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Procon-SP monitora preços da Black Friday 2017

O Procon-SP já começou o monitoramento de preços para a data, além de iniciar uma campanha de orientação para os consumidores

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Yolanda Moretto

2 de out de 2017

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O Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, informou em nota oficial na última quinta-feira (28) que está iniciando suas atividades de monitoramento de preços para evitar fraudes na BlackFriday, evento mundial de promoções que acontece este ano no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês.

O órgão, que é vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, acompanha o evento de mega promoções desde 2012, fiscalizando para que varejistas não realizem práticas que sejam prejudiciais ao consumidor, visando lucro próprio. De acordo com o órgão, uma das práticas mais realizadas durante o período de ofertas é a “falta promoção”, em que a loja aumenta o valor do produto dias antes do evento para anunciá-lo depois como se estivesse com desconto.

O Procon-SP também liberou uma lista de orientações para que os consumidores realizem compras proveitosas e seguras na BlackFriday deste ano. Você pode conferir a lista completa abaixo.

compra na internet com cartão de crédito celular e notebook

Orientações do Procon-SP para aproveitar a BlackFriday:

  • Planejamento – faça uma lista do produto que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto (para não estourar o orçamento).
  • Acompanhe os preços dos produtos/serviços que deseja adquirir, anote preços e guarde as informações da sua pesquisa (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa. Assim será mais fácil identificar as melhores ofertas e conferir os descontos durante a Black Friday.
  • Verifique se o site é brasileiro. Cuidado com os que são “. com”. Compras de sites internacionais estão sujeitas a outros custos nem sempre informados ostensivamente (procure informações sobre o site na aba “Quem somos/sobre nós”). Além disso, as regras do Código do Consumidor não se aplicam nesse caso, se o site não possuir representantes no Brasil.
  • Esteja atento porque há sites conhecidos que estampam ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto. O nome do fornecedor e os preços praticados devem estar sempre em destaque e com fácil visualização na página de venda, especialmente se o revendedor for um terceiro. É direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar sua pesquisa e escolha.
  • É importante verificar a reputação do fornecedor. No ano passado o Procon-SP divulgou os nomes das empresas mais reclamadas na última Black Friday.
  • Fique atento ao prazo de entrega, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal.
  • O consumidor tem 7 dias a partir da compra/entrega para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se a compra for feita a distância (internet ou telefone)
  • Verifique antecipadamente a política de troca da empresa. Consulte a lista de sites não recomendados.

A BlackFriday 2017 acontecerá a partir da zero hora do dia 24 de novembro. No Promobit, você pode acompanhar as melhores promoções e ofertas do evento com segurança e praticidade.

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