Campanha Amazon APP Day
Promobit
Notícias

Konami encerra parceria entre UEFA e PES

A Konami encerrou parceria de dez anos com a UEFA e deixou o futuro da franquia Pro Evolution Soccer incerto.

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

18 de abr de 2018

0 comentários

Compartilhe:

A série de jogos de futebol da Konami, Pro Evolution Soccer, é uma das poucas franquias da companhia que ainda sobrevive, recebendo novas com edições anualmente e concorrendo com FIFA, da Electronic Arts. Agora, até o futuro de PES parece incerto.

A UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) anunciou que a parceria com a Konami chega ao fim em breve. A colaboração durou dez anos e garantiu ao Pro Evolution Soccer a exclusividade das ligas da organização, o que inclui a UEFA Champions League e a UEFA Europa League.

Com o fim da parceria, a Konami ainda poderá contar com a Champions League em um futuro PES, porém, terá que negociar com a UEFA e ainda poderá concorrer com a rival Electronic Arts pelo licenciamento da competição.

A licença da UEFA Champions League nos deu uma plataforma para criar experiências únicas e oferecer aos fãs de futebol de todo o mundo a oportunidade de aproveitar esta competição em primeira-mão“, disse Jonas Lygaard, diretor sênior de marca e desenvolvimento de negócios da Konami Digital Entertainment.

pes 2018

O PES ainda tem trunfos perante a franquia concorrente, incluindo os clubes Vasco da Gama, Flamengo e Corinthians, que são exclusivos do jogo, e diversos times europeus cujos elencos, uniformes e estádios são licenciados pela Konami.

Mesmo assim, PES vem perdendo espaço no mercado e tem visto FIFA conquistar cada vez mais fãs. A franquia da Electronic Arts tem inovado não só na jogabilidade, mas em novas formas de entretenimento aos jogadores, como o modo campanha “A Jornada”, onde vivemos o início da carreira do jogador Alex Hunter.

Pro Evolution Soccer também tem perdido para FIFA nos números. As últimas edições de FIFA vêm quebrando recordes de vendas e figurando entre os jogos mais vendidos nos meses subsequentes ao seu lançamento, enquanto PES sequer fica entre os dez mais vendidos e perde para outros jogos de esportes como Forza e NBA 2K.

fifa 18

De qualquer forma, a Konami ainda tem agradado muitos jogadores fiéis à franquia com as edições recentes de Pro Evolution Soccer por oferecer futebol mais realista do que a concorrente. Mas será isso suficiente para manter a série viva?

A Konami tem focado cada vez mais em desenvolvimento para máquinas Pachinko e menos em jogos para console e PC, o que deixa o futuro de Pro Evolution Soccer, uma das poucas franquias atuais da companhia, incerto.