Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Saiba como funciona o Android Pay

Serviços de pagamento do Google chegou mês passado ao Brasil. Saiba como usá-lo em suas compras.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

12 de dez de 2017

0 comentários

Compartilhe:

Utilizar o smartphone como meio de pagamento está se tornando costume no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos. No Brasil, o primeiro serviço do tipo a ficar disponível para os consumidores foi o Samsung Pay, lançado no país em julho do ano passado.

Esse tipo de pagamento é possível graças a uma tecnologia chamada Near Field Communication (NFC), que utiliza rádio frequência para transmitir os dados de pagamento entre o celular e uma máquina de leitura de cartões, sem precisar efetivamente do cartão de débito ou crédito.

Agora um novo concorrente desse tipo de serviço chega no cenário nacional: o Android Pay. Lançado no dia 14 de novembro, o serviço já possui parceria com diversas lojas e bancos, como Café do Ponto, Casa Pilão, Carrefour, Casa do Pão de Queijo, Droga Raia, Drogasil, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Porto Seguro.

Preparamos um tutorial para você conhecer melhor o serviço e saber como ele funciona.

O que é o Android Pay?

O Android Pay é um sistema de pagamento lançado pelo Google, que funciona com base em celulares com o sistema operacional Android e a comunicação NFC para substituir os cartões físicos de crédito e de débito utilizados pelo usuário.

Como funciona o Android Pay?

O sistema cria uma versão digital dos cartões de crédito e débito que é gerada antes de cada compra e aprovada pelo banco, o que torna o serviço bastante seguro, já que não depende do número real dos cartões.

Após baixar o aplicativo Android Pay e cadastrar o seu cartão, basta aproximar o celular desbloqueado de uma maquininha de cartão que tenha suporte à tecnologia. O pagamento é feito em questão de segundos.

É necessário também que o smartphone utilizado tenha como sistema operacional o Android 4.4 KitKat ou superior, tecnologia NFC e HCE (Host Card Emulation). Para conseguir um smartphone com essas características, não deixe de aproveitar nossas promoções de celular.

Para saber se a máquina de cartão é compatível com o sistema, veja se ela apresenta o símbolo do Android Pay ou do NFC.

Google pay pagamento nfc

Quais cartões eu posso cadastrar no serviço?

Atualmente, o serviço está aceitando apenas os cartões com bandeira Visa do Banco do Brasil, Caixa, Porto Seguro, Banco Neon e Brasil Prepagos.

Meus dados estarão protegidos?

O sistema de pagamentos do Google conta com um sistema avançado de criptografia para proteger os dados do cliente. Além disso, ele não utiliza o número verdadeiro dos cartões, o que ajuda a aumentar a proteção.

Mesmo assim, caso o celular seja roubado ou perdido, o Google indica que o usuário acesse o gerenciador de dispositivos e bloqueie o smartphone ou limpar os seus dados remotamente.