Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

5 destinos tranquilos para passar o Carnaval 2019

Listamos cinco lugares nacionais para você que gosta de viajar, mas prefere passar o Carnaval longe do agito e da folia.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

14 de fev de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Gosta do Carnaval, mas sem a agitação da folia e dos bloquinhos de rua? Este artigo é para você. Listamos cinco lugares nacionais e tranquilos para aproveitar esses dias de descanso, com direito a muito contato com a natureza e ótimas experiências gastronômicas. Nossa seleção é para todos os gostos: pode ser considerada para quem gosta de viajar sozinho, com amigos ou com a família.

Leia também:Como escolher a melhor mala de viagem?

Campos do Jordão – SP

campos-jordao

Apesar de organizar algumas marchinhas e desfiles em Capivari, Campos do Jordão não tem uma folia badalada, então é um ótimo destino para quem procura tranquilidade, ainda mais porque a alta temporada do local é o inverno (mas, saiba que, mesmo no Carnaval, a temperatura da cidade é bem mais baixa do que a de São Paulo – Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil).

Lá, você pode visitar o Parque Capivari e andar de pedalinho, além de apreciar a beleza do local e, depois, pegar um teleférico (o primeiro construído no Brasil) que vai direto ao Morro do Elefante, para ter uma vista aérea da região. Se você gosta de fazer compras, também é possível dar uma olhada nas lojinhas do entorno. Quando chegar lá em cima, não deixe de visitar o Parque dos Elefantes, que expõe estátuas de fibras de vidro do animal e outros, como mamutes.

Outra opção turística de Campos do Jordão é o Horto Florestal, também conhecido como Parque Estadual de Campos do Jordão, um ótimo lugar para passar o dia com a família ou amigos, caminhar, fazer piqueniques e apreciar a vista. Se você gosta mesmo de flores e plantas, também pode passar pelo parque Amantikir, que possui diversos jardins com as mais diversas espécies de vegetação, cada um inspirado em um país diferente. O local abriga um mirante que oferece uma vista muito bonita de toda a região.

Serra Verde Imperial – RJ

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Serra Verde Imperial é o nome da rota que integra as cidades de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. Ideal para quem gosta de montanhas e belezas naturais, a região apresenta ótima cultura gastronômica e histórica e cada cidade tem sua particularidade.

Teresópolis tem um complexo cervejeiro chamado Vila St. Gallen, então já fica clara a sua especialidade. Parecida com uma vila germânica, possui construções delicadas e muito bonitas. No local, além de tomar as mais variadas cervejas e conseguir harmonizá-las de diferentes formas, você também consegue provar um pouco da culinária alemã e italiana, além de curtir o ambiente em família ou mesmo a dois.

Em Petrópolis, o legal é aproveitar a parte histórica, pois é lá que fica o Museu Imperial (com um acervo riquíssimo da família imperial), a Catedral São Pedro de Alcântara (onde estão enterrados Dom Pedro II, a Princesa Isabel e a imperatriz Tereza Cristina), a Casa de Santos Dumont e o Palácio de Cristal (inaugurado em 1884 e inspirado no Palácio de Cristal de Londres e no Palácio de Cristal do Porto, era para ser um local onde a Princesa Isabel pudesse cultivar suas hortaliças). Também é possível visitar o museu da cerveja Bohemia e fazer degustação de produtos. Agora se sua paixão é compras, vale a pena passar na Rua Teresa. Lá estão à venda roupas para todas as idades e peças decorativas, algumas à preço de fábrica.

Em Nova Friburgo, a palavra é aventura. Lá você pode fazer rafting, alpinismo, mountain bike e trilhas. Na hora de relaxar, pode se deliciar comendo fondues e reclattes (este último, queijo derretido servido com batatas, cebolas, picles e páprica) juntamente com vinho. Na cidade, o local certo para comprar lembrancinhas é a Janela das Andorinhas, um centro de artesanatos e produtos naturais.

Como o nome sugere, Cachoeiras de Macacu é o lugar certo para quem gosta de banhos de água doce e natureza, por meio de rios e cachoeiras da região. A diversão também fica por conta da possibilidade de fazer boia-cross e de visitas à ducha natural do Poço da Samambaia e ao Tanque Grande, um poço natural circundado de vegetação.

Por último, mas não menos importante, ainda temos Guapimrim na rota Serra Verde Imperial. Se você for pra lá, é quase obrigatório que visite o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abriga parte remanescente da Mata Atlântica original (trecho da Serra do Mar). Lá dentro, você também pode conhecer diversos poços naturais.

Outra indicação é dar uma parada próximo à montanha Dedo de Deus, um dos cartões postais do local. A formação rochosa tem um formato que aponta para cima, imitando realmente uma mão, cujo dedo indicador aponta para o céu.

Penedo – RJ

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Penedo é um bairro de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira. O local surgiu a partir da imigração de finlandeses e carrega até hoje características desse povo e dessa cultura, seja por meio da gastronomia ou das construções (em madeira e cercadas por jardins floridos).

A recomendação para quem visita o local é se deliciar com os sorvetes artesanais finlandeses e doces caseiros, além de visitar o Parque Nacional do Itatiaia. Lá, é possível vislumbrar diversas cachoeiras e fazer trilhas, assim como dar uma olhada no Museu da Fauna e da Flora, que fica dentro da reserva. Para quem desejar ainda mais tranquilidade, é  possível se hospedar no próprio parque. Outra opção é visitar a Cachoeira de Deus, pequena e de fácil acesso (trilha curta para chegar ao local), ótima para tomar um banho de água gelada logo pela manhã.

São Roque – MG

Sao-roque

Se a sua tranquilidade no Carnaval é sinônimo de natureza, ótima gastronomia e vinho, você não pode deixar de visitar São Roque de Minas. É lá que se localiza o Parque Nacional da Serra da Canastra, berço da nascente histórica do rio São Francisco e da parte alta da cachoeira Casca D’Anta, que atinge 186 metros de queda livre.

A visita ao Parque Nacional, para ser bem aproveitada, deve ser feita em um dia inteiro. Assim, dá para explorar bem toda a flora e fauna do local, que abriga inclusive espécies ameaçadas de extinção. Para saber quais são os pontos de visitação, que podem ser conhecidos de carro ou jipe, basta seguir as placas dentro do local.

Outro diferencial de São Roque de Minas é o queijo canastra, produzido exclusivamente na Serra da Canastra (a venda dele é feita somente na própria região e, se você tiver sorte, poderá pegar os processos de produção da iguaria, que, de tão importante, é considerada Patrimônio Cultural Imaterial e certificada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI). Nada como apreciar essa especialidade de Minas com um bom vinho.

Curitiba – PR

Curitiba

Uma das atrações de Curitiba para quem busca tranquilidade é o Parque Barigui. Ele tem 1,4 milhão de metros quadrados e abriga um lago de  230 mil metros quadrados, ideal para quem procura desviar os pensamentos da agitação da cidade e do Carnaval. No parque, é possível observar alguns animais, como aves e capivaras, além de fazer trilhas, caminhada e praticar vôlei ou futebol de areia. Lá dentro também existem lanchonetes para quem quiser fazer uma parada e comer um lanchinho ao longo do dia.

Ainda no estilo de áreas com muito verde, mas dessa vez acrescentando flores, outro lugar interessante em Curitiba e um dos cartões postais da cidade é o Jardim Botânico. Além da área externa, é possível visitar um lago e uma estufa, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, destruído por um incêndio em 1936, com outras espécies.

Outra parada interessante em Curitiba é o Museu Oscar Niemeyer. A própria estrutura dele é uma obra de arte a parte, mas ao todo, existem aproximadamente 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design no local. Com um espaço de cerca de 35 mil metros quadrados (sendo que, destes, 17 mil são áreas de exposição), é considerado o maior museu de arte da América Latina.


Ajude-nos a completar essa lista! Que outros lugares tranquilos você recomenda para passar o Carnaval? Aproveite para dar uma olhada nas nossas promoções de passagens aéreas e ofertas de passagem de ônibus.