Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

Dicas para trocar ou se livrar do celular

Quer vender ou se livrar do celular atual para comprar um novo? O Promobit tem algumas dicas que podem ser úteis para você!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

9 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Normalmente, decidimos trocar de smartphone quando aquele que possuímos deixa de atender nossas necessidades, é extraviado, quebra ou parece visualmente obsoleto. A partir dessa decisão, iniciamos a procura por um novo celular que seja melhor do que o atual, mas e quanto ao celular antigo?

Dar o celular para um familiar ou uma criança é uma das primeiras opções que vem à mente. Mantê-lo como aparelho reserva também pode ser uma boa opção. Mas se você é uma daquelas pessoas que não deseja nem uma coisa nem outra e procura meios de obter lucro com seu smartphone antigo ou apenas descartá-lo da forma correta, o Promobit tem algumas dicas para te ajudar na tarefa.

Leia também:

1. Saiba qual o estado do aparelho e o quanto você pode receber por ele

Muita, muita gente mesmo, coloca à venda seus produtos usados sem nem mesmo pesquisar o valor médio cobrado por ele em sites e aplicativos de vendas. Elas normalmente esperam ter pouco prejuízo considerando o que foi gasto para adquirir o produto novo, portanto a nossa primeira dica é: aparelhos eletrônicos desvalorizam com o tempo, aceite isso.

Apesar de um pouco radical, a expressão “saiu da loja, desvalorizou” não está de todo errada. Pessoas que compram um produto de outras pessoas esperam pagar menos do que ele custa em uma loja. Caso a embalagem já tenha sido aberta, elas irão querer pagar menos ainda. Caso o produto tenha meses de uso, menos ainda. Caso tenha defeitos ou vícios perceptíveis, pagarão ainda menos.

smartphone-quebrado

Seja honesto consigo mesmo e faça uma análise do smartphone que tem em mãos. Ele é um lançamento do ano? Está com a tela trincada? Amassados na moldura? Problema na bandeja de chip? Liste cada um dos problemas.

Veja o quanto outras pessoas estão cobrando por aparelhos usados em ótimas condições e subtraia do valor médio os problemas encontrados no que você possui — caso não tenha problemas, cobre algo similar. No fim, o valor poderá ser muito menor do que o que pagou inicialmente, mas será justo e poderá resultar em uma venda rápida.

2. Vender ou trocar por créditos? Depende do produto

É claro que todos preferem obter algum lucro com o celular usado e ter dinheiro em mãos para comprar um novo. No entanto, nem sempre é fácil vender um produto, mesmo que o preço seja muito baixo ou hajam poucos anúncios do mesmo aparelho na internet.

A seguir estão algumas regras gerais que podem resultar em uma venda mais fácil:

  • O aparelho está em boas condições;
  • É um modelo topo de linha ou intermediário-premium;
  • É uma cor muito procurada (preto e prata normalmente, ou cores promocionais/limitadas);
  • É de uma marca muito procurada (iPhones, Samsung e Xiaomi são os mais populares);

melhores smartphones para comprar em 2018

Vale lembrar também que quanto mais recente o aparelho for, mais você poderá lucrar com a venda dele. E se não conseguir vendê-lo de forma alguma? Talvez seja mais vantajoso oferecê-lo para obter desconto na compra de um novo.

O desconto varia dependendo do aparelho, que é avaliado na hora por um funcionário da loja e oferece determinado valor por ele em forma de desconto na compra de um novo.

Os valores e quantidade de aparelhos aceitos dependerá da loja em questão: o iPlace aceita aparelhos de diferentes marcas na compra de um iPhone, assim como algumas lojas da Samsung e Motorola. Já a Asus aceita apenas Zenfones e a Apple apenas iPhones.

3. Anuncie em diferentes lugares

Se você quer vender o celular o mais rápido possível, não publique um anúncio em apenas um lugar. Procure grupos de compras coletivas, sites e aplicativos que anunciam produtos novos e usados. Anuncie em quantos lugares puder e esteja disposto a negociar e negar trocas, tais propostas poderão ser bem comuns.

Avalie o preço médio cobrado em cada uma dessas plataformas e escolha o do seu produto de acordo, evitando assim perder tempo anunciando um produto caro ou com preço muito inferior ao que ele realmente vale.

Após concretizar a venda, lembre-se de marcar um encontro com o comprador em lugar público e com circulação de pessoas. Hoje, com bancos digitais que não cobram taxa na realização de TED, o pagamento também é facilitado.

China Smartphones

4. Não vai mais usar? Descarte de forma consciente

Aparelhos eletrônicos não podem ser descartados como lixo comum, uma vez que possuem inúmeros compostos químicos em sua composição que podem resultar em contaminação do solo e da água; quando incinerados, podem emitir gases tóxicos.

Caso não vá doar, vender ou trocar seu smartphone, descarte-o da maneira correta. Para isso, basta entrar em contato com a área da empresa fabricante responsável pela coleta e reciclagem dos produtos ou se dirigir até uma assistência técnica autorizada da marca, uma vez que estas normalmente disponibilizam urnas de coleta para descarte de aparelhos eletrônicos.

Dentre as fabricantes, Apple, Samsung e Motorola possuem programas de reciclagem. Operadoras como Vivo, Claro e Oi também contam com serviços similares e dispõem urnas em suas lojas.


Lembre-se de fazer um backup dos seus dados antes de vender, trocar, doar ou descartar seu smartphone, transferindo os arquivos para um PC ou pendrive, e salvando contatos e dados em sua conta do Google ou Apple ID.

Não deixe de consultar as promoções de Smartphones do Promobit para encontrar o produto que você deseja com desconto. Caso ele não esteja em promoção, adicione-o à sua lista de desejos!