Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

Dicas para economizar bateria

A bateria, ou a falta dela, é o calcanhar de Aquiles dos smartphones modernos. Veja algumas dicas de como conservar uma carga por mais tempo.

Avatar do membro Ghedin

Ghedin

23 de mar de 2017

0 comentários

Compartilhe:

Smartphones são incríveis, mas em um aspecto eles ainda deixam a desejar: bateria. Embora a indústria esteja evoluindo, ainda não chegamos no ponto ideal, ou seja, quando a autonomia da bateria deixa de ser uma preocupação. Enquanto isso não acontece, confira essas dicas para economizar energia e passar mais tempo longe da tomada.

O smartphone é a soma de algumas partes. Todas consomem energia, mas algumas consomem mais que outras. Um dos grandes vilões da bateria é a tela: a luz e a geração dos gráficos que resultam nas interfaces exige bastante energia. Assim, quanto menos tempo a tela passar ligada, mais longe irá a duração da bateria.

A grande vilã: tela

carregamento celular

É, manter a tela do smartphone ligada é contraproducente. Nessa impossibilidade, alguns paliativos ajudam. O principal é dosar o brilho da tela. Quanto mais alto, maior o consumo, logo, tente deixá-lo longe do máximo. A maioria dos smartphones tem um sensor de luminosidade que ajusta automaticamente o brilho de acordo com a luz do ambiente. Deixe-o ativado. Dessa forma, o próprio sistema encontra o ponto de equilíbrio entre visibilidade e economia.

GPS e conectividade

Outros recursos gastões são o GPS e as conexões móveis — Wi-Fi e, principalmente, 3G e 4G. Para o GPS, não precisa recorrer a soluções drásticas como desativá-lo por completo. Isso gera um efeito colateral indesejável: caso você perca seu smartphone, não será possível localizá-lo (ou apagá-lo) remotamente. Deixe o GPS ativado, mas preste atenção a apps que fazem uso dele. É só nessa situação, em uso, que o consumo de energia passar a ser significativo.

A mesma lógica vale para conexões móveis. Embora o consumo delas em “stand by”, ou seja, sem que o usuário esteja mexendo ativamente no smartphone, seja maior, é no uso que o impacto é mais sentido. Desativar as conexões móveis, porém, não é a resposta: perde-se muitas funcionalidades que tornam o smartphone um objeto tão útil e conveniente. Faça isso apenas em situações extremas.

Modos de economia

Nos últimos anos, a maioria das fabricantes implementou um tipo de modo especial de economia de energia. Ativado, ele reduz o consumo de energia limitando vários recursos do aparelho — inclusive esses citados acima. A tela fica menos brilhante, atividades em segundo plano dos apps são cortadas e, em alguns modos mais extremos, como um que a Samsung oferece, as cores da tela somem e as funções do aparelho são reduzidas ao básico, ligações e mensagens SMS (veja o vídeo acima).

Note que alguns sistemas oferecem gatilhos para ativar esse modo de economia automaticamente assim que o nível de bateria alcançar determinado ponto. No iOS, isso acontece quando resta 20% de bateria.

Se você sabe que passará um bom tempo ainda longe de uma tomada, vale a pena ativar o modo de economia de bateria com antecedência. As perdas são compensadas pela maior longevidade da carga atual — e, às vezes, tempo é mais importante que uma ou outra função.

Bateria acaba, lide com isso

Uma verdade inconveniente e por muitos ignorada é que as baterias atuais, mesmo as de grande capacidade, acabam. Alguns smartphones conseguem chegar ao segundo dia com alguma carga relevante, mas a maioria é feita para durar um dia. Internalizar essa ideia o ajudará a dimensionar melhor seu dia a dia, planejando os pontos ou momentos em que se tem uma tomada disponível. Essa é, de longe, a melhor maneira de não ficar se bateria: recarregando-a sempre que possível.


Aproveite as melhores promoções da internet utilizando os cupons de desconto do Promobit. Crie sua lista de desejos, tire dúvidas com os membros da comunidade e espere pelas super ofertas da Black Friday!