Promobit
Notícias

Bug da Samsung envia fotos sem autorização

Usuários têm relatado o envio de suas fotos diretamente de seus smartphones para seus contatos, sem autorização.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

5 de jul de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Mais uma bomba atingiu os donos de smartphones Samsung. Nos últimos dias, um número grande de usuários de celulares da marca coreana tem relatado que o aparelho fez o envio das suas fotos para seus contatos sem consentimento ou mesmo aviso do ocorrido. A Samsung se posicionou reconhecendo a existência do bug, mas não explicou claramente o que aconteceu e nem como pretende resolvê-lo.

Confira um resumo do que está acontecendo e como se proteger no nosso artigo.

Fotos Internet

Tudo começou no Reddit

Na semana passada, um usuário do Reddit criou um post no subtópico do Galaxy S9 para relatar que seu celular enviou toda a sua galeria de fotos pelo app de mensagens da Samsung para sua esposa, mas não houve registro da atividade no app de mensagens. No entanto, encontrou o registro no log da operadora T-Mobile (dos EUA). O post tinha intuito de descobrir se alguém conheceria o motivo.

Logo depois, outro usuário relatou no post que o mesmo aconteceu com o seu smartphone e o de sua esposa. Além disso, sugeriu que o motivo pode ter sido causado por uma atualização do Samsung SMS na Galaxy Store.

Samsung reconheceu o problema

Assim como acontece com boa parte dos assuntos que estouram no reddit, o caso do compartilhamento de fotos sem permissão se espalhou pela internet, com cada vez mais relatos apontando o problema.

Ao ser questionada pelo site Gizmodo, a Samsung enviou um comunicado afirmando que estão cientes da situação e que suas equipes de tecnologia estão trabalhando para averiguar o ocorrido. Comunicado na íntegra: “we are aware of the reports regarding this matter and our technical teams are looking into it. Concerned customers are encouraged to contact us directly at 1-800-SAMSUNG.”

O que sabemos até agora sobre o problema?

Ainda não temos informações oficiais ou uma resposta para a raiz do problema. A melhor teoria até agora é de que o compartilhamento foi causado por um bug entre o app de mensagens da Samsung e um update no RCS, que recentemente foi liberado para algumas operadoras nos EUA, como a T-Mobile. O RCS é um protocolo criado para substituir o SMS e traz novas funcionalidades e melhor desempenho no compartilhamento de arquivos.

O bug parece ter atingido apenas os smartphones da linha Galaxy, incluindo os topo de linha, S9, S9+ o Galaxy Note 8.

O que fazer para se proteger?

Até o momento, não tivemos acesso a relatos do problema ter ocorrido com usuários brasileiros, o que dá uma segurança e reforça a teoria do bug. Mas como prevenir é sempre melhor que remediar, a principal medida para aumentar a segurança é ir nas configurações do seu smartphone e remover a permissão do app de mensagens da Samsung de acessar as pastas de armazenamento.


Além de se informar sobre os últimos acontecimentos e novos lançamentos, no site do Promobit você encontra as melhores promoções e cupons de desconto para comprar sempre com o menor preço. Aproveite também o nosso app de descontos para ficar sabendo das ofertas de celulares e promoções de TV.