente será maior, é verdade, mas o valor entregue fará com que o investimento valha a pena.

Teclado mecanico Logitech G610
Logitech G610 é um teclado mecânico acessível

Dica do autor: Não invista em um teclado semi-mecânico. Além de estar gastando mais do que poderia estar sendo gasto em um bom modelo de membrana, você estará tendo de forma incompleta a experiência que um teclado mecânico oferece. Guarde um pouco mais de dinheiro e compre um teclado mecânico no futuro, mesmo que um modelo de entrada.


Agora que sabe o que faz cada teclado, você já pode começar a pesquisar e avaliar a compra de opções que estejam dentro do seu orçamento. Não importa se funcionam por membrana ou peças mecânicas, há opções no mercado que vão desde o mais acessível até o mais luxuoso. Considere o que é melhor para você!

E se estiver procurando promoções de teclado e mouse, não deixe de conferir as ofertas confiáveis do Promobit e aproveitar um dos nossos cupons de desconto para pagar ainda menos!