Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Notícias

Anatel exige homologação de eletrônicos importados para entrada no Brasil

Medida da agência visa garantir que tais produtos estejam aptos a funcionar conforme as normas de segurança no país

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

27 de out de 2018

0 comentários

Compartilhe:

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que produtos emissores de radiofrequência (smartphones, tablets, drones, roteadores etc) precisam passar por homologação para entrar no Brasil. Isso significa que os aparelhos estão sendo retidos pelos Correios.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para que a homologação seja feita, os clientes precisarão arcar com uma taxa de R$ 200,00, valor cobrado pela Agência e que não exclui outros tributos de importação da Receita Federal e  taxas postais, sob jurisdição dos Correios. A medida atinge todos os equipamentos a caminho do Brasil, mesmo que tenham sido adquiridos anteriormente.

A regra da Anatel visa certificar que tais produtos estejam aptos a funcionar pelo país de acordo com as normas de segurança. Se eles não forem aprovados no processo, podem ser devolvidos à origem ou destruídos segundo critérios da Agência. A exceção são aparelhos que já possuem homologação oficial no Brasil, como produtos da Apple, Samsung e outros. A Anatel afirmou que uma vez autorizada a homologação pelo responsável pela importação, a certificação acontece dentro de 10 dias.


Além de informação, no Promobit você conta com os melhores cupons de desconto e ofertas. Aproveite para comprar aquele produto desejado durante a Black Friday!