Promobit
Promobit Explica

Gerenciador de Senhas: como funciona e como escolher?

Saiba como manter suas contas protegidas de atividades suspeitas e saiba como escolher um bom gerenciador de senhas para cada necessidade.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

12 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Cada vez mais precisamos criar novos cadastros em contas, seja para acessar seu perfil nas mídias sociais ou fazer compras, será necessário pensar em um nome para login e uma senha ― se você é daqueles que gosta de economizar nas senhas e utiliza a mesma para diferentes canais, fica a nossa primeira dica: não faça isso.

Além de não ser seguro, se você perder sua única senha de estimação, vai acabar perdendo junto o acesso à todas as suas contas, e para recuperar tudo pode levar algum tempo e alguma dor de cabeça. Então, surge a dúvida: memorizar as senhas, guardá-las num bloco de notas, utilizar o próprio navegador ou contar com um gerenciador de senhas?

Podemos dizer logo de cara que não recomendamos as três primeiras opções, por motivos de: risco de esquecer tudo, perder os arquivos ou ter sua conta invadida. Nos três casos você não conta com a segurança proporcionada pelo gerenciador de senhas que, afinal, foi desenvolvido exatamente para exercer essa função.

O que é um gerenciador de senhas?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Hoje, com um número cada vez maior de trabalhos remotos e com cada vez mais pessoas acessando as redes, se fez urgente a necessidade da utilização dos gerenciadores de senha. Mas antes que você se pergunte se vale a pena ou não utilizar um gerenciador de senhas, vamos entender um pouco mais sobre o funcionamento dessa ferramenta.

O gerenciador de senhas consiste basicamente em uma ferramenta para proteger seus dados e senhas de invasores ou atividades suspeitas que podem ser executadas em suas contas por terceiros sem a sua autorização.

Se você fizer uma pesquisa rápida, vai encontrar um leque bem variado de ferramentas que prometem manter seus dados seguros. É possível encontrar diferentes aplicativos cuja função é salvar e criptografar suas senhas, mas com algumas variações de preço e funcionalidade.

Quando for escolher um, tudo vai depender da sua necessidade: você vai utilizar o gerenciador para salvar suas senhas pessoais ou para salvar as senhas do seu trabalho?

Conheça alguns gerenciadores de senhas

Alguns gerenciadores garantem compartilhamento seguro de arquivos e ainda fornecem análises detalhadas das atividades realizadas nas suas contas, com dicas de segurança e boas práticas online, como o Dashlane, que conta com versão gratuita.

Outro gerenciador de senha com assinatura gratuita é o Keeper, que criptografa suas senhas para maior segurança, além de permitir diferente métodos de autenticação de dois fatores.

Já o NordPass é outra opção que também conta com versão gratuita para proteger e armazenar suas senahs em formulários. O aplicativo também memoriza seus dados, assim a inserção é automática, e graças a sua arquitetura, nenhum dado seu será transmitido de forma que não seja criptografada.


Agora que você já sabe como funciona um gerenciador de senhas, aproveite e confira aqui no Promobit as melhores promoções de smartphone e promoções de notebook. Economize ainda mais na compra do seu novo aparelho com um cupom Submarino.