Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Notícias

Expectativas para a tecnologia de consumo em 2020

Tentamos antecipar as tendências e apresentamos nossas expectativas para 2020 de acordo com aquilo que foi destaque no ano passado nos mercados de streaming, smartphones, TVs e muito mais.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

4 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O ano de 2019 foi bastante movimentado e abriu caminhos para muita coisa que está por vir em 2020 também na área da tecnologia de consumo. Em um exercício de futurologia que provavelmente estará impreciso em pouco tempo, iremos tentar prospectar o que está por vir quanto aos serviços de streaming, smartphones, novos consoles e muito mais, baseado no que foi destaque em 2019. Confira nossas expectativas para 2020. 

Fim do reinado da Netflix?

netflix tv

A Netflix reinou absoluta no mercado de streaming brasileiro até setembro de 2019, quando o Amazon Prime chegou com os dois pés no peito, oferecendo preço bem abaixo do cobrado pela Netflix e com catálogo interessante com foco em produções mais recentes e que chegam ao serviço pouco tempo depois de estarem no cinema. Muito graças a parceria da empresa com a Disney por aqui. 

Falando em Disney, já está confirmada a data de chegada do serviço de streaming da gigante do entretenimento ao Brasil, novembro de 2020. Mas a expectativa para assistir aos conteúdos famosos  e as produções exclusivas para o serviço já são enormes por aqui desde o momento em que o Disney+ foi anunciado.

Outros serviços como Hulu, também da Disney e HBO Max da Warner não possuem previsão para chegar ao país, mas tudo pode mudar a depender do desenrolar do mercado em 2020. A tendência é que a vantagem da Netflix sobre a Amazon diminua gradativamente. Após novembro de 2020 a coisa deve ficar ainda mais em aberto com a chegada ao streaming do Mickey e sua turma gigantesca e eclética que envolve o Bart, Wolverine, Baby Yoda, entre outros.  

TV 8K mais barata?

TV-Sony-8k
TV Master Series Z9G 8K da Sony

É bem provável que o Natal de 2019, assim como aconteceu com a Black Friday, foi o momento de compra da primeira TV 4k em que muitas casas brasileiras. Embora a tecnologia 4K tenha ganhado mais terreno esse ano, em abril de 2019 a Samsung lançou a primeira TV 8k do mercado brasileiro, a Q900 chegou com valores nada atrativos entre 24 mil e 89 mil reais. Sem contar a inexistência de conteúdos produzidos em 8k. 

Em outubro de 2019 foi a vez da Sony trazer ao Brasil o seu monstro da resolução, a ZBR Z9G também com resolução 8K e preço nas alturas, 90 mil reais. Como toda a tecnologia que está em seus primeiros anos de vida, as TVs 8K em 2019 viveram o momento de chegada ao mercado e a expectativa para esse ano é que os preços comecem a cair. Não muito. Não ao ponto de torna-se um produto acessível em 2020, mas os preços devem cair. 

Uma nova geração de consoles está chegando

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Tudo indica que 2020 será o ano do início de uma nova geração de consoles. Recentemente a Sony confirmou o lançamento do seu novo console, que irá se chamar Playstation 5, para o Natal de 2020. Ao longo do ano as informações sobre o Play 5 devem aumentar, mas até o momento o que se sabe é que o sucessor do Playstation 4 obviamente será mais potente, com retrocompatibilidade para jogos do console anterior, e compatibilidade com a mídia física que ainda será mantida. 

Ainda sem data definida, mas também para o final de 2020 a Microsoft também trará seu novo videogame. O substituto da geração atual será o Xbox Series X e a promessa é que a disputa continue acirrada com a Sony, já que de acordo com a Microsoft, seu novo console irá reproduzir jogos em 4k a 120 quadros por segundo. O design já foi divulgado, discreto e em formato de torre, enquanto o controle manteve-se igual em aparência. O final de 2020 será movimentado para os gamers. 

Casas cada vez mais conectadas com Google Home ou Alexa?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A inteligência artificial do Google já está entre nós e habilitada ao português desde 2017, porém foi a Amazon a primeira a trazer ao Brasil uma linha de alto falantes inteligentes. São eles Echo Dot, Echo Show e Echo que chegaram acompanhados da assistente virtual da empresa Alexa já adaptada ao português brasileiro. Como tempo é dinheiro, o Google não perdeu nenhum dos dois e no mês seguinte à chegada da Alexa, lançou seu smart speaker por aqui, o Nest Mini

Em comparativo publicado no blog em 2019 chegamos a conclusão que até aquele momento o Google Home era o melhor assistente pessoal, embora as duas empresas possuam soluções abrangentes. Em 2020 o conceito de casas conectadas e inteligentes devem ganhar ainda mais forma, já que há algum tempo o cliente já encontra inúmeros produtos smart, de geladeiras a aspiradores. Agora os alto falantes inteligentes já estão por aqui e já podem centralizar ou produtos smart existentes e os muitos outros produtos compatíveis devem ser lançados. 

Leia também:Como transformar a sua casa em uma casa inteligente?

Smartphones: tela dobrável vai vingar?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O já passado 2019 foi mais um ano movimentado para o mercado de smartphones, com as principais empresas lançados ainda mais modelos ao longo de todo o ano, né, Xiaomi e Motorola? No meio do mar de lançamentos no ano que passou presenciamos a chegada dos primeiros aparelhos com conjunto de câmera em algum suporte mecânico, sejam as câmeras frontais escondidas dentro do Mi 9T da Xiaomi e do Motorola One Hyper ou os conjuntos de câmeras giratórias do Galaxy A80 e do Zenfone 6 da Asus. 

Por sinal, a Asus também foi a responsável por outra novidade no mercado nacional. Junto com o Zenfone 6 a empresa anunciou o ROG Phone II, primeiro smartphone Gamer a ser lançado oficialmente no Brasil. Além disso as empresas mantiveram  a tradição de dar continuidade aos seus topos de linha anuais, iPhone 11 por parte da Apple. Já a Samsung trouxe os pesos pesados Galaxy S10, S10+ Note 10 e Note 10+ que nos testamos aqui no blog. Já a Huawei, apesar do imbróglio diplomático com o governo americano trouxe ao mundo o Mate 30 Pro, mas um topo de linha que elevou o patamar das fotografia de celular. 

Para 2020 fica a expectativa sobre os primeiros relatos mais aprofundados dos usuários sobre a durabilidade das câmeras com componentes móveis e sobre as telas dobráveis. Confesso que estou curioso para ver como irão se sair as câmeras com partes móveis e suas frestas nas areias das praias brasileiras durante o verão.

Provavelmente a grande novidade do ano, mas que aqui no Brasil ainda não chegou de forma oficial. foi a tela dobrável do Motorola Razr. A empresa já anunciou o lançamento do Motorola Razr para janeiro de 2020 no Brasil, com a nova tecnologia e o design nostálgico inspirado no antigo Motorola V3. Por sinal, o que será que vai ser mais duradouro neste 2020, as câmeras giratórias, as telas dobráveis ou a nostalgia?


Muda o ano, mas as melhores promoções de smartphones permanecem no Promobit. Confira os melhores modelos e aproveite algum cupom de desconto para economizar ainda mais.