Promobit
Comparativos

Qual a diferença entre panela cerâmica e teflon?

Mais do que não deixar o alimento grudar na parede, conheça os principais pontos positivo das panela com revestimento cerâmico e teflon

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

7 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Ter boas panelas é o primeiro passo na hora de melhorar as artes gastronômicas ou pelo menos ser capaz de fazer o arroz com feijão do dia a dia ainda mais gostoso. Conhecer as diferenças entre os modelos e materiais e para quais tipos de uso são mais indicados é fundamental para obter o melhor resultado na hora de cozinhar. Entre os revestimentos antiaderentes, cerâmica e teflon são bastante populares nas cozinhas tanto de profissionais quanto de amadores.

Para ajudar você a se decidir se vale a pena aproveitar aquela promoção de panela ou se é mais interessante esperar um pouco até aparecer um produto que atende às suas necessidades, confira o nosso artigo.

Revestimento cerâmico ou panela toda em cerâmica?

Apesar de ambos possuírem a mesma capacidade antiaderente, na hora de cozinhar eles possuem comportamentos completamente diferentes. Isso se deve a diferenças entre os materiais que compõem o corpo da panela, que possuem características, como velocidade de aquecimento e capacidade de manter o calor, diferentes.

Para uma comparação mais justa, só estamos analisando as diferenças entre os revestimentos cerâmico e teflon. Para saber mais sobre as características de uma panela de cerâmica, confira o nosso texto: Tudo que você precisa saber antes de comprar panela de cerâmica.

panela-ceramica-2

Para que serve o revestimento antiaderente?

Como o nome sugere, o revestimento antiaderente é uma camada que cobre a panela e impede que o alimento grude no fundo sem o uso de óleo. Mesmo quando o preparo exige o uso, apenas um fio de óleo será o suficiente para que dar aquela crosta crocante por todo o alimento.

A panela pode ter revestimento interno e externo. Aquelas que recebem a camada por toda sua extensão e o acrescimento de um cabo especial podem ir diretamente ao forno.

Melhor desempenho?

Vamos começar a comparação entre o revestimento cerâmico e o teflon com a avaliação do seu desempenho em sua função primordial: não grudar os alimentos em preparos sem óleo. Nesse quesito, a disputa é bem apertada. No entanto, a cerâmica leva a melhor, conseguindo um resultado impressionante mesmo sem o uso de uma gota de óleo.

Claro, existem panelas de diferentes qualidades, o que impacta diretamente sua potência antiaderente. Por isso, mais importante até do que contar com revestimento cerâmico ou teflon é comprar produtos com maior qualidade.

Preço da panela

Nesse quesito, a panela de teflon ganha até com certa folga, o que se deve principalmente a uma variedade muito maior de marcas e modelos que utilizam esse tipo de material. Atualmente a cerâmica está presente em modelo considerados premium, que além do revestimento, contam com maior espessura e qualidade de construção.

Nem sempre pagar menos significa um bom negócio, para avaliar o preço das panelas é preciso comparar produtos com as mesmas características. Uma dica é optar por aquelas com pelo menos 2,5 mm de espessura.

Estética

No quesito beleza, nós temos outra vitória com certa folga, mas dessa vez para o lado da cerâmica. A variedade de cores que os modelos com o material podem ter os deixam com um visual bem mais interessante, alguns até mesmo combinando diferentes cores.

Essa vantagem estética faz com que seja muito mais fácil escolher produtos que combinem mais com a decoração e até mesmo usar as panelas como peças de decoração.

panela-antiaderente

Peso da panela

Nesse quesito, os revestimentos estão empatados. Apesar da cerâmica ser mais pesada, apenas o revestimento não irá ter um impacto relevante no peso da panela. Isso se deve muito mais à “base”. Agora se a comparação for entre uma panela de cerâmica e outra de aço com revestimento teflon, a diferença será bem grande, sendo a primeira bem mais pesada. Mas se ambas forem de aço com a variação apenas do revestimento, o peso não fará tanta diferença.

Saúde

Aqui temos outra vitória para o revestimento cerâmico. Apesar de não ter nenhum perigo a saúde quando em perfeito estado, ao aparecerem riscos e arranhões no teflon, o material começa a soltar gases e partículas que são danosos a nossa saúde. Por isso, aqui a cerâmica ganha mais um ponto.

Cerâmica ou teflon: qual melhor?

Apesar das diferenças não serem tão grandes, o revestimento cerâmico é melhor que o teflon em importantes quesitos, principalmente saúde e desempenho. Apesar do maior investimento necessário, recomendamos a escolha desse material para a sua casa.


Agora que você já conhece as principais diferenças entre entre cerâmica e teflon, adicione o tipo que mais interessou na sua lista de desejos e não perca as promoções de panela aqui do Promobit. Para ajudar a baixar o preço ainda mais, nós temos cupons de desconto das principais lojas.