Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Conheça as principais marcas de HD Externo

Listamos as principais marcas de HDs Externos do Brasil e as linhas de produtos que cada uma delas oferece. Confira!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

25 de jun de 2018

0 comentários

Compartilhe:

HDs externos são a melhor opção para quem precisa de espaço interno extra ou transferir arquivos para máquinas que não estão no mesmo local e não têm acesso à internet. Mas quais das marcas vendidas no Brasil possuem produtos bons? Elas oferecem garantia? Defeitos são mais comuns em quais modelos?

Pensando em você, que está pesquisando entre as principais marcas de HD externo, listamos os modelos da Seagate, WD, Toshiba e Samsung em um artigo, fazendo um breve resumo de cada uma e passando as informações que podem ser mais importantes sobre seus respectivos produtos.

Seagate

HD Externo Seagate Expansion

A Seagate é uma das principais marcas do segmento de HDs, sejam internos ou externos. Ela conta com um extenso catálogo de produtos visando atender desde usuários comuns até empresas e servidores que precisam de unidades de armazenamento mais parrudas, rápidas e seguras.

Tratando-se de HD Externo, a Seagate conta com as seguintes linhas:

Expansion: Indicada para aqueles que apenas precisam de mais armazenamento, nada de ponta de linha ou para uso muito específico. HDs externos da linha podem ser usados em PCs, Notebooks e consoles como PlayStation 4 e Xbox One.

É possível encontrar versões dos HDs Seagate Expansion de 1TB, 2TB, 3TB, 4TB, 5TB e 8TB. Todas elas contam com conexão USB 3.0, podendo ou não possuir base de apoio, dependendo do modelo.

HD Seagate Backup

Backup Plus: Como o nome sugere, é uma linha indicada para quem precisa de uma unidade de backup de dados. Os HDs Externos Seagate Backup Plus são separados em modelos com design comum, Slim, Ultra Slim e HUB, em versões que vão de 1TB até 8TB de capacidade.

DJI Fly Drive: Versão indicada para usuários que possuem um Drone e querem um HD para armazenar as fotos tiradas com o dispositivo. O modelo tem conexão USB-C e traz como brinde dois meses de associação ao Adobe Premiere Pro CC. No Brasil, a única versão vendida é de 2TB.

Game Drive: As edições Seagate Game Drive são HDs Externos para PS4 e Xbox One, com cases personalizadas criadas para combinar com o estilo do console e da fabricante. Apesar de serem indicados para o armazenamento de games e arquivos de salvamento, podem ser utilizados como HDs Externos normais em um PC.

HD Externo Seagate Games

A Seagate geralmente oferece um ano de garantia em seus HDs Externos. Seus produtos, salvo exceções, apresentam longa vida útil, cases que os protegem de impactos leves e oferecem facilidade de uso até por usuários leigos.

Western Digital (WD)

HD Externo WD

Outra referência em unidades de armazenamento, a Western Digital, ou apenas WD, geralmente tem os produtos mais acessíveis do mercado, também indicados para diferentes públicos. Entre as linhas de HDs Externos da WD temos:

Elements: É a linha mais básica da empresa, que concorre com a Expansion da Seagate. Ela é indicada para quem deseja uma unidade de armazenamento portátil com espaço interno que vai de 500GB até 4TB. Todas as versões têm entrada USB 3.0.

Além dos modelos comuns, a linha ainda tem a variação Elements SE, com HDs Externos ainda menores e mais fáceis de se transportar.

My Passport: Uma linha acima da Elements e para uso variado, a My Passport conta com versões wireless, protegidos por criptografia e software de backup, além de edições indicadas para Mac, PC e PlayStation 4. O espaço de armazenamento varia dependendo do produto, indo de 1TB a 4TB.

Os HDs da WD também possuem boa qualidade e longa vida útil. A empresa geralmente oferece 12 ou 24 meses de garantia para seus produtos, a depender da linha e da capacidade de armazenamento do modelo.

Toshiba

HD Externo Toshiba

Conhecida pela presença no setor de TVs e Áudio no Brasil há quase meio século, a Toshiba é também referência no ramo de HDs internos e externos.

No Brasil, o HD Externo Toshiba que encontramos no varejo com mais facilidade é o Canvio Basics, modelo simples e indicado para o mesmo público que procura pelo Seagate Expansion ou WD Elements, ou seja, usuários que só procuram por uma unidade de armazenamento extra que seja portátil. As opções de armazenamento vão de 500GB até 3TB, todas com conexão USB 3.0.

Acima da Canvio Basics está a Canvio Advance, com diversas variações de cor e armazenamento. As unidades da linha também têm conexão USB 3.0 e 5.400 rpm (apesar da empresa informar que alguns modelos chegam a 7.200 rpm, não obtivemos tais dados).

HD Toshiba Canvio Advanced

A Toshiba ainda tem a linha Canvio Premium, composta por unidades com melhor acabamento, proteção de senha, software de backup e conexão USB-C, compatíveis com Windows e Mac. As opções de armazenamento vão até 3TB.

A Toshiba oferece um ano de garantia para qualquer HD Externo das linhas Canvio. A qualidade dos equipamentos é equiparável aos HDs Seagate e Western Digital, porém o preço dos modelos da Toshiba tendem a ser mais salgados, mesmo em promoção.

Samsung

HD Samsung M3 e Samsung P3

A Samsung não vende HDs externos no Brasil, por isso encontramos apenas anúncios de tais produtos vendidos no marketplace de grandes varejistas por vendedores menores.

Além de ser referência de qualidade no ramo de SSDs, a Samsung também conta com bons HDs Externos, como o modelo M3 e P3. Eles possuem características semelhantes às dos concorrentes, conexão USB 3.0 e case de proteção, mas são relativamente antigos — a série M3 é de 2012, enquanto a P3 é de 2014.

Os HDs Externos da Samsung vendidos no Brasil, geralmente, têm 12 meses de garantia através do fornecedor. Como a empresa não realiza a venda oficial dos produtos por aqui, todo o contato de troca/manutenção deverá ser feito com o vendedor durante o período de garantia.

Essa foi uma breve introdução às principais marcas de HD Externo que podemos encontrar no mercado Brasileiro. Você poderá observar relatos de defeitos em produtos de cada uma delas e até contra-indicações de usuários que tiveram experiências negativas com alguma das fabricantes que são referência na área.

Fato é que não existe uma forma de estar livre de problemas, pois qualquer produto e marca pode apresentar defeitos. O jeito é você trilhar seu próprio caminho com uma marca e, caso ela não atenda as suas expectativas, procurar por outra que o faça.

Você tem HD Externo de alguma das marcas citadas? Conte-nos sobre a sua experiência com o produto!


No Promobit você encontra promoções de HD e SSD e pode aproveitar as melhores ofertas da internet utilizando cupom de desconto das principais lojas — só as confiáveis — da área de informática. Você também pode aproveitar a plataforma para encontrar notebook barato