Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Como se proteger contra promoções falsas na Black Friday?

A data pode ser um grande pesadelo se você comprar em sites errados. Neste artigo, mostramos como se proteger contra promoções falsas na Black Friday

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

15 de nov de 2018

0 comentários

Compartilhe:

A Black Friday é a data certa para quem quer aproveitar promoções e adquirir produtos com muito desconto. Mas, o que parece uma grande oportunidade, pode se tornar um pesadelo se forem utilizados sites falsos ou mal intencionados durante o processo de compra. A fim de que isso não aconteça com você, neste artigo contamos como se proteger contra promoções falsas na Black Friday.

Veja a lista de sites suspeitos do Procon-SP

Recentemente, o Procon-SP divulgou uma lista de sites não confiáveis que ajuda os consumidores a não caírem em fraudes. Esses endereços foram selecionados porque já receberam reclamações anteriormente e não responderam ou não foram encontrados pelo órgão de defesa do consumidor, então antes de realizar qualquer compra e até mesmo antes de chegar a Black Friday, você pode consultá-la, para ficar informado sobre onde não comprar seus produtos desejados.

Verifique como a loja se comporta

Outra ação de segurança é verificar como a loja se comporta e atende os usuários fora do site principal. Entre nas redes sociais dela (se não existirem, desconfie) e repare em como é a interação com os outros consumidores: se há publicações recentes, se existem administradores que respondem os comentários com dúvidas de outros clientes, etc, porque isso reflete como é o feedback e a preocupação da marca com o pós-venda.

Além disso, entre no site do Reclame Aqui e veja quais são as principais reclamações recebidas pela loja e o mais importante, quantas delas foram resolvidas (não adianta muito fazer uma reclamação e não ser respondido).

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não use wi-fi compartilhado

Em conexões wifi compartilhadas, como as corporativas ou abertas, todos os computadores ou celulares ficam conectados juntos e são alimentados pelo mesmo roteador, mesmo que haja necessidade de uma senha ou login para acesso. Este roteador, por sua vez, não impede a conexão direta entre os dispositivos dos usuários, o que pode facilitar a ação de uma pessoa mal intencionada se ela quiser seu endereço IP para cruzar e acompanhar as informações da sua máquina.

Por isso, o ideal ao fazer compras nesta Black Friday é você utilizar sua rede doméstica e fazer compras na segurança da sua casa.

Deixe seu antivírus ligado

Durante todo o processo de compra, é recomendado deixar seu antivírus ligado (se você não tem, baixe um), para que ele detecte qualquer ação suspeita vinda do outro lado da tela (seja vírus, malwares, bolwares ou até mesmo arquivos maliciosos) e alerte você para que deixe o site imediatamente e corrija o problema.

Cheque se o site é seguro

Para a segurança do site e do usuário, e-commerces investem em certificados SSL que garantem que os dados disponibilizados pelos consumidores fiquem seguros. A identificação desses certificados se dá na letra “s” logo depois do HTTP do endereço. Também existe um cadeado verde ao lado da barra de endereço do navegador que mostra que o site que você entrou é confiável. Por isso, se a página que você entrou não tiver essas características, desconfie. O ideal nestes casos é não realizar a compra.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Cuidado com promoções de e-mail

Na Black Friday, o disparo de promoções falsas por e-mail com links que parecem ser de lojas confiáveis é muito comum. Neste momento, é muito importante estar atento com os phishings, armadilhas que podem convencer os usuários a fornecerem informações pessoais na hora da compra, como senhas e dados bancários. Para isso, preste muita atenção no endereço do link antes de clicar.

O Promobit te ajuda

O Promobit é garantia de compra segura. Além de utilizarmos a lista do Procon-SP como critério, também temos uma equipe de curadoria que analisa todas as ofertas antes de disponibilizá-las aos usuários. Assim, você só terá que se preocupar em escolher o produto e realizar o pagamento.


Agora que você já sabe como se proteger contra promoções falsas na Black Friday, aproveite os cupons de desconto  e ofertas do Promobit!