Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Posso confiar nas promoções da Black Friday compartilhadas no Whatsapp?

Na data, é preciso tomar cuidado com o link que clicamos para realizar as compras. Confira se você pode ou não confiar nas promoções de Whatsapp na Black Friday

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

16 de nov de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Com a Black Friday se aproximando, fica difícil não nos empolgarmos com as compras que queremos fazer, mas precisamos tomar cuidado com que canal utilizaremos para isso. Por exemplo, será que você pode confiar nas promoções compartilhadas no Whatsapp e clicar no link que receber para realizar uma compra?

A resposta é não. Por mais que existam pessoas bem intencionadas e de bom coração, não podemos nos deixar levar. Com o fortalecimento da divulgação de informações e correntes por whatsapp é muito provável que alguém se utilize dessas situações para aplicar golpes.

Por isso, quando você receber um link de promoção pelo Whatsapp na Black Friday, pergunte a pessoa que te enviou de quem ela recebeu a mensagem e não clique, por mais que a oferta seja muito tentadora.

O primeiro passo nesses casos é verificar o endereço do site e ver se ele não tem letras trocadas que possam confundir o consumidor de que aquele é um site real, como trocar americanas.com.br por arnericanas.com.br. Depois, acesse o site oficial da loja (que dá para ler no link sem clicar nele) e verifique se a oferta realmente existe. Se não existir, é golpe. Se ela existir, faça a compra pelo site e não pelo link que você recebeu.

Neste momento, também é importante estar atento com phishings, armadilhas que podem convencer usuários a fornecerem informações pessoais na hora da compra, como senhas e dados bancários, que podem ser solicitados quando você clica em links suspeitos. Para isso, preste muita atenção no endereço antes de clicar.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como as promoções falsas funcionam?

Normalmente, o foco dos cibercriminosos é colher informações para fazer outros golpes depois. O mais comum é pedir informações pessoais, como RG, CPF e telefone (quando é solicitado que se preencha formulários), pedir assinatura camuflada de serviços (e fazer cobranças sobre isso na sua conta telefônica depois) e instalar vírus em seu celular, dos mais variados (existem até os que acessam a câmera do dispositivo). Com os dados pessoais, os hackers conseguem selecionar pessoas para novos ataques, seja para roubar ou clonar cartões de crédito ou realizar assaltos.

O Promobit te ajuda

Para garantir uma compra segura, utilize o Promobit. Nós temos uma equipe de curadoria que analisa todas as ofertas antes de disponibilizá-las aos usuários. Assim, você só terá que se preocupar em escolher o produto e realizar o pagamento, sem cair em ciladas.


Agora que você já sabe que não pode confiar nas promoções que receber por WhatsApp, que tal conferir as promoções e cupons de desconto do Promobit? Aproveite também nossas promoções durante a Black Friday!