Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Como usar fones Bluetooth no Xbox One

Saiba quais fones Bluetooth funcionam no console da Microsoft e como usá-los.

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

25 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Jogar videogames sem fios pendurados é algo que já saboreamos desde o fim da era do PlayStation 2/Xbox, quando os controles originais deixaram de ter cabos e passaram a funcionar através de conexão Bluetooth. No entanto, foi a partir daí que as jogatinas online em grupo se popularizaram e os fios que antes estavam nos controles foram trocados pelos fios dos headsets que são necessários para nos comunicarmos com os companheiros de jogo.

Os controles dos consoles da geração atual, como os do Xbox One S, possuem entrada P2 para que conectemos nosso fone de ouvido e tenhamos uma experiência mais confortável, embora ainda com fio. Sabemos que há tecnologia para suportar também fones wireless, mas por que nem todos os modelos funcionam?

Explicaremos essa questão e mostraremos quais modelos de fones Bluetooth funcionam no Xbox One, Xbox One S e Xbox One X a seguir.

Por que nem todo fone Bluetooth funciona no Xbox One?

Se você tem um fone Bluetooth e qualquer variação do Xbox One já deve ter se perguntado por que não consegue conectar o headset ao console. Bom, essa é uma limitação do videogame em todas as suas versões.

O Xbox One original, modelo hoje conhecido como FAT, não possuía conexão Bluetooth, muito menos seu controle, o que obrigava o jogador a usar um fone de ouvido com conexão USB, ligado direto ao console, caso quisesse jogar com headsets.

Xbox One X e Xbox One S

Essa limitação foi resolvida pela Microsoft com o lançamento do Xbox One S, modelo branco e menor, cujo controle possui porta P2, possibilitando a conexão de fones de ouvido comuns direto no controle (assim como o DualShock 4 do rival PS4) e Bluetooth para conectar-se ao console ou a um PC.

Infelizmente, a conexão Bluetooth do Xbox One S e também do Xbox One X só funciona entre controle e PCs ou tablets com Windows 10, portanto, você não conseguirá conectar um fone Bluetooth ao console a não ser que ele seja feito exclusivamente para isso.

Como usar fone Bluetooth no Xbox One?

Não é possível conectar fones Bluetooth diretamente ao console, mas há alguns workarounds que podem possibilitar que você jogue utilizando um headset sem fio.

O mais fácil deles é conectar o seu headset diretamente à TV. É claro, será necessário que a sua TV tenha conexão Bluetooth para que isso funcione. Felizmente, algumas Smart TVs atuais, mesmo as que não são 4K, já vêm com tal recurso.

Após conectar seu fone à TV via Bluetooth você poderá ajustar o volume do jogo e do áudio da party (sala com outros jogadores) para que possa ouvir tanto os detalhes do game como as vozes de seus companheiros.

Alguns fones Bluetooth atuais também contam com microfone embutido, então você poderá falar com os demais jogadores sem problemas (caso isso não funcione, será necessário usar um microfone separado, conectado ao console).

video-games xbox one controle

Mas e se a minha TV não tem conexão Bluetooth? Bom, a opção é comprar um fone de ouvido licenciado.

Apesar de não suportar dongles como o PS4, o Xbox One pode se conectar com alguns headsets wireless feitos especialmente para ele. Esteja ciente de que os modelos compatíveis especificamente com o console da Microsoft não são facilmente encontrados no mercado.

Leia também:Como usar fones Bluetooth no PS4

Fones Bluetooth / Wireless que funcionam no Xbox One

Infelizmente o Xbox One não oferece tantas opções quanto o PlayStation 4 e se você quiser ter uma boa experiência com fones sem fio feitos especialmente para o console terá que desembolsar uma boa grana e optar por modelos que utilizam transmissor Bluetooth próprio.

Um dos modelos que oferecem suporte direto ao Xbox One (e um dos poucos disponíveis no Brasil) é o Razer Thresher Ultimate. Trata-se de um produto Premium, com som 7.1 Dolby Surround Sound, drivers de 50 mm, conchas revestidas por couro sintético e preenchidas com espuma que “memoriza” o formato da sua cabeça e orelhas.

Razer thresher ultimate

Thresher Ultimate ainda conta com microfone retrátil com captação unidirecional, conexão de até 12 metros e bateria que dura até 16 horas. A conexão com o console é feita através de uma base que acompanha o periférico e transmite o áudio entre ambos (ela também serve como suporte para quando o fone não está sendo usado).

O Astro A50 é outro fone wireless que funciona com um HUB (base). O design, tanto do fone quanto da base, é menos chamativo, e ainda temos som surround Dolby 7.1 para maior imersão e localização durante o jogo.

O periférico é bem confortável, ideal para jogatinas de várias horas, tem bateria que dura até 15 horas e um robusto app de configuração de áudio que permite ao usuário definir cada detalhe do som de acordo com sua preferência.

Astro A50

Infelizmente, o Astro A50 não é encontrado com facilidade no Brasil e considerando o valor cobrado por aqui seria mais fácil importá-lo e arcar com as taxas de importação.

O Turtle Beach Stealth 600, Astro A20, Turtle Beach Stealth 700Plantronics Rig 800LX são outros headsets sem fio que funcionam com Xbox One S ou Xbox One X e podem ser importados, caso você esteja disposto a investir o dinheiro e tempo necessários.

Caso queira comprar um headset Bluetooth e usá-lo com fio para jogar no Xbox One, certifique-se de que todas as funções do periférico funcionam através de conexão P2, incluindo áudio e microfone.


Sabemos que as opções são poucas. As que exitem, ou não são práticas ou não são acessíveis, mas podemos imaginar que é questão de tempo até que fones sem fio e outros periféricos ofereçam suporte para Xbox One num futuro próximo — o fato da Microsoft aceitar mouse e teclado na plataforma é um bom sinal.

Como você joga no seu Xbox One? Com fones de ouvido simples conectados ao controle, headset conectado direto no console ou não usa nenhum deles? Conte para a gente!

  • Conteúdo atualizado em 25/09