Grupo dono da Americanas fecha 2017 com prejuízo
A empresa de ecommerce B2W, responsável pelo Submarino, Americanas e outras lojas, apresentou prejuízo de R$ 35 milhões em 2017
A empresa de comércio eletrônico B2W, responsável por lojas como o Submarino, Shoptime e Americanas.com, fechou o quarto trimestre de 2017 com um prejuízo de quase R$ 35 milhões. No período anual, o prejuízo total da companhia no ano passado chegou a R$411,4 milhões. As informações são do portal Infomoney.
Comparado ao ano de 2016, os resultados da empresa mostraram uma melhoria nos gastos da empresa: o prejuízo do quarto trimestre nesse ano foi de R$102,3 milhões, enquanto o ano de 2016 foi encerrado com prejuízo total de R$ 485,9 milhões.
Como forma de minimizar ainda mais as perdas da companhia, a B2W anunciou a criação de uma nova empresa “disruptiva”, a IF – Inovação e Futuro, que, segundo informação dada para a Infomoney, “nascerá com a missão de criar negócios disruptivos, sendo responsável pela concepção, criação, incubação e aceleração desses novos negócios, que, maduros, serão integrados às estruturas da companhia”.
O jornal Valor Econômico informou que o prejuízo da empresa teve uma queda de 65,5%, comparando os trimestres, e de mais de 30% considerando-se o período anual. O jornal também destacou que, no último ano, a B2W mudou seu modelo de negócios, investindo mais no comércio eletrônico e nas áreas de serviço e marketplace. Esta última categoria, inclusive, foi responsável por movimentar R$ 1,8 bilhão na empresa. Nos marketplaces parceiros da empresa é possível encontrar ofertas de celular e informática.
A empresa também passará a ter um novo presidente da companhia. Márcio Cruz, diretor comercial da B2W, irá assumir o novo cargo a partir de 1º de julho, ocupando o título que atualmente pertence a Anna Saicali.
Além da IF – Inovação e Futuro, a companhia de ecommerce irá investir em uma nova empresa de logística para as suas companhias, que será chamada Let’s. A nova empresa ficará responsável por administrar a rede de 1.300 lojas físicas das Lojas Americanas. As informações são da Reuters.
“Estamos entrando em um terceiro ciclo, onde não precisaremos investir tanto quanto no passado”, disse o diretor financeiro da B2W, Fabio Abrate à agência de notícias. Entre os futuros investimentos, está previsto a expansão da categoria de marketplace. “O marketplace habilita a gente a ter um negócio significativo em meios de pagamento”, disse o executivo.
Sobre a B2W
A B2W Digital é uma companhia de ecommerce criada no Brasil em 2006 a partir da fusão entre Submarino, Shoptime e Americanas.com e iniciou suas operações com valor de mercado de R$6,5 bilhões na época. Atualmente, a empresa é líder em comércio eletrônico na América Latina e inclui ainda as marcas SouBarato e Submarino Finance.