Banco do Brasil lança cartão sem anuidade
Ourocard Fácil tem anuidade isenta mediante gasto de valor mínimo e está disponível para não-correntistas.
O Banco do Brasil anunciou na última quinta-feira (14) o Ourocard Fácil. Trata-se de um cartão de crédito com anuidade isenta caso o cliente gaste pelo menos R$ 100. Disponível até para não correntista, ele conta com aplicativo próprio.
O novo cartão pode ser visto como uma iniciativa do BB de contra-atacar fintechs como o Nubank e Neon, que oferecem cartão de crédito sem anuidade e outras vantagens — como conta digital isenta de tarifas. No entanto, o funcionamento do Ourocard Fácil é semelhante ao do Santander Free.
Para ter isenção na anuidade, o cliente precisa gastar no mínimo R$ 100 todo mês na função crédito. Caso gaste menos que isso, terá de pagar anuidade de R$ 60, dividida em parcelas mensais.
O intuito do banco é ampliar a base de portadores, especialmente não-correntistas, através de modelo de negócio viável e totalmente digital. “O público-alvo do produto são consumidores que precisam de um cartão para atender às suas necessidades de crédito, não usam os benefícios de um programa de recompensas tradicional e não querem pagar anuidade”, disse o BB em comunicado.
O gerenciamento do Ourocard Fácil — e também de outros cartões do banco — pode ser feito pelo aplicativo Ourocard, disponível para Android e iOS. Através dele, é possível desbloquear o cartão, pagar a fatura, contestar compras, alterar a data de vencimento, antecipar parcelas, habilitar opção compras no exterior, pedir um cartão personalizado e realizar o pagamento de compras em lojas físicas através do NFC.
A requisição do cartão, que estará disponível a partir do próximo mês, poderá ser feita pelo aplicativo do Banco do Brasil, também disponível para Android e iOS. Será necessário apenas preencher um breve formulário e enviar uma foto do RG ou CNH.
O Ourocard Fácil não conta com programa de pontos, mas dá acesso à plataforma de benefícios da Ourocard que, entre outras coisas, oferece descontos e opções de parcelamento na compra de ingressos de shows patrocinados e prioridade na pré-venda.
O mercado de cartões de crédito livres de anuidade está cada vez mais movimentado. Recentemente o Neon Pagamentos lançou seu cartão, visando concorrer com Nubank, Digio e Inter. Varejistas como Submarino, Americanas e Shoptime também oferecem cartão de crédito sem anuidade.
Outras opções do segmento são o Digio, o Next (aposta do Bradesco), o Pag! e o Credicard Zero.
Com informações: Infomoney, Época Negócios