Campanha Super Deals - Aliexpress
Comparativos

Galaxy A7 2017 e Galaxy A9: dois bons celulares

A série A da Samsung tem smartphones para deixar qualquer um em dúvida. Comparamos o A7 e A9 de 2017. Qual será o melhor?

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

9 de abr de 2018

0 comentários

Compartilhe:

A Samsung tem dois bons smartphones intermediários que competem pela preferência dos usuários: Galaxy A9 e Galaxy A7 2017.

Testamos os principais aspectos e as diferenças desses dois aparelhos para facilitar a sua escolha. Separamos o artigo em tópicos, mais uma vez, atribuindo vantagem para um ou outro celular naquilo que ele é melhor.

Confira a seguir nossa análise e decida qual smartphone vale mais a pena!

Hardware e desempenho: grandes diferenças

No hardware vemos uma boa diferença entre os smartphones já quando vemos as especificações de cada um.

O Galaxy A9 é equipado com processador Snapdragon 652, GPU Adreno 510, e 4 GB de RAM. Sua pontuação em benchmarks é considerada alta para um intermediário, tendo ele registrado 81.000 pontos no AnTuTu.

Já o A7 2017 conta com componentes fabricados pela própria Samsung, o que inclui processador Exynos 7880, GPU Mali-T830MP3 e 3 GB de RAM. Seu desempenho no AnTuTu foi de 60.000 pontos.

Na prática, constatamos que o A9 tem desempenho levemente superior em tarefas diárias. Aplicativos abrem mais rápido no aparelho e o multitarefas tem um pouco mais de fluidez. Essa diferença, porém, só deve ser notada por usuários bem exigentes ou se você comparar os smartphones lado a lado.

Ambos fazem um bom trabalho rodando jogos no Android, como Dead Trigger 2, Subway Surfers e Pokémon GO, além de não engasgarem mesmo quando há muitos aplicativos abertos.

  • 1º: Galaxy A9
  • 2º: Galaxy A7 2017

Telas de excelente qualidade em ambos

Ambos os smartphones possuem telas com qualidade excelente que se equiparam em praticamente todos os quesitos. São telas Super AMOLED de 5.7 polegadas (A7) e 6.0 polegadas (A9), ambas com resolução Full HD e proteção Corning Gorilla Glass 4.

A densidade de pixels por polegada é maior no A9 devido ao tamanho maior da tela. Em qualidade de imagem, ambos são equivalentes.

A verdade é que se formos procurar uma diferença notável na tela de ambos, o único detalhe relevante que surgirá é o recurso Always-on-display, que só está presente de forma nativa no A7 2017. Como não se trata de uma funcionalidade insubstituível, não a usaremos como critério de desempate.

  • 1º: Galaxy A7 2017 e Galaxy A9

Armazenamento interno razoável

Não há grandes diferenças no armazenamento interno. Hoje, ambos contam com Android 7.0 Nougat e interface Samsung Experience, que não traz muitos aplicativos pré-instalados que ocupam a memória do celular, além de possuírem slot dedicado para microSD.

O espaço livre em ambos acaba sendo similar e a diferença estará apenas nas versões disponíveis. Encontramos o Galaxy A9 apenas com 32 GB de armazenamento interno, enquanto o A7 2017 tem versões de 32 e 64 GB.

  • 1º: Galaxy A7 2017
  • 2º: Galaxy A9

Bateria: A9 é o vencedor

A bateria é um dos grandes diferenciais do A9, sendo ele o aparelho vencedor nesse quesito com uma larga vantagem.

Temos 5.000 mAh no Galaxy A9, contra 3.600 mAh no Galaxy A7. O primeiro oferece autonomia entre um dia e meio e dois dias com uso moderado, enquanto o A7 2017 aguenta pouco mais de um dia. Os números em bateria são mais que satisfatórios em ambos os casos.

Os dois celulares também contam com tecnologia de carregamento rápido. Podemos obter uma carga completa do A7 em menos de duas horas. No A9 o tempo pode chegar a duas horas e meia, devido à capacidade maior da bateria.

  • 1º: Galaxy A9
  • 2º: Galaxy A7 2017

Câmeras: outra vitória para o A9

É nas câmeras onde encontramos muitas semelhanças nas especificações. Tanto o Galaxy A7 como o Galaxy A9 têm lente de 16 megapixels na traseira, com abertura f/1.9 e flash LED. Ambos podem gravar vídeos em Full HD a 30 quadros por segundo. As semelhanças acabam aí.

O Galaxy A7 2017 tem uma limitação muito criticada que é a falta de estabilização óptica, que está presente no Galaxy A9. Devido a isso, conseguimos ter aproveitamento de fotos muito melhor no A9, que nos livra da necessidade de tirar muitas fotos só para escolher a melhor delas ou de demorar muito para fazer uma captura.

Quando não saem tremidas, as fotos do A7 apresentam qualidade similar em relação às do irmão maior. As cores tendem a ser mais saturadas no A9, com o A7 valorizando tons mais frios, mas não há diferença significativa entre eles neste quesito.

Na parte frontal, temos câmera de 16 megapixels com abertura f/1.9 no Galaxy A7 e câmera de 8 megapixels com abertura f/1.9 no Galaxy A9. Ambas gravam em 1080p e 30 quadros por segundo.

Nas selfies o A9 também apresentou qualidade superior, inclusive com velocidade de captura bem maior do que o Galaxy A7, que vem logo em seguida com fotos ainda aceitáveis.

  • 1º: Galaxy A9
  • 2º: Galaxy A7 2017

Outros diferenciais

O Galaxy A7 2017 conta com o já mencionado Always-on-display, funcionalidade da Samsung que ativa apenas alguns pixels da tela mostrando as horas e notificações. Além disso, ele tem como diferencial a proteção IP68 contra água e poeira, porta USB-C e alto-falante melhor. Além disso, seu leitor de digitais é melhor, não exigindo que o botão home seja pressionado para o desbloqueio da tela.

Já o Galaxy A9 tem a notória bateria como principal diferencial, além da estabilização óptica na câmera que o torna uma opção melhor para fãs de fotografia.

Ambos os celulares contam com NFC, Samsung Pay, Rádio FM, conector 3.5 mm para fones de ouvido e suporte para dois chips.

Preço e custo-benefício

Aqui é onde pesamos todos os pontos levantados anteriormente e comparamos as vantagens de cada aparelho com o preço cobrado, para definir aquele que tem melhor custo-benefício.

Recorremos ao histórico de preços do Promobit para identificar o valor médio de cada aparelho. o Galaxy A7 2017 tem preço médio atual de R$ 1.200,00 em promoção. Já o preço médio atual do Galaxy A9 em promoção é de R$ 1.130,00.

Considerando as vantagens supracitadas e o valor atual de cada um, apontamos o Samsung Galaxy A9 como melhor custo-benefício entre os dois modelos.

  • 1º: Galaxy A9
  • 2º: Galaxy A7 2017

Esse foi o comparativo do Promobit entre Galaxy A7 2017 e Galaxy A9. Pese aquilo que é mais importante para você no momento de escolher um ou outro smartphone e tenha certeza de que aquele que está comprando realmente atenderá as suas necessidades.

Nosso veredito final foi de que o Galaxy A9 é a melhor opção entre os dois. Tem alguma dúvida? Quer dicas para escolher um ou outro celular? Deseja sugerir um novo comparativo? Não deixe de comentar!