Promobit
Promobit Explica

O que esperar para o Android O?

Desenvolvedores já estão testando a próxima versão do sistema do Google, e algumas novidades já foram adiantadas. Confira o que vem por aí.

Avatar do membro cantonunes

cantonunes

3 de mai de 2017

0 comentários

Compartilhe:

Como já é de praxe todos os anos, o Google está preparando para o segundo semestre a nova versão de seu sistema operacional para sistemas móveis, o Android 8.0. E como já era de se esperar, ele provavelmente seguirá o alfabeto e terá desta vez a letra O como inicial de seu “apelido” — no ano passado foi o N de Nougat.

Apesar de já confirmado pelo Google e já apresentado em caráter limitado a alguns desenvolvedores de aplicações, ainda não se sabe muito, pelo menos não oficialmente, a respeito do próximo Android. O apelido dele ainda não foi revelado, por exemplo. Muitos apostam que ele possa ser o segundo, já tivemos Kit-Kat, a usar o nome de um alimento com marca registrada — Oreo é o nome mais cotado. Mesmo assim, esta informação ainda deve se manter secreta até o início do segundo semestre.

De qualquer forma, alguns detalhes sobre o Android O já foram apontados pela gigante das buscas e das plataformas para smartphones. Aqui listamos algumas das novidades que os usuários de smartphones já podem esperar para a próxima versão do sistema operacional mobile mais usado no mundo.

Android O

Otimização de atividades no plano de fundo

No Android 8.0, o sistema poderá restringir certas atividades que uma aplicação deseja fazer em segundo plano. Isso otimizará a gestão de energia do dispositivo, aumentando a vida da bateria ao eliminar o gasto energético com aplicativos ociosos, mas que continuam ali, rodando. Além disso, o próprio Android poderá impor limites aos envios automáticos de informações para aplicações em plano de fundo, como atualizações de local, por exemplo.

Confira:Apps para Android em Promoção

Notificações

O Android N já trouxe diversas novidades na parte de notificações para o usuário, como a possibilidade de agrupar vários push de aplicativos semelhantes. No Android O, o Google está preparando a inclusão de novos canais de notificação. Com isso, elas ainda serão geridas pela aplicação que as entrega, mas os usuários poderão controlar como elas são exibidas. Assim será possível configurar como uma aplicação de notícias enviará suas notificações assim como um player de músicas como Spotify, por exemplo, poderá mostrar uma notificação contínua.

Modo picture-in-picture

Agora será possível ver uma segunda aplicação da tela, em um pequeno quadro sobreposto sobre a tela de uma outra aplicação, tal como uma mini tela flutuante. Este recurso já funciona na Android TV e agora será traduzido para o Android nos smartphones. Esta novidade poderá ser uma grande ajuda para quem lida com múltiplas aplicações, consultando informações entre elas.

Apesar das novidades interessantes, os usuários ainda terão que esperar um pouco pelo próximo Android. A primeira versão para desenvolvedores (alpha) saiu em março, e outros builds ainda deverão sair até julho, antes do anúncio oficial do software. O lançamento do Android O só deverá ocorrer no terceiro trimestre de 2017.