Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Notícias

Novo app da 99 não agrada usuários

O novo aplicativo da 99 tem colecionado reclamações por parte dos usuários. A empresa prometeu correções.

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

2 de fev de 2018

0 comentários

Compartilhe:

A 99 lançou na última sexta-feira (26) um novo aplicativo (ou uma versão atualizada para aqueles que já o utilizavam) que conta com visual renovado, opções diferentes e promete ser até 20% mais rápido para encontrar um motorista. O app, no entanto, não tem agradado usuários e coleciona reclamações na Play Store.

Dentre as principais reclamações estão as permissões que o novo app exige, como acesso à câmera, acesso às fotos e vídeos do dispositivo, controle da lanterna, pareamento com dispositivos Bluetooth, acesso ao microfone, acesso aos contatos, recuperação de apps em execução e leitura de “dados de registro de informações confidenciais”. Nada disso é essencial para o funcionamento do 99, o que deixou usuários suspeitos.

99 app

Outros usuários criticaram a busca de endereços, que não encontra casas que antes encontrava, e que modifica numerações mesmo após o usuário inseri-las. Aparentemente o aplicativo também não aceita mais pagamento de corridas no cartão de débito, apenas crédito e PayPal, o que tem impedido muitas pessoas a utilizarem o 99.

Para finalizar, a crítica mais grave é a de que o aplicativo compartilha o número do passageiro com o motorista. Isso pode ser desabilitado nas configurações do aplicativo, mas a opção fica escondida e ativada por padrão. Uma usuária reportou ter sido abordada por um motorista, que teve acesso ao número dela e ofereceu corridas por fora do aplicativo.

Do mesmo jeito que ele mandou oferecendo uma corrida, poderia ser uma cantada, uma ameaça.

A 99 respondeu à Gazeta do Povo a respeito das reclamações. Segundo a empresa, o app exige apenas três permissões: fotos/mídia/arquivos, telefone e localização. Ela justifica que “além de garantir o funcionamento completo, essas permissões garantem uma experiência mais segura e rápida para o passageiro, que pode, por exemplo, alterar sua foto de perfil e identificar problemas de funcionamento”

Especificamente sobre a exigência de acesso a “dados de registro de informações confidenciais”, a 99 diz que esse acesso não é realizado e que a exigência será removida nos próximos 30 dias via atualização.

O uso do cartão de débito deverá ser habilitado até o próximo final de semana, sendo que os passageiros poderão usar seus cartões no fim de casa corrida. A opção de pagamento no débito in-app será habilitada “em breve”.

99 app permissoes

Parece que a 99 também está ciente sobre os problemas com os endereços e afirma que “nos últimos dias estamos trabalhando intensamente para solucioná-lo o mais rápido possível. Acreditamos que nos próximos dias tudo estará normalizado. Todas as demandas que chegam via usuários passam a ser estudadas rapidamente pela nossa equipe, ainda mais quando tratamos de aspectos extremamente funcionais”.

E a respeito do compartilhamento do número do usuário, a 99 argumenta que o acesso ao número ajuda o motorista a localizar e contactar o usuário e que sabe que haveriam pessoas que não iriam gostar dessa possibilidade (por isso, há a opção de desabilitar o acesso ao número). A empresa ressalta que o passageiro pode usar a funcionalidade de mensagens dentro do aplicativo para entrar em contato com o motorista, caso não queira ligar – essa é uma das novidades do novo app da 99.


A 99 foi recentemente comprada pela chinesa Didi e teve seu valor de mercado elevado a US$ 1 bilhão, tornando-se o primeiro unicórnio brasileiro – o que a colocou no mesmo patamar que empresas como Uber, Spotify, Airbnb e a própria Didi.

 Os concorrentes, Uber e Cabify, certamente comemoram os problemas recentes do aplicativo da 99, e deverão se aproveitar da situação para angariar usuários do aplicativo amarelo. O Promobit fez um comparativo dos 3 principais aplicativos de corridas e mostra qual o melhor deles, considerando fatores como tarifas, treinamento dos motoristas, funcionalidades e atendimento.

Procurando economizar nas suas corridas? Aproveite os cupons de desconto 99 oferecidos aqui no Promobit, assim como os cupons do Uber e cupons do Cabify.