Promobit
Comparativos

As diferenças entre Galaxy Note 9 e Galaxy Note 8

Saiba quais são as diferenças entre o smartphone mais recente da Samsung e sua versão anterior!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

16 de ago de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Há menos de uma semana a Samsung anunciou o Galaxy Note 9, atualização da sua linha de flagships voltada ao público empresarial e aficionados por smartphones.

Temos o costume de comparar o modelo atual com o antecessor, para avaliar o custo-benefício e as vantagens que teremos em uma possível compra ou troca de celular, afinal, ninguém quer pagar mais pelo mesmo, certo?

Para ajudar nessa comparação, o Promobit listou as principais diferenças entre o Galaxy Note 9 e Galaxy Note 8. Confira a seguir as principais novidades do mais novo topo de linha da Samsung.

1. Bateria do Galaxy Note 9

Uma das principais novidades do Galaxy Note 9 é a bateria de 4.000 mAh, que garante autonomia de mais de um dia. É um avanço considerável em comparação com o Galaxy Note 8, cuja bateria tem capacidade de 3.300 mAh.

A bateria mais robusta obrigou a Samsung a diminuir alguns componentes para não ter que fazer muitas modificações no design do aparelho. Assim, o Galaxy Note 9 tem apenas 2 mm de espessura a mais que seu irmão mais velho (8.8 mm contra 8.6 mm).

Apesar dos avanços na capacidade, o Note 9 suporta a mesma tecnologia de carregamento rápido que o Note 8, Quick Charge 2.0. Isso significa que você ficará mais tempo preso a uma tomada caso queira recarregar a enorme bateria do novo smartphone por completo.

2. Nova S Pen

A S Pen é uma marca registrada da família Note que também foi atualizada na nova geração. O acessório suporta Bluetooth Low-Energy (BLE) e, com apenas um clique, é capaz de tirar selfies, apresentar slides, pausar e reproduzir vídeos, iniciar aplicativos e muito mais. Tudo em até 10 metros de distância do celular.

Nenhuma dessas funcionalidades está presente na S Pen anterior, o que faz da nova versão um grande diferencial que atende a novos públicos.

A nova S Pen tem 106 milímetros de comprimento, pesa 3.1 gramas, tem 4.096 níveis de sensibilidade à pressão e proteção IP68 contra água e poeira.

Galaxy Note 9 S Pen

3. Câmera inteligente com abertura variável

A câmera com abertura variável, que deu as caras no Galaxy S9, reapareceu no Note 9. Ela garante fotos com pouco ruído em ambientes escuros e também evita que as capturas fiquem superexpostas em ambientes bem iluminados.

A abertura do diafragma representa a quantidade de luz que chega ao sensor da câmera. Ela é medida em frações, portanto, quanto menor o número após o “F/”, maior a abertura e mais luz chega ao sensor. A abertura f/1.5 do Galaxy Note 9 garante que o sensor capte muita luz em ambientes pouco iluminados, mas pode superexpor fotos em ambientes muito iluminados. Para esses momentos foi incluída a segunda abertura f/2.4.

A câmera inteligente do smartphone é capaz de detectar a iluminação do local e aumentar ou diminuir a abertura automaticamente entre um padrão e outro. Caso queira, o usuário também pode configurar a abertura manualmente.

Galaxy Note 9 Câmera

A câmera principal do Galaxy Note 8 não tem abertura variável, mantendo-se fixa em f/1.7.

Ambos os aparelhos possuem ainda uma segunda câmera de 12 megapixels e abertura f/2.4 que proporciona zoom óptico de até 2x.

4. Imagem e som

Também houve evolução no display do Galaxy Note 9. Além de contar com 0.1 polegada extra no tamanho (6.4″ contra 6.3″ do Galaxy Note 8), as melhorias internas garantiram ao aparelho o título de melhor tela entre smartphones. A tela Super AMOLED do aparelho consegue ser melhor que a de seu antecessor e irá agradar a qualquer pessoa que preze pela qualidade de imagem.

Apesar de possuir tela levemente maior que a do Note 8, o Galaxy Note 9 é menor em altura. São 161.9 mm contra 162.5 mm do antecessor que provam que a Samsung foi capaz de diminuir ainda mais as bordas do modelo mais recente.

Galaxy Note 9 Cores

O sistema de som também foi atualizado na nova geração e o Galaxy Note 9 traz alto-falantes estéreo assinados pela AKG. Os speakers são os mesmos encontrados no Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, portanto podemos esperar que haja aumento real na qualidade sonora, uma vez que o Galaxy Note 8 não tem speakers estéreo.

Ambos os smartphones possuem conector 3.5 mm para fones de ouvido, microfone com cancelamento de ruído e suportam áudio 32-bit/384kHz.

5. Muito armazenamento

Outro chamariz do Galaxy Note 9 é o armazenamento interno. São duas versões disponíveis na pré-venda, uma com 128 GB de espaço interno e outra com impressionantes 512 GB! O Galaxy Note 8 veio ao Brasil apenas em versões de 64 GB e 128 GB.

Os dois suportam expansão do armazenamento através de cartão microSD de até 512GB. O cartão, em ambos os casos, ocupa o slot do segundo chip do aparelho.

6. Um computador de bolso

A versão brasileira do Galaxy Note 9 contará com processador Snapdragon 845, superior ao Exynos 8895 do Galaxy Note 8. Com isso, o modelo mais recente terá desempenho até 33% melhor, segundo a Samsung. Também houve upgrade na memória RAM, que chega em até 8 GB na versão de 512 GB de armazenamento — o Note 8 possui 6 GB em qualquer versão.

Além do desempenho extra que entrega, o Galaxy Note 9 ainda pode virar um computador de bolso graças ao Samsung DeX. Basta conectá-lo a um monitor através de um adaptador HDMI e utilizar o smartphone como uma segunda tela para fazer anotações e abrir outras janelas, ou como trackpad para navegar entre janelas e abas e mover arquivos e aplicativos.

Samsung DeX Note 9

7. Sistema de resfriamento atualizado

O Galaxy Note 9 conta com sistema Water Carbon Cooling que permite que o celular funcione fluidamente durante o uso pesado. A Samsung explica como o resfriamento é feito e a diferença para o modelo anterior.

“O sistema de resfriamento da Samsung neutraliza o aquecimento com um tubo de calor, ou “dissipador térmico”, que garante que o processador funcione em níveis ideais. O sistema utiliza mudanças nas fases da água para irradiar o calor eficientemente.

Primeiro, uma estrutura porosa cheia de água absorve o calor, depois a água é transformada em vapor e movida pelos tubos. O vapor então começa a esfriar e volta a virar água, e o processo começa novamente, dissipando mais calor a cada ciclo subsequente. Além disso, um material de fibra de carbono aprimorado transfere o calor do processador para o dissipador térmico com eficiência 3,5 vezes maior, comparado ao Galaxy Note8, impulsionando a condutividade térmica e ajudando a evitar superaquecimento.”

Além de proporcionar resfriamento mais eficiente do que seu antecessor, a missão do novo sistema é também garantir que o aparelho não sobreaqueça e que não haja risco de explosão — as explosões foram o principal motivo por trás do fiasco do Galaxy Note 7, que sequer chegou ao Brasil.

Galaxy Note 9 modelos

Essas são as diferenças entre o Galaxy Note 9 e Galaxy Note 8. Embora semelhantes, há várias novidades no novo aparelho que com certeza farão dele uma opção atraente a usuários que procuram um modelo potente e que ofereça funcionalidades úteis em diversas ocasiões — principalmente no meio corporativo.

O Galaxy Note 9 está em período de “pré-registro” entre os dias 9 e 29 de agosto. O preço das duas versões deverá ser revelado após esse período. Adicione o smartphone em sua lista de desejos e acompanhe as futuras promoções.

Um Galaxy Note não é indicado para todo mundo. Se você está procurando um celular barato em promoção, não deixe de navegar pelo Promobit e fazer a sua lista de desejos, principalmente se está esperando pela Black Friday. Aqui você pode definir quanto está disposto a pagar pelo celular e tirar suas dúvidas com nossa comunidade!